Equipe de Alta Performance

Como formar uma equipe de alta performance de marketing digital

Várias pessoas trabalhando juntas formam uma equipe quando cada uma delas passa a refletir sua própria forma de trabalhar e busca resolver os problemas de modo que seja positivo para o coletivo. Isto é, o trabalho em equipe existe quando cada membro desta consegue incluir no seu modo de operar as habilidades que vão ao encontro dos objetivos e resoluções do todo.

Uma equipe de alta performance é aquela que apresenta alta competência e significativo nível de comprometimento. Os membros que formam essa equipe devem trabalhar de maneira realmente alinhada, compartilhando valores, visão, objetivos e cooperação. Além disso, uma equipe de alta performance deve ser composta por indivíduos que tenham diversidade entre si, multiplicidade de conhecimentos, diferentes experiências e opiniões.

Como estruturar uma equipe de alta performance de marketing digital?

Formar uma equipe de alta performance não é tarefa fácil. No marketing digital, essa função exige atenção e esforço diferenciados, pois as ferramentas e demandas do mercado tecnológico estão em constante mutação. Sabendo disso, veja o que não pode faltar em uma equipe de marketing digital:

• Liderança: ter um líder ativo na equipe é fator fundamental para que essa trabalhe com eficácia. A liderança de uma equipe de alta performance deve buscar capacitação e motivação constantes, de maneira que inspire os outros integrantes a agirem da mesma forma.

Um líder da área de marketing digital deve estar disposto e apto a inovar, além de estimular toda a equipe a se atualizar constantemente. É importante ainda que o líder esteja aberto a mudanças propostas pelos demais integrantes, pois, na era digital, a informação nem sempre é recebida de maneira hierárquica e estruturada.

• Inovação: uma equipe de alta performance está sempre insatisfeita com os processos utilizados pela empresa, uma vez que a todo o momento está em busca da excelência.

Na área de marketing digital, a inovação é fator essencial à eficiência da equipe, pois a internet e seus mecanismos, como por exemplo as ferramentas de busca, agem de modo extremamente dinâmico.

• Proatividade: contar com integrantes que ajam por antecipação e de modo assertivo, sem esperar o comando do líder ou que a demanda torne-se urgente faz com que a equipe alcance seus objetivos em tempo hábil, sendo que seus valores e harmonia sejam percebidos em esfera mais ampla, como na empresa e clientes.

Quem trabalha com marketing digital deve considerar que a otimização do tempo garante o cumprimento de tarefas diárias que envolvem diretamente o cliente, como a atualização de sites, blogs, envio de e-mail marketing e outras ações que requerem pontualidade. Além disso, a pessoa proativa tem tempo e capacidade para atuar com demandas urgentes, como campanhas de oportunidade, muito comuns nas redes sociais.

• Produtividade: essa característica significa realizar o maior número de tarefas possível com a maior qualidade que se pode oferecer. No marketing digital, a máxima qualidade significa estar sempre à frente dos concorrentes em ações digitais, como nas redes sociais e ferramentas de busca.

A produtividade de quem atua com marketing digital pode ser mensurada de maneira imediata, através das métricas e resultados que a internet apresenta. Por outro lado, como trabalhar diretamente com a rede exige níveis altos de foco e concentração, o ideal é que a equipe de marketing digital utilize ferramentas de planejamento, organização e administração do tempo.

• Inteligência: considerando a ampla gama de informações, atualizações e até possibilidades de operar que a internet oferece, a inteligência se faz imprescindível no momento de filtrar esses dados e utilizar somente o que for adequado para o objetivo da empresa.

Equipes de alta performance trabalham para as demandas certas na situação e ambientes certos. Equipes que trabalham com inteligência tendem a atingir mais rapidamente a liderança no mercado.

Como formar uma equipe de alta performance

Mesmo que o gestor saiba por quais características deve procurar para formar sua equipe de alta performance, na prática, é importante agir de modo específico e estratégico. Saiba como:

• Observe: um líder eficiente deve ser sensível o bastante para perceber os pontos fortes e pontos em que a equipe precisa melhorar, reorganizando as tarefas de acordo com as qualidades individuais de cada integrante.

Assim, as atividades são concluídas com eficácia e todos trabalham satisfeitos com suas funções, uma vez que as tarefas estarão organizadas de acordo com as habilidades de cada colaborador.

• Valorize: em qualquer ambiente de trabalho, incluindo o setor de marketing digital, há pessoas com competências diversas a serem valorizadas e utilizadas a favor dos objetivos da equipe.

Equipes de alta performance são compostas pela diversidade de talentos, dessa forma, é importante valorizar as particularidades dos profissionais, como a facilidade para a comunicação, planejamento, execução, entre outros atributos que possam contribuir de modo positivo para a equipe.

• Motive: estimular e incentivar continuamente é a chave do sucesso para manter uma equipe de alta performance. Não basta encontrar os profissionais certos, a motivação para que estes permaneçam na equipe dando o melhor de si é fundamental para que a equipe trabalhe com harmonia e produtividade.

• Dê o exemplo: o líder deve ter um comportamento profissional respeitável, a fim de incentivar a sua equipe a trabalhar da mesma maneira.

Pontualidade, boa educação, capacitação e inovação são apenas alguns dos requisitos que se espera de um verdadeiro gestor de equipe.

• Saiba criticar: a condução e orientação de uma equipe de alta performance deve acontecer de maneira adequada e sensata, sem que as regras básicas do bom senso sejam deixadas de lado.

O ideal é elogiar os integrantes em público, quando for o momento de fazer isso, assim como se deve fazer críticas e expor os pontos negativos dos indivíduos em particular. Dessa maneira, aumenta-se o desempenho da equipe sem que para isso precise haver alta rotatividade.

O gestor de uma equipe de alta performance deve ter em mente que a liderança é uma maneira de colaborar para o desenvolvimento das pessoas. A liderança deve ser realizada com autonomia e competência, entretanto, não deve ser confundida com poder.

Liderar uma equipe de alta performance no setor de marketing digital significa saber explorar a diversidade de talentos, a fim de que usem as ferramentas da era tecnológica para atingir os objetivos da empresa.

Sucesso!

Comentários