Como ter um marketing digital de sucesso no varejo-digitalents

Como ter um marketing digital de sucesso no varejo

O varejo é um dos setores que mais sofrem com a pandemia da covid-19. As restrições impostas ao longo de 2020 aceleraram a digitalização dos negócios, principalmente, para as empresas de pequeno e médio porte. No primeiro semestre deste ano, cerca de 42 milhões de consumidores movimentaram R$53 bilhões, segundo relatório da Ebit/Nielsen. Os números mostram a necessidade do marketing digital para o varejo como uma solução duradoura para manter o desempenho dos negócios.

 

Os marketplaces continuam crescendo e já totalizam mais de 1,5 milhão no Brasil, número 22% maior em comparação a 2020, revelou os dados da 7ª edição da pesquisa Perfil E-commerce Brasileiro. Mesmo com a expansão, somente 6% do varejo brasileiro faz vendas online.

 

As tendências de marketing digital no varejo estão influenciando os negócios, pois cada vez mais as pessoas estão acessando as redes sociais, passando mais tempo conectadas, automaticamente, as relações estão acontecendo no meio digital. As marcas precisam entender que é necessário adequar as estratégias de marketing digital no varejo para também estar presente no ambiente online.

 

Uma vez que a barreira do conhecimento é superada, se torna simples fazer o marketing digital para o varejo, você entende quais ferramentas têm à disposição para aplicá-las no dia a dia e amplificar a presença dos negócios no varejo digital.

 

Entender quem é o consumidor é fundamental para concentrar os esforços (tempo e dinheiro) nas estratégias mais assertivas para gerar resultados. Será possível continuar atendendo todos os públicos, porém, é preciso criar um planejamento de marketing digital de divulgação focado em um único segmento. Essa é a forma que as pequenas e médias empresas têm para competir em alto nível com os grandes marketplaces.

 

Um caminho eficiente é identificar quem são os clientes que buscam o seu produto ou marca, qual é o desejo e as necessidades. Assim, é possível concentrar os recursos e impactar um único segmento que irá agregar valor. 

 

A partir desse ponto, entender qual é o melhor canal para falar com os clientes. Isso pode ser feito por meio do WhatsApp ou de um perfil no Instagram, usando as redes sociais para estabelecer essa comunicação que pode gerar um lead e começar a fazer uma venda, que não precisa ser concluída no digital, mas ela pode começar no varejo digital e terminar na loja física, por exemplo. 

 

O marketing digital oferece diversas maneiras de ir além da conversa. Com as publicações faça o monitoramento dos resultados, descubra o que mais impacta seu público: é um vídeo ou foto do produto? É com uma descrição ou um conteúdo mais específico? Estar no ambiente digital é um aprendizado constante, pois, se não funcionar, é possível mudar a estratégia de marketing digital no varejo e, quando der certo, acelerar ao máximo para obter os melhores resultados.

 

Estar nas redes sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok, é um grande passo para conhecer o comportamento do público no ambiente digital e divulgar produtos. É possível unir as redes sociais ao varejo físico, lançando promoções online para que o consumidor busque o produto na loja, por exemplo, ou dando a opção de entrega em domicílio.

 

Obter o apoio de consultoria especializada para planejar o marketing digital é essencial para o sucesso do negócio. As marcas precisam entender que é necessário adequar as estratégias para estar presente no ambiente online. O ideal é começar com planejamento de marketing digital e explorar aos poucos as ferramentas que se encaixam com cada tipo de varejo digital.

 


* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.

Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Curso de

MARKETING DIGITAL PARA INICIANTES

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL