O potencial da internet no que diz respeito à comunicação e ao marketing conquistou não só as empresas B2C como as empresas B2B, que vislumbraram nas ferramentas de marketing digital uma maneira rápida e eficaz para manter uma comunicação eficiente com seus clientes.
Esse interesse é tão grande que será uma tendência as empresas investirem ainda mais em ações de marketing digital para manterem seus contatos ativos e assim fomentarem mais oportunidades de negócios. Mas como as empresas B2B pretendem fazer isso? Continue lendo o artigo e descubra!
Marketing de conteúdo é a principal ferramenta
O marketing de conteúdo ganhou definitivamente o posto de melhor estratégia de marketing digital para a geração de leads e oportunidades de negócio, haja vista seu alto potencial de persuasão e incremento da relação B2B.
Vale ressaltar que a geração de leads nada mais é do que a captação de novos clientes através de uma estratégia que “encanta” o potencial cliente (lead) até ele realizar uma compra. Esse processo acontece através de um relacionamento em que a empresa passa a conhecer o seu lead, enviar materiais ricos gratuitos, dar dicas sobre o produto ou serviço até que o lead sinta o desejo de realizar a compra.
As empresas utilizam essa forma de marketing digital para demonstrarem todo o seu potencial de conhecimento e know how para tornarem-se referências em seus mercados de atuação. Dentre os recursos mais utilizados, estão os depoimentos e cases de sucesso, que inspiram novas relações comerciais através de exemplos reais.
As redes sociais continuam sendo peças-chave
É impossível pensar em marketing de conteúdo sem pensar em redes sociais, mas se você pensou imediatamente em Facebook, espere um pouquinho. Enquanto as empresas B2C apostam nessa rede social como principal disseminadora de conteúdo, as empresas B2B consideram o LinkedIn a melhor plataforma para distribuir seu conhecimento. E não seria diferente, já que é lá que as oportunidades de negócio acontecem com maior frequência.
No ranking de redes sociais para negócios B2B, os cinco primeiros lugares ficam com o LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube e Google+, demonstrando a importância destas redes sociais para o fomento aos negócios, além das redes segmentadas ou de nicho.
Vídeos estão cada vez mais fortes
A utilização de vídeos no marketing digital para empresas B2B também está se fortalecendo. A dinamicidade do recurso, bem como todas as potencialidades que um vídeo traz no que tange à interação entre empresa — empresa é o que encanta os profissionais de marketing voltados para este segmento. As possibilidades são muitas e você só tem que aproveitá-las.
Blogs continuam a fazer parte da estratégia
Os blogs corporativos são extremamente valiosos para uma estratégia de marketing digital B2B. Algumas empresas criam verdadeiros portais de informação para os seus clientes, visando dar um atendimento especializado e diferenciado através de uma ferramenta que é gratuita e tem alto alcance na rede.
Além disso, os blogs permitem uma interação maior entre empresa e cliente através dos comentários e fóruns, o que contribui para o estabelecimento de uma relação de confiança e credibilidade entre ambos.
O marketing digital B2B é uma das grandes apostas das empresas para os próximos anos, visando estabelecer uma presença digital forte e com alto potencial de fomento aos negócios. Vale lembrar que as estratégias de marketing digital das empresas B2B não costumam estar focadas na retenção de clientes, mas sim na captação e conversão, o que pode dar uma pista de como conduzir as estratégias de marketing digital B2B para o seu negócio também.
Se você tem algum outro exemplo de marketing digital para o mercado B2B compartilhe!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.