Quer exemplos de sucesso de como criar marketing de conteúdo?
O Blog da Digitalents vai lhe dar ideias de como criar marketing de conteúdo, sempre com a premissa de que isso seja algo relevante; além disso, vamos falar sobre como distribuir esse material da melhor forma para seu público-alvo.
Antes de criar marketing de conteúdo:
O ato de criar marketing de conteúdo, em um projeto sólido, com todo o planejamento necessário, representa apenas uma das etapas de uma jornada maior e mais detalhada.
A Digitalents se estabeleceu no mercado como uma consultoria de marketing digital, com foco em planejamento e implementação de ações sempre de forma estratégica. E nesse fluxo de ações, estão diversas etapas que devem ser estabelecidas para o sucesso de uma marca e de seus negócios:
- Definir os objetivos;
- Estabelecer KPIs;
- Conhecer bem sua audiência;
- Escolher o melhor canal de divulgação;
- Escolher o conteúdo ideal;
- Criar Marketing de Conteúdo;
- Distribuir Marketing de Conteúdo;
- Acompanhar e colher os resultados.
Definir os objetivos:
Olhando para uma visão macro: qual o objetivo dessa ação de criar marketing de conteúdo? Essa resposta envolve, também, a essência do seu negócio, empresa ou instituição.
Seja para o consumidor, seja para o mercado B2B, essa etapa é a origem de toda a estratégia. Ou seja, se sua empresa não conseguir deixar claro qual é o objetivo dessa ação talvez seja melhor nem iniciar este trabalho.
Estabelecer KPIs:
Se você ainda não tem familiaridade com esse termo, KPIs é a sigla para a expressão em inglês key performance indicators, ou seja, os indicadores-chave de desempenho.
É necessário estabelecer quais são as métricas mais importantes, que estejam alinhadas com os objetivos previstos, pois elas serão transformadas nos KPIs.
Em tempo, os mais comuns são:
- Taxa de conversão;
- ROI (Retorno sobre Investimento);
- CAC (Custo de aquisição de cliente) e CPL (Custo por lead), entre outros;
- Atingir uma receita específica;
- Conseguir mais clientes/leads;
- Obter mais acessos no site, seguidores etc.;
- Entre outros.
Quer entender mais sobre métricas e KPIs? Leia nosso artigo!
Conhecer bem sua audiência:
Qual o público que busca os seus negócios? Que informações esse público precisa? Quais as “dores” que ele busca resolver?
A marca austríaca de bebidas energéticas, Red Bull, se consolidou como “a rainha” do content marketing em vídeos, filmes, áudio e material impresso. Há uma característica em comum de todos os seus conteúdos: são assuntos ligados a esportes radicais.
Quem não tem a menor conexão com esse tema, não vai consumir esses materiais.
Isso só reforça: é preciso definir e ter o maior número de informações possíveis sobre o perfil de sua audiência.
Escolher o melhor canal de divulgação:
Existem diversas maneiras de ter uma percepção sobre qual o canal ideal para criar marketing de conteúdo sobre sua empresa, produto ou serviço.
Um dos mais simples e primários está no próprio Google Analytics de sua página. Basta clicar em Aquisição > Redes Sociais > Visão Geral.
Nesse processo, será possível visualizar de onde estão vindo os principais acessos, quando falamos em redes sociais.
Existem outros caminhos que podem ser explorados, além do Facebook, Instagram e WhatsApp, como o YouTube, TikTok, Pinterest, Google Ads, blog ou e-mail marketing.
Como falamos inicialmente, tudo depende de uma estratégia bem estabelecida com os interesses da sua marca. Vamos conversar sobre esse assunto?
Escolher o marketing de conteúdo ideal:
Como se fosse em uma escala, as respostas dos itens anteriores vão definir a escolha ideal para o tipo de conteúdo a ser explorado em sua estratégia de content marketing.
Para um público que se interessa por informações mais detalhadas, a ponto de dedicar alguns conteúdos para a leitura sobre o tema, os artigos de blog são recursos poderosos.
Eles se posicionam de forma estratégica em buscadores de internet como o Google e o Bing, sendo, assim, encontrados quando as pessoas escrevem suas perguntas on-line.
Além disso, constituem um material relevante que pode ser divulgado nos mais diversos canais, como e-mails, postagens em redes sociais, etc.
Públicos mais jovens e dinâmicos tendem a ser mais propensos às experiências em vídeo – sejam eles mais longos, para o YouTube, ou mais curtos para TikTok e Reels.
Enfim, tudo isso deve ser submetido a uma análise estratégica criteriosa.
Criar Marketing de Conteúdo:
A partir do mapeamento desenvolvido, estabelecemos um processo sólido para, finalmente, criar marketing de conteúdo para a sua empresa.
Os passos anteriores são fundamentais para que sua proposta tenha o alicerce necessário com o DNA de seu negócio e que não seja, apenas, uma produção desenvolvida às cegas.
Muito importante: não importa o canal, nem o tipo de conteúdo escolhido, é fundamental que esse produto seja relevante e entregue uma experiência enriquecedora a quem vai recebê-lo.
Distribuir Marketing de Conteúdo:
A distribuição do marketing de conteúdo é tão importante quanto a sua criação. Afinal, é preciso que essa mensagem alcance a quem ela vai fazer a diferença, gerando leads e possíveis conversões.
Nessa etapa entra a escolha da melhor ferramenta e, ainda, o acompanhamento constante de cada momento da ação.
Nesse aspecto, é fundamental a Gestão de Marketing Digital, para analisar e executar, com planejamento, todas as propostas estabelecidas.
É importante, também, definir fluxos relacionados ao impulsionamento desses materiais nas redes e plataformas, com o objetivo de maximizar o alcance e otimizar os resultados – esse papel tem sido desempenhado por profissionais de gestão de tráfego.
Acompanhar e colher os resultados:
Uma vez no ar, após criar marketing de conteúdo, é hora de acompanhar cada resultado obtido. Isso se dá com procedimentos de geração e acompanhamento de leads.
O uso de métricas vai proporcionar um controle maior e uma linha histórica de resultados obtidos o que possibilitará revisar sua estratégia sempre que necessário, buscando melhores resultados.
Criar marketing de conteúdo de sucesso é isso. Quer ajuda para conduzir todas essas ações em sua empresa? Fale com a gente.
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