De maneira geral, coaching é definido como o processo de equipar indivíduos com ferramentas, conhecimento e oportunidade que eles precisam para se desenvolver e se tornarem mais efetivos.
Mais especificamente, o Coaching Executivo é um processo personalizado e centrado no profissional. Envolve aprendizado e ação, com uma abordagem “on the job”, focando nos desafios da vida real e alinhado com o ambiente corporativo que enfatiza o autodesenvolvimento constante.
O coaching executivo representa uma oportunidade para o profissional compreender profundamente aspectos específicos da organização em que está inserido e seus imperativos. Este entendimento inclui a consciência sobre seu próprio descontentamento, oportunidades ainda não mapeadas e as próprias fortalezas do executivo.
Esta oportunidade que o profissional recebe em um projeto de Coaching Executivo para se ter consciência de seus pontos cegos e para compreender como se é percebido por outros no contexto organizacional é de vital importância para efetividade gerencial e de liderança.
Uma das principais ferramentas de desenvolvimento de lideranças, o Coaching Executivo tem como principais benefícios o alinhamento do comportamento dos líderes ao desempenho organizacional desejado, apoiando assim a obtenção de melhores resultados operacionais. Em última instância, o propósito do Coaching Executivo é acelerar a mudança comportamental do coachee através da auto consciência e aprendizado, contribuindo assim para seu próprio sucesso e o da organização.
O sucesso de um programa de coaching executivo pode ser capturado observando-se uma série de fatores tangíveis e intangíveis. Segundo estudo realizado em 2010 pela empresa de coaching executivo Manchester Inc com 100 de seus maiores clientes, as empresas que forneceram projetos de coaching executivo a seus profissionais conseguiram melhorias em produtividade, qualidade, força organizacional, serviços aos clientes e valor ao acionista. O investimento em coaching teve ROI médio de 6X o valor do investimento.
Além disso, o sucesso individual do executivo pode ser capturado observando-se uma série de fatores, como por exemplo a ampliação das habilidades gerencial e de relacionamento interpessoal, maior habilidade para resolver problemas, maior confiança e adaptabilidade a mudanças, melhores relacionamentos, melhor balanço entre vida pessoal e trabalho, níveis de stress reduzidos e algo extremamente importante em processos de retenção de talentos: o Coaching Executivo amplia a satisfação com o trabalho.
Para contratar um projeto de Coaching Executivo de maneira assertiva e eficaz para sua empresa considere estas 3 dicas fundamentais: 1. Entenda o valor esperado pela liderança sênior da empresa com um processo como este para a definição clara de objetivos para cada um dos participantes; 2. Documente os principais aprendizados com o coaching e 3. Compreenda como seu staff aplicou o que aprendeu com o coaching para criação de valor para o negócio.
Por Luciano Paiva*
*Luciano Paiva é PCC formado pelo Instituto Ecosocial e afiliado ao ICF. Possui 20 anos de experiência corporativa em marketing, com formação em Propaganda e Marketing pela ESPM, pós-graduação em Administração pela FGV e mestrado em estratégia pelo INSPER. Com extensões em psicanálise pelo Instituto Sedes e técnicas sistêmicas, Luciano atua com Aconselhamento e Coaching de Carreira/Executivo pela Digitalents se dedicando a inspirar pessoas a entender o sentido em suas atividades diárias e aplica-lo em sua vida pessoal e profissional.