Como o LinkedIn pode apoiar sua carreira?

Embora há 4 anos venha estudando o LinkedIn para aumentar as vendas dos meus clientes, inevitavelmente escuto a pergunta “Como o LinkedIn pode apoiar minha carreira?” de diversos profissionais.

Na verdade, administração de carreira é realmente o que a ferramenta oferece de mais orgânico: quando apresentada de forma fluida e crescente, contando sua trajetória e suas conquistas, é uma grande aliada para que possa expandir seus horizontes.

Esse hábito de falar sobre nós mesmos é muito novo, nunca fomos treinados para o marketing pessoal, para contar aos outros o que fazemos e como resolvemos problemas.

O melhor exemplo disso é que, se por algum motivo perdemos o emprego, percebemos nas conversas com os amigos próximos o quanto eles não sabem sobre a nossa vida profissional, além da empresa para quem trabalhamos e o cargo que ocupamos.

Até mesmo os que convivem conosco não sabem ao certo como colaboramos dentro de uma corporação, quais as nossas verdadeiras habilidades. Assim, é muito provável que você tenha, no seu próprio perfil do LinkedIn, muitas oportunidades para explorar.

Ao longo desses mesmos 4 anos, vide a intensa crise que vivemos e os tantos amigos que perderam o emprego, criei um trabalho voluntário de apoiar profissionais que estavam se sentindo sem rumo nesse novo ambiente de concorrência profissional que se formou com tantos desempregados: chegamos a 14,2 milhões no Brasil!

A aproximação com pessoas em processo de recolocação me permitiu entender ainda melhor o que falta para o profissional: uma proposta de valor pessoal na maioria dos casos é a primeira. Que um momento específico, como o desemprego, não define a carreira de ninguém, é outro.

Créditos: Fernanda Nascimento

Fernanda Nascimento é planejadora de Marketing, especialista em criar estratégias de geração de leads somadas às de conversão em vendas. Com 23 anos de mercado, passou por grandes corporações como a americana Danaher e a alemã Volkswagen. Hoje atua na Stratlab, empresa de consultoria estratégica com operação de marketing digital, garantindo que os planos de seus clientes serão realizados. Apoiadora dos movimentos de empoderamento de pequenas e médias empresas, colabora com a FGV Cenn em cursos como o 10.000 Mulheres, Aceleração Itaú e workshops de Marketing Digital. Também é professora do curso de Pós Graduação em Estratégias de Vendas e Negócios em TI, na BandTec, e treinadora certificada do LinkedIn, na América Latina.

One thought on “Como o LinkedIn pode apoiar sua carreira?

  1. Responder
    Claudia Rappa - 21 de novembro de 2017

    Muito bom!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *