Marketing preditivo para remodelar a estrutura dos negócios digitalents

Marketing preditivo para remodelar a estrutura dos negócios

A tecnologia está imprimindo uma nova rotina nas relações de consumo das empresas com os consumidores. A expansão no uso da internet tem gerado um volume imenso de dados impulsionando o crescimento do mercado. Associadas às novas tecnologias, as tomadas de decisões estão se tornando mais assertivas com o uso de ferramentas de marketing preditivo para prever o comportamento do consumidor.

O marketing preditivo não é uma novidade, mas está ganhando cada vez mais espaço dentro de um cenário que se destaca pela concorrência e pela necessidade de se antecipar às tendências, o que pode gerar uma revolução no mundo corporativo.  A tendência no uso de análises preditivas dentro das organizações é de um crescimento de 23% ao ano até 2025, de acordo com o relatório de uma consultoria de marketing dos Estados Unidos.

Com uma estrutura em expansão e, cada vez mais utilizada pelas empresas, a inteligência artificial combinada com machine learning e big data, ajudam a impulsionar as estratégias de análises preditivas para auxiliar na interpretação de dados gerados pelos consumidores e que vão ajudar a tomar decisões baseadas em estatísticas. Com essas ferramentas é possível processar um volume gigantesco de dados auxiliando a prever ações e criar estratégias de mercado.

O marketing preditivo tem transformado a maneira como as empresas que utilizam a tecnologia operam no mercado prevendo o comportamento potencial de clientes e o histórico de compras para determinar as próximas ações. O impacto na rotina de negócios permite personalizar a comunicação, definir novos modelos, direcionar campanhas, combinando insights gerados a partir dos dados para aumentar o engajamento e aperfeiçoar os resultados das ações de marketing. Além disso, é possível criar respostas personalizadas e calls to action específicos para cada situação prevista.

O marketing preditivo, além de prever o comportamento do consumidor, auxilia as empresas no enfrentamento de crises, inclusive, se antecipando a certos cenários previstos com base na análise dos dados, com a chamada inteligência preditiva. A partir dela é possível ter acesso a padrões comportamentais que vão auxiliar na identificação de riscos e oportunidades. Além disso, com as ferramentas adequadas, os dados auxiliam na gestão de processos internos, ajudando a identificar gargalos e possíveis prejuízos gerados na rotina dos negócios, aprimorando os resultados e reduzindo custos.

Esse tipo de análise oferece benefícios a diferentes setores empresariais. A tecnologia permite mapear as necessidades para alocar os recursos e atender demandas específicas. A vantagem desse modelo é a possibilidade de comparar informações com uma avaliação mais assertiva dos negócios.

Análises e combinações de dados

Com os dados é possível fazer análises profundas, desenhar melhor o perfil do seu cliente e saber, de fato, com quem você está falando. No entanto, para utilizar essa estrutura para prever ações, é preciso criar uma cultura de análise de dados dentro da empresa, onde todos os departamentos estarão integrados para chegar ao mesmo resultado. As soluções precisam de grandes bases de dados, estruturadas, tratadas, e de algoritmos de machine learning e inteligência artificial que possam se conectar a elas para extrair as informações que farão a diferença na rotina dos negócios.

Combinar as diferentes ferramentas para gerar informações é mais amplo que apenas olhar os dados. É necessário traduzir as informações que vão auxiliar no processo de tomada de decisões, englobando todas as ações dentro da empresa com base no histórico do cliente. Assim, será possível entender por qual caminho seguir, deixando cada vez mais os processos automatizados, modulando o cenário conforme as estratégias de negócios. A tecnologia se tornou um instrumento valioso para o processamento de informações de olho no futuro.

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