Não existe e-commerce sem marketing digital

Já reparou que nunca se falou tanto em e-commerce como nos dias de hoje? Neste artigo você vai entender que o marketing digital é fundamental nessa equação. Não existe e-commerce sem marketing digital.

Nos anos da pandemia, todos os recordes de vendas, acessos e faturamento foram batidos. O período que segue também é relevante, com tendência de crescimentos.

Estivemos presentes em um evento de grande relevância, o Fórum E-Commerce Brasil, que reuniu milhares de pessoas em palestras e discussões relacionadas às grandes expectativas desse setor, em São Paulo. Para se ter uma ideia, o varejo digital faturou, em apenas um mês de 2023, mais de R$ 235 milhões, de acordo com levantamento NuvemShop.

Isso mostra o potencial desse segmento e motiva esse texto. O Blog da Digitalents vai entrar nessa discussão e apontar, de forma detalhada, com boas práticas e um guia de implementação, os caminhos que ligam o marketing digital ao e-commerce – e mostrar como um assunto não pode viver (ou seria, sobreviver?) sem a existência do outro.


Marketing Digital para e-commerce

No contexto do comércio virtual, é possível afirmar que o Marketing Digital passa a fazer parte do conjunto de estratégias para amplificar, otimizar e dar inteligência ao alcance do e-commerce. Além de chegar a um público maior, numericamente falando, essa ferramenta consegue oferecer eficiência nessa entrega, ligando a loja a potenciais clientes – e não apenas a usuários que podem descartar a informação assim que a recebem.

Quer um exemplo prático? Do que adiante oferecer de forma intensa produtos específicos para pets a pessoas que não têm animais de estimação?

 Um de nossos pilares iniciais está ligado na completa compreensão do público. Uma vez que se entenda o produto é as pessoas a quem são destinadas, seus hábitos, suas preferências, localização, faixa etária etc., fica mais fácil obter sucesso nas interações.

Mas essa é uma longa jornada.


Benefícios de usar Marketing Digital na loja virtual

Nada melhor para entender os impactos do uso dessas técnicas do que usar exemplos práticos dessa operação.

Nosso time reuniu alguns pontos que consideramos fundamentais para a operação do e-commerce e que, com Marketing Digital, passam a ser amplificados e otimizados. Seu negócio será muito beneficiado com essas propostas!


Presença no digital

Sua empresa precisa ter uma presença online que chame a atenção. Acredito, isso vai além de ter um perfil no Instagram e um site. É preciso ter qualidade nesses recursos e, ainda, usar de ferramentas e estratégias que elevem sua marca para os públicos de interesse. E isso é possível com o Marketing Digital. Quer saber como? Fale com nossos especialistas.


Segmentação de audiência e personalização da mensagem

Como sua empresa direciona as mensagens: a comunicação é feita, da mesma maneira, para todos os seus seguidores e clientes cadastrados? Entenda que é possível separar esses contatos de diversas maneiras, sendo possível, assim, entregar comunicações para um público-alvo mais adequado ao que oferece.

Isso significa que o anúncio na rede social, mensagem de WhatsApp ou e-mail marketing vai atingir pessoas que estão mais propensas a se interessar por sua abordagem. E isso vai refletir diretamente nos seus resultados, acredite.


Jornada de compra

Esse tipo de enriquecimento na segmentação e relação com o cliente traz, também, outra vantagem. A de segmentar cada etapa da jornada de compra. Isso significa visualizar cada fase do funil de vendas e, assim, oferecer recursos e soluções em Marketing Digital específicas para cada fase dessa relação.


Fidelização

Além de todas as possibilidades oferecidas para a conversão do cliente, ou seja, a realização de vendas, existe ainda uma outra vantagem – a de fidelizar esse consumidor. Isso acontece por uma junção de fatores, como a identificação das etapas da jornada de compra, possibilitando que se estabeleça um canal muito rico com a clientela. Isso permite um pós-venda poderoso, solução de eventuais problemas e oferecimento de outros produtos semelhantes quando das promoções etc.


Como usar o Marketing Digital no seu e-commerce

A Digitalents é uma agência com expertise no diagnóstico e aplicação de estratégias completas de Marketing Digital para clientes dos mais diversos perfis. Conheça um pouco mais do nosso portfólio aqui.

Abaixo estão alguns dos diversos recursos que podem ser aplicados para aumentar suas vendas no e-commerce.


SEO

As regras de Search Engine Optimization (SEO) são essenciais para que os textos do seu e-commerce estejam bem posicionados nos principais mecanismos de busca existentes. Aqui estamos falando de elementos como descritivos, títulos, entre outros. Um ponto importante sobre o SEO: com o uso dos parâmetros certos, essa é uma estratégia gratuita e de ganhos duradouros – estar nas primeiras posições representa um número exponencial de acessos.


Marketing de Conteúdo

O chamado Content Marketing é uma ferramenta extremamente eficaz, que possibilita uma grande absorção de possíveis clientes e, ainda, estabelece sua marca como autoridade no assunto onde está inserida. Através dos conteúdos ricos, como e-books, artigos de blog, pesquisas, infográficos, podcasts, vídeos, documentários, revistas, entre muitos outros, sua loja ou produto é divulgado de forma sólida.


Anúncios pagos

Enquanto o SEO estabelece uma estrutura ao conteúdo que permite a indexação nas primeiras posições da busca, os anúncios pagos (Ads) oferecem o anúncio de sua loja ou produtos em vitrines do público que você desejar. Essa é uma ação paga e direcionada, geralmente, por um profissional de gestão de tráfego.

Esses anúncios pagos encontram um grande número de possibilidades nos dias de hoje, em plataformas como o Google (Google Ads), Instagram, Facebook, LinkedIn, YouTube, Tik Tok, entre outros canais possíveis.


E-mail marketing

Acredite: é impressionante o potencial de conversão e o alcance de uma boa lista de e-mails. Trabalhar o e-mail marketing com o assunto chamativo, o conteúdo certeiro e um Call To Action (CTA) potente, com a chamada para ação ideal, gera resultados surpreendentes.


Faça parte dessa jornada

Quer sua loja virtual com o destaque ela merece, com resultados em vendas e números de engajamento para fazer bombar o seu negócio?

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