Os hábitos de consumo mudaram nos últimos anos, com isso, o perfil do consumidor também está diferente. As facilidades de acesso e pesquisa de preços e produtos deixaram o público mais exigente, diversificando o contato com as empresas antes de tomar uma decisão de compra. O trade marketing também precisa acompanhar essa evolução, por isso, o conceito foi adaptado para o meio digital, nesse caso, a tecnologia, inovação e criatividade são essenciais para oferecer uma boa experiência aos consumidores e atrair a atenção para angariar mais resultados.
O lojista precisa entender esse processo e conhecer o seu cliente para oferecer o produto no melhor momento. Por isso, as estratégias de trade marketing no e-commerce se tornaram fundamentais para conquistar o consumidor no ambiente online, converter em vendas e fidelizar o cliente. O desafio é traduzir as estratégias para o e-commerce.
Essa nova realidade exige que o e-commerce crie outros pilares que vão contribuir com a execução da estratégia, como o sortimento e disponibilidade de estoque, conteúdos, preços e promoções, avaliações e comentários, e campanhas.
As ações devem ser aplicadas de modo que estejam ligadas a usabilidade do consumidor. As páginas da internet precisam oferecer tudo que o shopper precisa para tomar a decisão naquele momento.
Conteúdo
O conteúdo deve ser informativo, com descrição completa do produto, com informações adicionais, imagens de alta qualidade e título coerente com cada ítem. São detalhes que vão satisfazer o consumidor no momento da compra, passar credibilidade e confiança. A maior parte do tráfego de e-commerce vem de buscadores, com origem orgânica, por isso, as informações completas ajudam a atrair o lead.
Avaliações
Atualmente, as avaliações têm um peso enorme na decisão de outros shoppers. Dedique um espaço na sua página para que as pessoas compartilhem experiências e comentários sobre um determinado produto ou serviço.
Visual
O visual também é muito importante dentro de uma página da internet. Aposte em um design que seja agradável e com uma boa disposição dos produtos, para que o usuário encontre o que precisa com facilidade.
Outras ações também devem ser aplicadas para criar um círculo virtuoso que vai gerar resultados.
Com os canais omnichannel, os consumidores passaram a transitar entre o online e offline com muito mais frequência, não importando onde a compra será finalizada, por isso, as estratégias devem ser bem definidas e os canais devem se complementar.
Com o shopper mais conectado, as lojas online devem estar adaptadas a essa nova realidade. Entender como funciona esse processo pode ajudar a melhorar muita coisa que vai resultar na experiência do usuário.
Aquelas empresas que se preocuparem com isso terão um campo muito extenso a explorar, por isso, as estratégias de marketing digital para o e-commerce são tão fundamentais para quem precisa melhorar a visibilidade online e conquistar novos clientes.
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* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.