A pandemia do coronavírus acelerou muitas mudanças que estavam em um futuro não muito distante, principalmente aquelas ligadas à tecnologia. Na área dos negócios, o marketing 5.0 é a mais clara transformação que o “novo normal” vai deixar de legado para a humanidade nessa interação com a tecnologia. Com as mudanças, não se trata mais de adaptar os negócios ao mundo digital, agora, os negócios já devem ser criados em um modelo onde o digital já faz parte da essência.
Desde o século passado, o marketing enfrentou diversas mudanças que estão ligadas à revolução industrial, tecnológica, informatizada e digital. No início, ele se desenvolveu com base na divulgação dos serviços em um cenário onde a concorrência era menor e os consumidores não se mostravam exigentes, dessa maneira, a estratégia era massificar a divulgação dos produtos.
No marketing 2.0, as empresas passaram a se adequar às necessidades dos consumidores, moldando os negócios para sanar as dores dos clientes.
Com a expansão da internet, o marketing 3.0 se tornou mais voltado aos valores humanos, o consumidor ganhou um papel fundamental, tendo um protagonismo maior com as empresas adaptando as estratégias considerando seu público-alvo.
A era da Transformação
A transformação digital provocada por uma nova realidade baseada na internet, fez surgir o marketing 4.0, estimulando engajamento, interação e conectividade, com um consumidor mais empoderado.
Daqui para frente, o marketing baseado em dados deve fazer parte dos processos e estratégias dos negócios, esse é o conceito do marketing 5.0 que está unindo a tecnologia à capacidade humana. As estratégias adotadas pelas empresas com o uso da tecnologia que, até então eram utilizadas de forma aleatória, no marketing 5.0 devem fazer parte de todo processo natural dos negócios que nasceram no âmbito digital, percorrendo toda a jornada do consumidor até a entrega final do produto.
O marketing 5.0 está baseado na atividade de coletar e analisar informações de várias fontes, tanto internas quanto externas e, a partir daí, construir um ecossistema de dados que deverão ser transformados em informação para auxiliar na tomada das melhores decisões estratégicas, assim, reduzindo as chances de erros.
Além disso, é essencial o uso do marketing preditivo para análises que vão ajudar a prever o resultado com antecedência. Fornecer aos consumidores interações personalizadas baseado no contexto em que o cliente está inserido para realizar a comunicação em tempo real é outro aspecto fundamental do marketing 5.0.
O profissional de marketing que está inserido nessa realidade deve ficar atento às competências exigidas pelo mercado. Apesar da automação gerar a desconfiança sobre a perda de empregos, as habilidades devem se adequar às novas exigências, de modo que possam se integrar aos processos. O profissional precisa ser orientado em dados, para que seja capaz de analisar e extrair informações valiosas. Várias ferramentas e estratégias fornecem uma quantidade enorme de dados que, se bem interpretados, podem fazer a diferença para os negócios. As softs skills também estão na mira dos recrutadores, por isso, desenvolva sua criatividade, empatia e resiliência. Em um mercado cada vez mais concorrido elas podem fazer a diferença para o novo profissional de marketing.
A tecnologia presente no marketing deve ser aplicada para criar e entregar valor ao cliente fortalecendo as conexões. Dentro desse contexto, o marketing 5.0 propõe associar a tecnologia à inteligência humana, assim, os profissionais conseguem transitar entre dois campos fundamentais para o marketing, onde a união da criatividade com a análise de dados é fundamental, sem deixar de lado uma comunicação pautada em termos sociais.
* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.