Instagram marketing: como melhorar o engajamento

Instagram marketing: como melhorar o engajamento

As redes sociais ganharam um protagonismo imenso no universo de divulgação e interação com o público. Por isso, cada vez mais o engajamento é se torna importante como uma ferramenta de estratégia de marketing digital. No Instagram, é preciso adotar diversas estratégias para gerar um conteúdo relevante e criar uma conexão com seu público, caso contrário, as curtidas e os comentários não irão gerar o resultado esperado.

A seguir, listamos dez dicas de como melhorar o engajamento na rede e atrair leads.

1. Identidade
Para começar, o mais importante é pensar na identidade visual da sua rede. A página deve ter uma comunicação coerente com a sua proposta e, para isso, você deve investir em uma foto que chame a atenção do seu público e seja de fácil assimilação. A descrição da bio também é necessária. Seja breve, evite espalhar emoticons nas frases (isso pode deixar um visual poluído) e seja específico na sua proposta.

2. Conteúdo
Para gerar engajamento e despertar a atenção do seu público, é necessário usar algumas estratégias que vão aproximar a sua marca daqueles que estão passando pelo feed do Instagram. Há inúmeras maneiras de fazer isso. Defina o que você irá postar e com qual frequência pretende fazer isso. Invista em conteúdos de qualidade, com informações necessárias e uma boa imagem que vai despertar a atenção do público. É possível criar um conteúdo mais completo com o sistema carrossel, onde dá para agrupar imagens em uma única publicação sem tornar cansativo.

3. Legenda
É ela que vai atrair a atenção do seu seguidor, por isso, trate de ser criativo. Uma boa frase pode despertar o interesse por aquele assunto. Aproveite o espaço para contar pequenas histórias, fazer correlações com a imagem ou explicar algum assunto. Ela será a extensão da sua publicação. Nada de ocupar esse espaço tão valioso com dezenas de hashtags ou emoticons que não condizem com a identidade visual da sua marca. Seguir um padrão é fundamental.

4. Frequência
Não existe um padrão de qual é a frequência certa para fazer posts no Instagram. O ideal é que isso seja feito diariamente para que o público sempre esteja atento a sua marca e ao conteúdo que você está gerando. Apenas tome cuidado com o excesso de postagens sem uma mensagem específica ou um conteúdo interessante. Postar apenas por postar pode não favorecer o negócio e cansar seu seguidor. Fique de olho no engajamento das suas publicações, a partir daí, defina um padrão. O Instagram dispõe de ferramentas que você poderá acompanhar várias informações sobre a interação do seu público com as postagens. Defina um calendário de posts separando por conteúdo e facilitando a organização.

5. Vídeos
Trabalhar com esse tipo de mídia é excelente e você pode usar com uma certa frequência combinando com as outras publicações. Vídeo com áudio pode criar uma conexão bem mais forte com seu público, por isso, aposte em materiais de relevância na hora de contar as histórias ou postar algum case de sucesso. Aposte nas legendas dos vídeos como uma maneira de prender a atenção do usuário.

6. Interação
De nada adiantaria todas essas dicas se o seu seguidor não interagir com sua página e vice-versa. A criação do conteúdo passando pela definição do padrão tem o objetivo de chamar a atenção do público e criar uma conexão. Por isso, estimule seus seguidores a interagirem com a página, marcar outras pessoas, comentar, etc. Peça que comentem determinada publicação e faça perguntas, por exemplo. Mas não é apenas o seguidor que deve interagir com a marca. Você também precisa participar, todo mundo gosta de ser respondido. Dedique um tempo para curtir, comentar e responder dúvidas. Nada é pior que você atrair o público para sua marca, abrir um canal de comunicação, mas deixar o seguidor no vácuo. Preste atenção nisso.

7. Stories
É uma excelente ferramenta para você anunciar uma promoção, fazer enquetes, publicar vídeos curtos, postar dicas ou tutoriais e assim por diante. O recurso é utilizado cada vez mais pelos usuários do Instagram.
Só evite encher os stories com dezenas de publicações e vídeos, isso irá cansar seu seguidor e ele irá pular sem continuar acompanhando seu material. Seja moderado com conteúdos relevantes do seu negócio.

8. Lives
Aproveite as transmissões ao vivo para se conectar ainda mais. A interação em tempo real tem um grande poder de atrair os seguidores, sem contar, que o Instagram notifica seu seguidor toda vez que você inicia uma transmissão.

9 . Anúncios
É outra grande possibilidade de aumentar o engajamento na ferramenta a custos acessíveis. A sua publicação irá aparecer entre tantos outros conteúdos alcançando muitas pessoas e, obrigatoriamente, os usuários irão se deparar com aquilo, poderão curtir e seguir sua página caso tenha se interessado pelo conteúdo.

10. Monitoramento

As estratégias são fundamentais para você aumentar o engajamento e conquistar leads para o seu negócio. São pequenas atitudes que, segundo os especialistas, farão a diferença no dia a dia da sua rede, além de entregar um conteúdo mais assertivo para o seu público. Porém, é preciso ficar atento as métricas, acompanhar as reações as publicações, interações, etc. Existem ferramentas que auxiliam nesse acompanhamento. Fique atento e desenvolva sua estratégia conforme for os resultados.

E se você deseja se aprofundar mais você não pode perder o curso INSTAGRAM MARKETING TRENDS 2021, que está com inscrições abertas. As aulas tem início no próximo dia 09 e vão até o dia 13/11 A estrategista em redes sociais, Alline Jajah estará no comando das aulas junto com a Coordenadora Sandra Turchi, especialista em Marketing Digital. Vai perder?

As aulas serão ao vivo, com ensinamentos na práticas, inscreva aqui! 

Comentários