Facebook Canvas Imersão E Engajamento Mobile

Facebook Canvas: imersão e engajamento mobile

Quem disse que a publicidade online tem que ter sempre a mesma cara? Com um consumidor cada vez mais conectado e informado sobre o que acontece ao redor do mundo, é preciso uma dose extra de criatividade para manter uma comunicação eficiente e garantir a conversão de vendas.

O Facebook sabe disso como ninguém e, há pouco tempo, lançou uma nova ferramenta com a intenção de ajudar as companhias que utilizam a rede social para se comunicar com os seus clientes a fazer diferente e contar suas histórias de uma maneira mais atrativa: o Facebook Canvas.

Basicamente, o que a equipe de desenvolvimento do Facebook levou em consideração foi o crescimento dos acessos e a grande participação dos dispositivos móveis entre os usuários. O que é bastante significativo quando se analisa os dados do comércio eletrônico.

E buscou aprimorar a experiência deles em relação ao consumo de conteúdo das marcas. Conseguem ter uma experiência completa com o recurso os usuários dos sistemas operacionais Android e iOs. E o que isso significa para o seu negócio? Mais uma oportunidade de encantar e engajar esse consumidor.

Se você ainda não sabe do que se trata, é bom se informar. Coca-cola, Burberry, Wendy’s, Netflix, L’Occitane, Asus e outras marcas já estão criando os seus anúncios via Facebook Canvas. O novo formato permite a utilização de elementos como imagens fixas, galerias de imagem em carrossel, vídeos, textos e botões interativos. Além disso, é possível incrementar a visitação do site, com a inserção de links.

É uma experiência de tela cheia interativa que permite que os anunciantes possam mostrar os melhores atributos dos seus produtos ou campanhas e atrair a atenção integral de um usuário.

Assim a comunicação ganha mais impacto e interatividade, com a possibilidade de se consumir a informação conforme o seu cliente desejar: descer o anúncio, rolar as fotos e clicar onde ele quiser para conhecer melhor a história postada – seja um conteúdo comercial ou institucional. Pode ser um grande aliado do mobile marketing.

Processo intuitivo

Se você se interessou e deve estar pensando que é difícil fazer, saiba que o processo de criação dos anúncios do Facebook Canvas é bastante simples e intuitivo. O maior esforço é no planejamento e no conceito das peças, mas a mecânica em si não tem muito segredo.
Primeiro, é preciso acessar a área de Ferramentas de Publicação nas configurações da página do Facebook. Lá você vai encontrar a opção do Canvas. Ao acessá-la, aparecerá o botão de criação da sua primeira história. A partir daí, será necessário selecionar quais elementos serão utilizados – entre vídeos, fotos, texto e as galerias de imagens em carrossel.

Ao finalizar a inserção dos elementos, é necessário salvar e o usuário pode criar um preview, que só poderá ser acessado via mobile. Ao abrir o aplicativo do Facebook no celular, haverá uma notificação informando sobre a disponibilidade da história. Se estiver dentro do esperado, é só salvar.

Seu anúncio no Facebook Canvas poderá ser compartilhado como uma postagem na linha do tempo ou publicado como um anúncio pago – com a possibilidade de ter todos os insights sobre os cliques e visualizações da publicação.

Insights para o Facebook Canvas

Várias indústrias e segmentos podem se beneficiar dos recursos da ferramenta para se aproximar do seu cliente. Seja para contar uma história, conseguir engajamento para uma campanha ou para exibir as imagens de um ensaio fotográfico de uma nova coleção de vestuário, as diferentes opções de montagem dos anúncios ou das histórias favorecem um conteúdo que chama a atenção do usuário da rede social.

Por isso, a escolha da capa – a primeira imagem que será vista pelo usuário – é tão importante. É com base na atratividade dela que o seu canvas vai ou não receber cliques. Por todo o Canvas, aliás, é importante que haja o mínimo necessário de texto e predominem as imagens. Mais uma vez, bem produzidas e bem escolhidas.

Assim como em outras redes sociais, vídeos são bastante atrativos e esse recurso deve ser apresentado para que o seu anúncio no Facebook Canvas tenha mais sucesso. Assim que conseguir a audiência, aproveite para facilitar a conversão. Use os botões de ação, para direcionar os visitantes e compradores potenciais ao seu e-commerce.

Por que dar atenção ao mobile e usar o Facebook Canvas?

Segundo dados do próprio Facebook, o número de usuários diários acessando a rede social via mobile chegou a 1,03 bilhão, em média só no mês de junho de 2016, o que representa um crescimento de 22% em relação ao mesmo mês do ano passado.

No Brasil, de acordo com levantamentos do Ibope, do Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2014, o celular ultrapassou o computador no acesso à internet.

Em 80,4% das casas com acesso à internet foi registrado o uso do celular, enquanto o computador era usado em 76,6% dos lares, o que representa queda em relação aos números de 2013, que eram de 88,4%. A região que mais chama a atenção no aumento da participação do acesso móvel à internet é o Nordeste, com 92,5% das casas utilizando os celulares.

Mais de 130 milhões de pessoas com 10 anos ou mais tinham aparelhos de telefonia celular no país em 2014. Isso corresponde a quase 80% da população e um aumento de quase 5% em relação a 2013. Na comparação com o ano de 2005, é um crescimento de 142,8%.

O que favorece esse crescimento é também a disponibilidade de banda larga móvel nas residências. Segundo as informações da Pnad 2014, divulgada em abril deste ano, houve um aumento de 19,3 pontos percentuais na comparação com o estudo realizado em 2013. Enquanto a conexão de banda larga fixa apresentou redução de 5,2 pontos. Os dois tipos de banda larga estavam presentes em 35% dos municípios na pesquisa.

Apenas no primeiro semestre de 2016, as transações feitas via mobile no Brasil apresentaram crescimento de 70% em comparação ao mesmo período de 2015. Esse número faz parte do 2016 State of Mobile Report, da Criteo, empresa especializada em publicidade digital.

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