Trabalhar com marketing digital exige paixão, profissionalismo e assiduidade nas redes sociais. Um social mídia deve ter conhecimento profundo da marca para a qual está trabalhando, além de ser capaz de visualizar o estágio em que a empresa se apresenta nas redes sociais. O foco deve ser os resultados positivos para a marca, contabilizado através das conversões.
Estágios do marketing de redes sociais
Gerenciar mídias sociais com o intuito de gerar resultados para a empresa requer clareza de cada estágio desse tipo de marketing digital. Existem quatro principais fases pelas quais o marketing de mídia social passa:
1 Pesquisa
Neste estágio, você deve coletar o máximo de informações sobre o seu público, seus interesses, em quais redes sociais estão suas personas e seus concorrentes. Dessa maneira, você estará apto para entender o que seu público espera, decidir em quais redes sociais estar presente e qual a melhor maneira de se posicionar em cada uma delas.
2 Engajamento
A segunda etapa de maturidade do marketing de mídia social é atrair os clientes para acessarem e interagirem com suas páginas. O alcance pode ser feito de diversas maneiras, como através de ofertas, publicação de conteúdo de oportunidade ou até anúncios pagos.
A interação frequente e séria com o cliente traz ótimos resultados para o alcance das publicações, como também contribui para a fidelização do público. A exposição também deixa a marca vulnerável a receber críticas negativas, contudo, se respondidas com assiduidade e profissionalismo, surte efeito positivo, como em credibilidade para a empresa.
3 Capacitação
A etapa de capacitação diz respeito a coletar as informações fornecidas pelo público-alvo, analisar os dados e definir qual o caminho a seguir para alcançar resultados positivos e significativos.
Gestores, equipes de operações, de marketing e outros funcionários, se necessário, devem receber os dados a serem consultados sobre os rumos da empresa. A equipe de marketing digital deve estar alinhada aos objetivos e capacidades da empresa, a fim de atingir o máximo de conversões a partir das mídias sociais.
4 Otimização
O quarto estágio para melhorar os resultados do marketing digital é a otimização do público ideal para impulsionar as estratégias do seu negócio. A participação de gerentes regionais, proprietários e CEO’s é fundamental nesta etapa. Eles devem analisar a inteligência social da empresa para definir a otimização do negócio.
A otimização acontece quando a empresa realiza uma mudança significativa para melhor atender seu público. Assim, é importante que os analistas deixem-se influenciar pelos dados recebidos, para que possam determinar a mudança.
Como escolher as melhores ferramentas
Escolher as melhores ferramentas de monitoramento de redes sociais é uma importante função do profissional de marketing digital. Assim, esse profissional garantirá a presença constante e adequada nas redes, satisfazendo os objetivos da empresa. Veja quatro fatores que devem ser levados em conta na escolha das melhores ferramentas:
1 Custo-benefício
O fator custo-benefício inclui conhecer quais tipos de dados e informações serão entregues pelo programa ou aplicativo escolhido. Para avaliar essas questões, é muito importante também saber os objetivos da empresa com o marketing digital, pois as diferentes ferramentas interferem na análise de dados e, portanto, nas estratégias a serem elaboradas.
2 Funções
As ferramentas oferecem diferentes tipos de funções, que podem ser mais úteis e complexas ou mais simples e gerais, como determinar o alcance, perfil dos seguidores, engajamento, tráfego para o site da empresa, entre outros diversos dados.
O nível de inteligência das ferramentas pode torná-las mais caras, porém, poupará o tempo do analista de mídias sociais, que o investirá em tarefas mais estratégicas, como em análise de dados e elaboração de estratégias mais impactantes.
3 Relatórios e exportação de dados
Uma ferramenta de monitoramento completa deve disponibilizar dados e informações através de relatórios e exportação de dados. As informações obtidas devem ser apresentadas de maneira clara, de modo que facilite o trabalho do analista de mídia social.
4 Alertas e suporte
Existem ferramentas que oferecem funções de alerta de crise e suporte, como no caso de alguém fazer alguma reclamação pública da empresa nas mídias sociais ou citação negativa.
Essa ferramenta é importante para a reputação digital da marca, que será muito mais facilmente controlada com programas e aplicativos que disponibilizam funções de alerta e suporte.
O que não pode faltar
Os critérios para escolher a melhor ferramenta de monitoramento podem ser os mais variados, desde a escolha do preço até funções complexas ou de comodidade para os profissionais de marketing. Por outro lado, existem algumas funções que não podem faltar, como:
• Audiência: é de extrema importância conhecer os números sobre a audiência de cada publicação e perfil, pois só assim é possível estabelecer e redefinir metas a curto e médio prazo.
• Palavras-chave: o fornecimento de palavras-chave com base no engajamento e interesse do público não só facilita o trabalho do profissional de marketing, como o aprimora, de modo que ele pode produzir conteúdo mais relevantes.
• Atendimento: boas ferramentas oferecem serviço de atendimento on-line. O bom atendimento é fundamental para a qualidade dos serviços de gestão de mídias sociais, tanto para a entrega de resultados quanto para resolver problemas de forma imediata.
Gerenciar redes sociais vai muito além de publicar e interagir com o público. O trabalho exige visão ampla, análise de dados e o máximo de comprometimento. O ideal é investir nos profissionais especializados e ótimas ferramentas para garantir a presença digital efetiva e estratégica.
Sucesso!