Quando se fala em Marketing Digital para PMEs (Pequenas e Médias Empresas) é quase que unânime o posicionamento de especialistas sobre a necessidade de se ter um planejamento para o sucesso nos negócios.
Para se ter uma ideia, de acordo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil 2021”, 94% das organizações ouvidas acreditam que investir em marketing digital pode gerar crescimento para os negócios.
No entanto, esse consenso não é tão simples como parece. O fato de todos acreditarem nessa premissa não significa, automaticamente, que implementar as técnicas no dia a dia dos negócios vai gerar bons resultados.
Atuando no mercado digital, com clientes parceiros dos mais variados perfis e tamanhos de operação, é possível notar que muito do que se aplica do marketing digital para PMEs não vem acompanhado da estratégia necessária para alcançar metas e conquistas.
Em outras palavras, quando se fala em crescer, aumentar e fidelizar clientes, vendas e branding, não basta sair executando ações táticas.
Você vai entender neste artigo do Blog Digitalents que o sucesso desse tipo de iniciativa está diretamente ligado a um planejamento estratégico, com um olhar integrado de todos os segmentos da empresa – e não um conjunto de ações desconexas. A Digitalents também recomenda um curso exclusivo de Marketing Digital para PMEs que será realizado em parceria com a ESPM.
Não siga, exatamente, o modelo da concorrência
Em tempos de extremo crescimento para o mercado do marketing digital para PMEs, é muito comum ouvir orçamentos de agências que oferecem modelos pré-moldados de ações para a sua marca.
Eles vêm quase que em tópicos: site, newsletter, redes sociais, canal no YouTube etc. Os conteúdos também costumam aparecer dessa forma: 3 posts por semana, lembrança de datas comemorativas, memes etc.
A verdade é que esse padrão de atuação, que funciona como se fosse um template, não tem comprometimento com o real potencial – tanto das ferramentas existentes hoje no mercado, quanto do poder de atuação da sua própria empresa, que vai ficar atrelada a um “arroz com feijão” online.
Estratégias de Marketing Digital para PMEs
Para efetuar um planejamento estratégico focado no marketing digital para pequenas e médias empresas, é fundamental entender em detalhes como é o negócio em que se está trabalhando.
É importante conhecer oportunidades e fraquezas, saber o que a concorrência oferece e detalhar os diferenciais que podem e devem ser explorados nas abordagens online.
Faz parte desse processo estabelecer onde se quer chegar: metas e objetivos bem definidos são essenciais para acompanhar a eficácia dessas ações.
Tenha consciência de que os verdadeiros resultados serão avaliados apenas por meio de métricas. Ou seja, não se trata de um achismo: relatórios de dados reais vão revelar se, de fato, há retorno nas técnicas implementadas.
Nosso time selecionou aqui alguns pontos que devem se avaliados e alinhados com as características do seu negócio, seus objetivos e, também, o perfil do seu público-alvo.
Compreender as mudanças de cenário e o novo consumidor
O mundo online mudou – e muito. O perfil do consumidor está diferente, suas ações também. As pesquisas são cada vez mais frequentes e detalhadas. As informações nas plataformas digitais devem ser completas e a interação com os vendedores passa a ocorrer apenas na etapa final do fluxo.
Isso quando acontece! Muitas vezes, a conversão ocorre antes dessa etapa, ou ainda pode ter o auxílio de um chatbot na operação.
Essas mudanças culturais devem estar na pauta de toda estratégia de marketing digital para PMEs.
Investir em um site responsivo, com pontos de conversão e alta qualidade
Se ao acessar uma página na internet, o usuário não consegue visualizar o botão “Avançar” por exemplo, por estar muito pequeno ou fora da tela do smartphone, ele simplesmente desiste da navegação.
A experiência do usuário (UX) conta muito e é um fator fundamental para o bom desempenho de qualquer site. Não é possível ser competitivo com um “dinossauro” na web.
Otimizar site para os Motores de Busca (SEO)
Usar recursos tanto de conteúdo quanto de estrutura do site para aparecer no topo dos resultados de pesquisas em sites como Google e Bing.
Para isso, entenda que é fundamental utilizaras técnicas de Search Engine Optimization (SEO). A partir desses parâmetros, de forma bastante perene, o nome da sua empresa ou serviço estará exposto para um público muito grande.
Construir uma jornada
Um post bem feito no Instagram, sozinho, não vai aumentar suas vendas.
Quem é o seu consumidor, qual a persona com que precisa se comunicar?
O entendimento da audiência é um caminho para a construção de uma jornada, atrelada ao tão falado funil de vendas.
É nesse caminho que o marketing digital vai brilhar e faze toda a diferença na obtenção de resultados.
Construir presença nas Redes Sociais
Estar no Instagram, Facebook ou Tik Tok? Ou em todos?
Fazer foto ou vídeo? Produzir lives periódicas?
Estar nas redes sociais é fundamental, mas a presença deve ser construída, ou seja, ter uma base e um plano de atuação.
É preciso ter uma razão de existe nesse ambiente, o que abre espaço para a próxima dica, que é fundamental.
Criar conteúdo de qualidade
E ponto. Simples assim. Sua audiência vai se engajar com a marca, apenas, se o conteúdo oferecido for de qualidade.
É preciso entregar o que você tem de melhor para essa persona, dizer aquilo que ela gostaria de ouvir ou, então, justamente o que estava procurando.
Inbound Marketing
O inbound marketing é um dos caminhos mais indicados para estabelecer essa conversão por meio do conteúdo.
Sites, vídeos, reportagens, e-books, revistas, newsletters, games, entre tantas outras coisas.
Esses produtos, chamados também de “materiais ricos”, vão servir como isca para atrelar os consumidores à sua marca, rede social, lista de e-mails, evento online etc.
Capacitar o time e estar aberto à inovação
Não basta colocar essas operações no ar e ficar esperando os resultados, 100% dependente de uma agência parceira. É importante entender o que se está colocando no ar e, ainda, multiplicar esses conhecimentos aos seus colaboradores.
Outro ponto importante é estar sempre pronto para inovar. Mudanças na forma como os negócios são divulgados fazem parte do dia a dia das novas tecnologias.
Estar antenado e pronto para implementar essas medidas significar ficar à frente dos demais integrantes do seu segmento de mercado.
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