Tomar a decisão de investir em marketing digital através das mídias sociais ainda é difícil para muitas empresas. Isso porque o assunto gera dúvidas para empreendedores dos mais diversos segmentos. Contratar um serviço de consultoria é uma forma de responder os questionamentos sobre quais estratégias utilizar, assim como de definir o novo modo de pensar e agir da empresa.
Empresários que não são do ramo do marketing perguntam-se, por exemplo, como funciona exatamente o mundo digital e se o investimento em marketing nas mídias sociais traz resultados positivos.
Por que investir em marketing digital?
A internet é o veículo de comunicação com maior ascensão de audiência na atualidade. Cabe lembrar que, somada a tal realidade, as facilidades virtuais permitem que o cliente seja a cada dia mais exigente, buscando informações sobre produtos e serviços de forma bastante minuciosa.
O consumidor moderno pesquisa e recebe informações sobre marcas das mais diversas maneiras. A globalização e a internet fizeram com que a propaganda direta passasse a ser apenas mais uma forma de promover produtos, sendo muitas vezes considerada invasiva pelo seu público-alvo.
As redes sociais possibilitam um novo tipo de relacionamento com o consumidor contemporâneo. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e blogs e redes sociais com soluções interativas permitem que as empresas mantenham contato 24 horas com seus clientes potenciais, estreitando relações e gerando fidelidade difíceis de se alcançar no mundo competitivo atual.
Consultoria e resultados
O mundo digital é extremamente complexo e mesmo que todas as estatísticas apontem para bons resultados a partir do investimento nas mídias sociais, muitos empresários ainda permanecer com a dúvida sobre a efetividade desse tipo de estratégia para as suas marcas.
A consultoria em marketing digital existe para indicar os caminhos estratégicos a serem trilhados pelas empresas. O consultor especializado em redes sociais estuda a empresa e define ações ideais para divulgar produtos, serviços, conquistar clientes e manter relacionamento direto apropriado com o público-alvo nas mídias sociais.
Os resultados positivos aparecem a partir da execução indicada pelo consultor, agência ou especialista na área. Nesse ponto, destaca-se que a função do empreendedor é preocupar-se em alcançar o sucesso nos seus negócios através das mídias sociais e não entender sobre as mídias em si. Por isso, contratar um consultor ou empresa para realizar serviços nas redes sociais aumenta as chances de resultados positivos.
Como obter resultados com mídias sociais
As redes sociais têm muita importância nas estratégias de marketing digital. Conheça cinco ações a serem colocadas em prática para que sua empresa alcance sucesso nas mídias digitais:
1. Tenha um olhar competitivo
Manter perfis corporativos em canais como Facebook, Instagram, blog e outras mídias sociais requer uma postura corporativa. Estar atento aos perfis dos concorrentes, por exemplo, é uma maneira de conseguir desenvolver vantagem competitiva, seja postando conteúdos mais interessantes ou adotando formas mais agradáveis e atraentes de relacionamento com os consumidores.
2. Converta seus fãs e seguidores
Investir em marketing nas redes sociais significa conseguir um retorno real a partir de um relacionamento virtual. O planejamento e estratégias definidas para as plataformas virtuais devem ser pensados e executados de forma que convertam os fãs e seguidores das redes sociais em consumidores do seus produtos e serviços, pois o “relacionamento” bem construído nas redes pode sim virar negócios.
3. Invista em consultoria
A empresa especializada em consultoria de marketing ajuda marcas se fortalecerem no mercado através também das redes sociais. O bom consultor consegue associar seu olhar amplo e estratégico sobre as informações que a empresa fornece às possibilidades de marketing oferecidas pelas mídias digitais.
O diálogo frequente do consultor com a empresa é fundamental para desenvolver estratégias assertivas para a marca, as quais vão ao encontro dos interesses da organização. O custo do investimento em consultoria de marketing digital, assim como dos próprios serviços para gerenciamento de redes sociais, é menor e mais viável, se comparado ao do marketing tradicional.
4. Adeque-se à plataforma
O mundo virtual apresenta muitas possibilidades de redes sociais e cada uma delas tem uma característica e um público peculiares. O posicionamento adequado da empresa nas diferentes mídias influencia de maneira direta no alcance do sucesso nas ações de marketing.
5. Seja autoridade no assunto
Estar presente nas redes sociais sem objetivos definidos não fará com que sua empresa ganhe destaque diante da concorrência. Trabalhar o conteúdo e a frequência de postagens de modo que gere interesse no seu público-alvo é o que fará a diferença.
A fidelização dos seguidores, bem como sua conversão a cliente real, acontece de forma gradativa nas redes, em horários diferentes e com postagens que apresentam conteúdos ricos.
Obter resultados positivos a partir do investimento em redes sociais demanda tempo, muito trabalho e, principalmente, estratégias bem definidas. Como você tem cuidado do marketing da sua empresa? Investir em profissionais especializados pode ser o começo de uma trajetória decisiva ao alcance de seus maiores objetivos.
Sucesso!