Contrate profissionais qualificados para sua empresa. Veja um guia completo com técnicas para sua empresa contratar melhor, produzir mais e gastar menos em processos seletivos.

O número de profissionais que querem entrar no mercado de trabalho está cada vez maior. Com tanta oferta e demanda, escolher o candidato ideal com a competência necessária é um desafio para as empresas.

A expressão “contrate melhor para contratar menos” significa buscar ou formar profissionais capacitados que vestem a camisa da empresa. Você pode fazer isso através do Headhunting.

Dicas relevantes para encontrar e contratar profissionais qualificados:

1- Edifique a imagem do seu negócio:

Grandes empresas normalmente são famosas na praça em que trabalham, basta imaginar grandes empresas de tecnologia, as chamadas big techs. Pessoas que trabalham nesses lugares são frequentemente questionadas sobre como é o ambiente de trabalho. E normalmente, o lugar é elogiado.

Utilize as redes sociais e meios digitais para fornecer as informações da sua empresa e como as pessoas podem desenvolver a carreira.

Além disso, é importante as pessoas saberem da necessidade da capacitação exigida, afinal, ambientes bons e saudáveis exigem que os colaboradores construam isso através da competência e empatia.

2 - Tenha um perfil profissional desejado:

Toda grande empresa precisa definir muito bem o tipo de profissional que contratará.

Antes de tudo, essas definições precisam estar enraizadas na mente de todos os recrutadores. Afinal, os profissionais que serão contratados precisam ter identificação com a cultura da empresa e cumprir requisitos mínimos.

Atualmente, existem diversos sistemas de software que filtram pessoas com questionamentos inteligentes e provas. É uma solução prática no sentido financeiro e numérico.

Processos levam tempo e consequentemente dinheiro. Esses softwares são capazes até de cruzar informações e levar para os recrutadores pessoas que estão ligadas à cultura da empresa somente com dados oferecidos unicamente por eles mesmos.

Todavia, existem muitas formas de você realizar uma ótima contratação. 
Constantemente faça um estudo sobre a vaga para encontrar o melhor perfil a ela.  

3- Dê preferência para jovens da casa:

Um grande clube de futebol tem uma joia das categorias da base que está marcando muitos gols. Em poucos meses esse clube vende o jovem para um clube europeu de pouca relevância por um valor mínimo. Meses depois contrata um veterano com nome, mas que não consegue entregar o que aquele jovem oferecia. A questão é: Por que vender esse jovem?

Nesse sentido podemos pensar sobre as empresas que estabelecem um processo de desenvolvimento de estagiários, mas não os efetivam com frequência.

Jovens podem errar e não ter a mesma experiência dos veteranos, mas vestem a camisa da empresa. Contudo, erros são superados e a produtividade cresce com o tempo.

A exceção ocorre com cargos de gestão e diretoria, mas saber identificar um prodígio é importantíssimo para empresa não ter gastos elevados e desnecessários com profissionais veteranos em cargos menos relevantes.

4- Salários altos precisam ser justificados para você contratar profissionais qualificados:

Anualmente milhares de pesquisas de satisfação de colaboradores são feitas em busca de compreender o que uma pessoa busca na empresa. E quase sempre salários altos e bons benefícios vencem. Bem como à distância do trabalho, rotina e questões de bem-estar entram em seguida.

Mas a verdade é que nada incentiva mais uma pessoa do que bons salários, bônus e benefícios que o fazem pensar duas vezes em procrastinar ou trocar de empresa. Por isso, planos de carreira são tão importantes no momento de definir qual empresa devemos escolher.

Atualmente é importante que você faça parcerias, ofereça bons salários por muitas entregas, assim você consegue contratar profissionais qualificados do mercado.

5- Saiu pela porta da frente? Recontrate!

A vida profissional é cíclica e aquela pessoa que saiu da empresa por diferentes motivos pode ser uma opção de contratação. Faça uma pesquisa e busque responder:

  • Por que o profissional se desligou da empresa?
  • Como era a produtividade dessa pessoa?
  • O salário que ele recebia antes era justo?
  • O salário que ele deverá receber agora valerá a pena?


Entre em contato com essas pessoas veja se é do interesse delas retornarem ao serviço. Se a proposta for aceita, todo o processo de contratação é realizado de forma mais rápida, afinal a empresa já é conhecida e vice-versa.