Como Formar Uma Equipe De Alta Performance De Marketing Digital

Como formar uma equipe de alta performance de marketing digital

Várias pessoas trabalhando juntas formam uma equipe quando cada uma delas passa a refletir sua própria forma de trabalhar e busca resolver os problemas de modo que seja positivo para o coletivo. Isto é, o trabalho em equipe existe quando cada membro desta consegue incluir no seu modo de operar as habilidades que vão ao encontro dos objetivos e resoluções do todo.

Uma equipe de alta performance é aquela que apresenta alta competência e significativo nível de comprometimento. Os membros que formam essa equipe devem trabalhar de maneira realmente alinhada, compartilhando valores, visão, objetivos e cooperação. Além disso, uma equipe de alta performance deve ser composta por indivíduos que tenham diversidade entre si, multiplicidade de conhecimentos, diferentes experiências e opiniões.

Como estruturar uma equipe de alta performance de marketing digital?

Formar uma equipe de alta performance não é tarefa fácil. No marketing digital, essa função exige atenção e esforço diferenciados, pois as ferramentas e demandas do mercado tecnológico estão em constante mutação. Sabendo disso, veja o que não pode faltar em uma equipe de marketing digital:

• Liderança: ter um líder ativo na equipe é fator fundamental para que essa trabalhe com eficácia. A liderança de uma equipe de alta performance deve buscar capacitação e motivação constantes, de maneira que inspire os outros integrantes a agirem da mesma forma.

Um líder da área de marketing digital deve estar disposto e apto a inovar, além de estimular toda a equipe a se atualizar constantemente. É importante ainda que o líder esteja aberto a mudanças propostas pelos demais integrantes, pois, na era digital, a informação nem sempre é recebida de maneira hierárquica e estruturada.

• Inovação: uma equipe de alta performance está sempre insatisfeita com os processos utilizados pela empresa, uma vez que a todo o momento está em busca da excelência.

Na área de marketing digital, a inovação é fator essencial à eficiência da equipe, pois a internet e seus mecanismos, como por exemplo as ferramentas de busca, agem de modo extremamente dinâmico.

• Proatividade: contar com integrantes que ajam por antecipação e de modo assertivo, sem esperar o comando do líder ou que a demanda torne-se urgente faz com que a equipe alcance seus objetivos em tempo hábil, sendo que seus valores e harmonia sejam percebidos em esfera mais ampla, como na empresa e clientes.

Quem trabalha com marketing digital deve considerar que a otimização do tempo garante o cumprimento de tarefas diárias que envolvem diretamente o cliente, como a atualização de sites, blogs, envio de e-mail marketing e outras ações que requerem pontualidade. Além disso, a pessoa proativa tem tempo e capacidade para atuar com demandas urgentes, como campanhas de oportunidade, muito comuns nas redes sociais.

• Produtividade: essa característica significa realizar o maior número de tarefas possível com a maior qualidade que se pode oferecer. No marketing digital, a máxima qualidade significa estar sempre à frente dos concorrentes em ações digitais, como nas redes sociais e ferramentas de busca.

A produtividade de quem atua com marketing digital pode ser mensurada de maneira imediata, através das métricas e resultados que a internet apresenta. Por outro lado, como trabalhar diretamente com a rede exige níveis altos de foco e concentração, o ideal é que a equipe de marketing digital utilize ferramentas de planejamento, organização e administração do tempo.

• Inteligência: considerando a ampla gama de informações, atualizações e até possibilidades de operar que a internet oferece, a inteligência se faz imprescindível no momento de filtrar esses dados e utilizar somente o que for adequado para o objetivo da empresa.

Equipes de alta performance trabalham para as demandas certas na situação e ambientes certos. Equipes que trabalham com inteligência tendem a atingir mais rapidamente a liderança no mercado.

Como formar uma equipe de alta performance

Mesmo que o gestor saiba por quais características deve procurar para formar sua equipe de alta performance, na prática, é importante agir de modo específico e estratégico. Saiba como:

• Observe: um líder eficiente deve ser sensível o bastante para perceber os pontos fortes e pontos em que a equipe precisa melhorar, reorganizando as tarefas de acordo com as qualidades individuais de cada integrante.

Assim, as atividades são concluídas com eficácia e todos trabalham satisfeitos com suas funções, uma vez que as tarefas estarão organizadas de acordo com as habilidades de cada colaborador.

• Valorize: em qualquer ambiente de trabalho, incluindo o setor de marketing digital, há pessoas com competências diversas a serem valorizadas e utilizadas a favor dos objetivos da equipe.

Equipes de alta performance são compostas pela diversidade de talentos, dessa forma, é importante valorizar as particularidades dos profissionais, como a facilidade para a comunicação, planejamento, execução, entre outros atributos que possam contribuir de modo positivo para a equipe.

• Motive: estimular e incentivar continuamente é a chave do sucesso para manter uma equipe de alta performance. Não basta encontrar os profissionais certos, a motivação para que estes permaneçam na equipe dando o melhor de si é fundamental para que a equipe trabalhe com harmonia e produtividade.

• Dê o exemplo: o líder deve ter um comportamento profissional respeitável, a fim de incentivar a sua equipe a trabalhar da mesma maneira.

Pontualidade, boa educação, capacitação e inovação são apenas alguns dos requisitos que se espera de um verdadeiro gestor de equipe.

• Saiba criticar: a condução e orientação de uma equipe de alta performance deve acontecer de maneira adequada e sensata, sem que as regras básicas do bom senso sejam deixadas de lado.

O ideal é elogiar os integrantes em público, quando for o momento de fazer isso, assim como se deve fazer críticas e expor os pontos negativos dos indivíduos em particular. Dessa maneira, aumenta-se o desempenho da equipe sem que para isso precise haver alta rotatividade.

O gestor de uma equipe de alta performance deve ter em mente que a liderança é uma maneira de colaborar para o desenvolvimento das pessoas. A liderança deve ser realizada com autonomia e competência, entretanto, não deve ser confundida com poder.

Liderar uma equipe de alta performance no setor de marketing digital significa saber explorar a diversidade de talentos, a fim de que usem as ferramentas da era tecnológica para atingir os objetivos da empresa.

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