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Marketing de Conteúdo: crie para obter resultados

Quer exemplos de sucesso de como criar marketing de conteúdo?

O Blog da Digitalents vai lhe dar ideias de como criar marketing de conteúdo, sempre com a premissa de que isso seja algo relevante; além disso, vamos falar sobre como distribuir esse material da melhor forma para seu público-alvo.

Antes de criar marketing de conteúdo:

O ato de criar marketing de conteúdo, em um projeto sólido, com todo o planejamento necessário, representa apenas uma das etapas de uma jornada maior e mais detalhada.

A Digitalents se estabeleceu no mercado como uma consultoria de marketing digital, com foco em planejamento e implementação de ações sempre de forma estratégica. E nesse fluxo de ações, estão diversas etapas que devem ser estabelecidas para o sucesso de uma marca e de seus negócios:

  1. Definir os objetivos;
  2. Estabelecer KPIs;
  3. Conhecer bem sua audiência;
  4. Escolher o melhor canal de divulgação;
  5. Escolher o conteúdo ideal;
  6. Criar Marketing de Conteúdo;
  7. Distribuir Marketing de Conteúdo;
  8. Acompanhar e colher os resultados.

Definir os objetivos:

Olhando para uma visão macro: qual o objetivo dessa ação de criar marketing de conteúdo? Essa resposta envolve, também, a essência do seu negócio, empresa ou instituição.

Seja para o consumidor, seja para o mercado B2B, essa etapa é a origem de toda a estratégia. Ou seja, se sua empresa não conseguir deixar claro qual é o objetivo dessa ação talvez seja melhor nem iniciar este trabalho.

Estabelecer KPIs:

Se você ainda não tem familiaridade com esse termo, KPIs é a sigla para a expressão em inglês key performance indicators, ou seja, os indicadores-chave de desempenho.

É necessário estabelecer quais são as métricas mais importantes, que estejam alinhadas com os objetivos previstos, pois elas serão transformadas nos KPIs.

Em tempo, os mais comuns são:

  • Taxa de conversão;
  • ROI (Retorno sobre Investimento);
  • CAC (Custo de aquisição de cliente) e CPL (Custo por lead), entre outros;
  • Atingir uma receita específica;
  • Conseguir mais clientes/leads;
  • Obter mais acessos no site, seguidores etc.;
  • Entre outros.

Quer entender mais sobre métricas e KPIs? Leia nosso artigo!

 Conhecer bem sua audiência:

Qual o público que busca os seus negócios? Que informações esse público precisa? Quais as “dores” que ele busca resolver?

A marca austríaca de bebidas energéticas, Red Bull, se consolidou como “a rainha” do content marketing em vídeos, filmes, áudio e material impresso. Há uma característica em comum de todos os seus conteúdos: são assuntos ligados a esportes radicais.

Quem não tem a menor conexão com esse tema, não vai consumir esses materiais.

Isso só reforça: é preciso definir e ter o maior número de informações possíveis sobre o perfil de sua audiência.

Escolher o melhor canal de divulgação:

Existem diversas maneiras de ter uma percepção sobre qual o canal ideal para criar marketing de conteúdo sobre sua empresa, produto ou serviço.

Um dos mais simples e primários está no próprio Google Analytics de sua página. Basta clicar em Aquisição > Redes Sociais > Visão Geral.

Nesse processo, será possível visualizar de onde estão vindo os principais acessos, quando falamos em redes sociais.

Existem outros caminhos que podem ser explorados, além do Facebook, Instagram e WhatsApp, como o YouTube, TikTok, Pinterest, Google Ads, blog ou e-mail marketing.

Como falamos inicialmente, tudo depende de uma estratégia bem estabelecida com os interesses da sua marca. Vamos conversar sobre esse assunto?

Escolher o marketing de conteúdo ideal:

Como se fosse em uma escala, as respostas dos itens anteriores vão definir a escolha ideal para o tipo de conteúdo a ser explorado em sua estratégia de content marketing.

Para um público que se interessa por informações mais detalhadas, a ponto de dedicar alguns conteúdos para a leitura sobre o tema, os artigos de blog são recursos poderosos.

Eles se posicionam de forma estratégica em buscadores de internet como o Google e o Bing, sendo, assim, encontrados quando as pessoas escrevem suas perguntas on-line.

Além disso, constituem um material relevante que pode ser divulgado nos mais diversos canais, como e-mails, postagens em redes sociais, etc.

Públicos mais jovens e dinâmicos tendem a ser mais propensos às experiências em vídeo – sejam eles mais longos, para o YouTube, ou mais curtos para TikTok e Reels.

Enfim, tudo isso deve ser submetido a uma análise estratégica criteriosa.

Criar Marketing de Conteúdo:

A partir do mapeamento desenvolvido, estabelecemos um processo sólido para, finalmente, criar marketing de conteúdo para a sua empresa.

Os passos anteriores são fundamentais para que sua proposta tenha o alicerce necessário com o DNA de seu negócio e que não seja, apenas, uma produção desenvolvida às cegas.

Muito importante: não importa o canal, nem o tipo de conteúdo escolhido, é fundamental que esse produto seja relevante e entregue uma experiência enriquecedora a quem vai recebê-lo.

Distribuir Marketing de Conteúdo:

A distribuição do marketing de conteúdo é tão importante quanto a sua criação. Afinal, é preciso que essa mensagem alcance a quem ela vai fazer a diferença, gerando leads e possíveis conversões.

Nessa etapa entra a escolha da melhor ferramenta e, ainda, o acompanhamento constante de cada momento da ação.

Nesse aspecto, é fundamental a Gestão de Marketing Digital, para analisar e executar, com planejamento, todas as propostas estabelecidas.

É importante, também, definir fluxos relacionados ao impulsionamento desses materiais nas redes e plataformas, com o objetivo de maximizar o alcance e otimizar os resultados – esse papel tem sido desempenhado por profissionais de gestão de tráfego.

Acompanhar e colher os resultados:

Uma vez no ar, após criar marketing de conteúdo, é hora de acompanhar cada resultado obtido. Isso se dá com procedimentos de geração e acompanhamento de leads.

O uso de métricas vai proporcionar um controle maior e uma linha histórica de resultados obtidos o que possibilitará revisar sua estratégia sempre que necessário, buscando melhores resultados.

Criar marketing de conteúdo de sucesso é isso. Quer ajuda para conduzir todas essas ações em sua empresa? Fale com a gente.

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