Marketing Digital: 5 apostas para 2021

O mercado online se expandiu ao longo dos últimos anos, principalmente, em 2020. E com tantas dificuldades impostas por causa do coronavírus, os empreendedores apostaram em estratégias de marketing digital que se mostraram assertivas para o momento. Para superar os desafios, as estratégias tiveram que ser adaptadas e foram certeiras para quem investiu na inovação. Se em meio às dificuldades de 2020 muitos se estabeleceram no mercado adotando as estratégias corretas, o próximo ano será para investir e aperfeiçoar o marketing digital para promover a marca ou produto, principalmente, por causa da concorrência. As tendências indicam uma mudança na maneira de encarar o marketing online e suas ferramentas. A seguir, listamos 5 apostas para você ficar de olho em 2021.

 

SEO

É uma estratégia de marketing digital já bem conhecida e a tendência é que seja ainda mais valorizada em 2021. Isso devido às técnicas constantemente aprimoradas para se adaptarem aos hábitos dos consumidores. Com os acessos crescentes e a busca por informações na internet, a exposição orgânica ganha cada vez mais relevância entre as estratégias de marketing digital. Não basta mais estar nas primeiras posições nos sites de busca, é preciso ocupar os espaços de destaque. Além de reduzir os custos de mídia paga, com as estratégias de SEO, o tráfego de busca orgânica é mais qualificado.

 

Pesquisas por voz

Quando se trata de buscas nas páginas do google ou outros buscadores nada pode ser deixado de lado. No Brasil, o número de pessoas aderindo aos assistentes digitais tem crescido e, consequentemente, as interações com o uso da voz seguem na mesma onda. Essa tendência está impactando a maneira como as marcas devem trabalhar o processo de otimização para ferramentas de busca. As pesquisas com o uso da voz tem uma estrutura diferente das buscas digitadas nos computadores e smartphones, por isso, é preciso adaptar as estratégias de SEO para esse tipo de pesquisa.

 

Redes Sociais

As principais mídias sociais já demonstraram que vão continuar investindo pesado nas interações por meio das redes sociais. Facebook e Instagram estão ampliando o e-commerce para as plataformas e adequando a realidade dos usuários, por isso, elas vão ocupar um espaço importante nas vendas para as empresas. O WhatsApp também segue na mesma linha, com novas funcionalidades, permitindo até o pagamento pelo aplicativo. Então, para não ficar fora das tendências de marketing digital em 2021, pense nas suas estratégias e não deixe as redes sociais de lado.

 

Marketing de Conteúdo

Essa é uma estratégia que deverá ganhar ainda mais força nos próximos anos com uma produção de conteúdo mais envolvente e interativa. As empresas estão investindo na produção de diferentes conteúdos como vídeos, materiais, newsletters, entre outros. Então, aposte na criatividade para acompanhar tendências atuais e futuras pois isso auxilia a determinar o estilo de marketing de conteúdo que pode ser empregado em campanhas específicas. 

 

Marketing Viral 

Diariamente nos deparamos com conteúdos que viralizam nas redes sociais e que acabam nos impactando de alguma maneira. A reação emocional que esses conteúdos provocam nas pessoas faz com que se espalhem rapidamente quando os sentimentos envolvidos na mensagem são suficientemente fortes. 

As campanhas de marketing podem se tornar virais a partir de uma estratégia de marketing digital bem estruturada e pensada para isso com um produto ou serviço oferecido pela marca. Dessa maneira, as campanhas ajudam as empresas a crescerem rapidamente por meio do compartilhamento voluntário e sem se tornarem invasivas.

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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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