Guia para contratar profissionais qualificados para sua empresa

Guia para contratar profissionais qualificados para sua empresa

Contrate profissionais qualificados para sua empresa. Veja um guia completo com técnicas para sua empresa contratar melhor, produzir mais e gastar menos em processos seletivos.

O número de profissionais que querem entrar no mercado de trabalho está cada vez maior. Com tanta oferta e demanda, escolher o candidato ideal com a competência necessária é um desafio para as empresas.

A expressão “contrate melhor para contratar menos” significa buscar ou formar profissionais capacitados que vestem a camisa da empresa. Você pode fazer isso através do Headhunting.

Dicas relevantes para encontrar e contratar profissionais qualificados:

1- Edifique a imagem do seu negócio:

Grandes empresas normalmente são famosas na praça em que trabalham, basta imaginar grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs. Pessoas que trabalham nesses lugares são frequentemente questionadas sobre como é o ambiente de trabalho. E normalmente, o lugar é elogiado.

Utilize as redes sociais e meios digitais para fornecer as informações da sua empresa e como as pessoas podem desenvolver a carreira.

Além disso, é importante as pessoas saberem da necessidade da capacitação exigida, afinal, ambientes bons e saudáveis exigem que os colaboradores construam isso através da competência e empatia.

2 - Tenha um perfil profissional desejado:

Toda grande empresa precisa definir muito bem o tipo de profissional que contratará.

Antes de tudo, essas definições precisam estar enraizadas na mente de todos os recrutadores. Afinal, os profissionais que serão contratados precisam ter identificação com a cultura da empresa e cumprir requisitos mínimos.

Atualmente, existem diversos sistemas de software que filtram pessoas com questionamentos inteligentes e provas. É uma solução prática no sentido financeiro e numérico.

Processos levam tempo e consequentemente dinheiro. Esses softwares são capazes até de cruzar informações e levar para os recrutadores pessoas que estão ligadas à cultura da empresa somente com dados oferecidos unicamente por eles mesmos.

Todavia, existem muitas formas de você realizar uma ótima contratação. 
Constantemente faça um estudo sobre a vaga para encontrar o melhor perfil a ela.  

3- Dê preferência para jovens da casa:

Um grande clube de futebol tem uma joia das categorias da base que está marcando muitos gols. Em poucos meses esse clube vende o jovem para um clube europeu de pouca relevância por um valor mínimo. Meses depois contrata um veterano com nome, mas que não consegue entregar o que aquele jovem oferecia. A questão é: Por que vender esse jovem?

Nesse sentido podemos pensar sobre as empresas que estabelecem um processo de desenvolvimento de estagiários, mas não os efetivam com frequência.

Jovens podem errar e não ter a mesma experiência dos veteranos, mas vestem a camisa da empresa. Contudo, erros são superados e a produtividade cresce com o tempo.

A exceção ocorre com cargos de gestão e diretoria, mas saber identificar um prodígio é importantíssimo para empresa não ter gastos elevados e desnecessários com profissionais veteranos em cargos menos relevantes.

4- Salários altos precisam ser justificados para você contratar profissionais qualificados:

Anualmente milhares de pesquisas de satisfação de colaboradores são feitas em busca de compreender o que uma pessoa busca na empresa. E quase sempre salários altos e bons benefícios vencem. Bem como à distância do trabalho, rotina e questões de bem-estar entram em seguida.

Mas a verdade é que nada incentiva mais uma pessoa do que bons salários, bônus e benefícios que o fazem pensar duas vezes em procrastinar ou trocar de empresa. Por isso, planos de carreira são tão importantes no momento de definir qual empresa devemos escolher.

Atualmente é importante que você faça parcerias, ofereça bons salários por muitas entregas, assim você consegue contratar profissionais qualificados do mercado.

5- Saiu pela porta da frente? Recontrate!

A vida profissional é cíclica e aquela pessoa que saiu da empresa por diferentes motivos pode ser uma opção de contratação. Faça uma pesquisa e busque responder:

  • Por que o profissional se desligou da empresa?
  • Como era a produtividade dessa pessoa?
  • O salário que ele recebia antes era justo?
  • O salário que ele deverá receber agora valerá a pena?


Entre em contato com essas pessoas veja se é do interesse delas retornarem ao serviço. Se a proposta for aceita, todo o processo de contratação é realizado de forma mais rápida, afinal a empresa já é conhecida e vice-versa.

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL