O Que Buscar Em Uma Consultoria De Marketing Digital

O que buscar em uma Consultoria de Marketing Digital?

Quando você decide investir em marketing digital e não tem o know how necessário dentro da sua empresa não é preciso entrar em pânico. A melhor alternativa é buscar uma consultoria de marketing digital para auxiliar no planejamento e implementação desta nova estratégia mercadológica. Mas o que buscar na consultoria de marketing digital ideal? Se você também já se fez essa pergunta, é hora de descobrir a resposta!

Orientação

O papel da consultoria não é operacionalizar suas ações de marketing digital, mas sim ensinar sua equipe e os gestores a fazerem sozinhos. Neste sentido, o consultor entra como um orientador, que vai mostrar os caminhos a serem seguidos, capacitar as pessoas para agirem sozinhas e auxiliar na medição dos resultados.

Definição de objetivos

A primeira coisa que a consultoria de marketing digital deve fazer é auxiliá-lo no estabelecimento dos objetivos das suas estratégias de marketing digital. Posicionamento da marca na internet, incremento das vendas, geração de leads são alguns dos objetivos que uma empresa pode buscar com o marketing digital.

Segmentação de público

A consultoria de marketing digital também deverá ensinar a sua empresa a segmentar os públicos para que as estratégias de marketing digital sejam mais eficazes e tragam melhores resultados. A criação de buyer personas é uma prática bastante comum e vai auxiliar na identificação do perfil dos seus consumidores.

Definição de estratégias

Como alcançar os objetivos estabelecidos? A consultoria dará opções de caminhos a serem percorridos, orientando sempre no sentido de conscientizar sua equipe em como atuar estrategicamente.

Definição de canais

Quais canais serão utilizados para colocar sua estratégia de marketing digital em ação? É papel da consultoria indicar os melhores canais para os objetivos estabelecidos, contudo, uma pesquisa profunda a respeito do seu público e seu comportamento de consumo é essencial para que as estratégias colocadas em prática e os canais sejam os ideais.

Análise de mercado

A análise de mercado também faz parte da consultoria de marketing digital, uma vez que orienta a como realizá-la. A análise em si deve ser feita por sua equipe, que descobrirá muitas coisas novas a respeito da sua própria empresa.

Mensuração de resultados

A última ação da consultoria de marketing digital é capacitar sua equipe para mensurar os resultados de todas as ações implementadas, buscando ajustar o que pode ser melhorado e mudar o que não deu certo.

Ao contratar uma consultoria de marketing digital, você está colocando sua empresa no caminho certo, para então andar com as próprias pernas. Um bom consultor de marketing digital pode lhe indicar agências e profissionais com know how para desenvolverem um trabalho de longo prazo com a sua empresa, mas nunca operacionalizar as estratégias que ajuda a construir.

Agora que você sabe quais as características que são importantes na hora de buscar uma consultoria de marketing digital, não perca mais tempo e otimize o seu negócio! Investir em uma empresa especializada poupará tempo e trabalho.

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita um profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL