Entenda A Mídia Programática E Como Ela Impacta O Consumo Na Internet

Entenda a mídia programática e como ela impacta o consumo na internet

A mídia programática é uma forma de automatizar e otimizar os recursos da publicidade para obter resultados melhores. Significa deixar a cargo de sistemas e algoritmos a melhor seleção de onde tal anúncio será exibido e para quem. O resultado é uma publicidade muito mais eficiente, exibida para o público certo, no momento mais oportuno. Em vez de pagar por uma exibição que pode não ser eficiente, o anunciante acaba tendo um investimento muito mais certeiro pois atinge exatamente o seu público.

Trata-se de um sistema que se encarrega de agenciar espaços publicitários em diversos sites, levando em consideração o público que os frequenta e suas características. A web permite que uma riqueza de dados seja obtida a partir do público visitante dos sites, o que facilita em muito que a publicidade encontre-os. Para saber mais sobre a mídia progmática e como ela pode afetar os hábitos de consumo, continue acompanhando o nosso artigo:

Modelo superior

Antigamente, a publicidade era feita com base em negociações diretas. O anunciante contatava o veículo de mídia — como um jornal ou revista — e comprava um espaço para exibir a sua publicidade. Esse modelo se sustentou por bastante tempo, mas logo suas deficiências foram se tornando mais claras e outros tipos de mídia começaram a se mostrar mais eficientes.

Um dos principais problemas com o modelo anterior era o desperdício de mão de obra envolvido. Os profissionais se envolviam demais em processos manuais, sacrificando a sua produtividade e a eficiência de seus resultados. Afinal, com uma demanda de tempo maior, a publicidade arrisca perder o timing estratégico. Outro problema dizia respeito ao público-alvo: nem sempre a audiência daquela revista correspondia completamente a quem o anunciante buscava.

Para corrigir estes problemas, a mídia programática se baseia nesta que é a principal tendência da análise de publicidade atualmente: o Big Data. Basicamente, temos à disposição hoje em dia, uma riqueza de dados e métricas que não possuíamos antes. É possível captar informações sobre a audiência e medir, com precisão, onde está o público-alvo de uma marca. Para a publicidade, trata-se de uma oportunidade valiosa para fazer negócio e obter melhores resultados.

Vantagens do modelo programático

A mídia programática surge unindo os conceitos de Big Data e automação. Basicamente, toda a negociação e análise é feita por algoritmos. Eles levam em consideração o público-alvo e as maneiras para conseguir atingi-lo. Por exemplo, se a audiência buscada de uma marca está em um portal específico, não faz sentido anunciar em uma página diferente, que tenha maior audiência. Audiência total não é tão importante quanto ter um público alinhado com os objetivos da marca.

Levando em consideração estes conceitos, a mídia programática consegue realizar negociações em tempo real com outros algoritmos e gerar anúncios muito mais estratégicos e capazes de proporcionar resultados melhores. Os espaços publicitários são selecionados em um esquema parecido com o de um leilão, de forma que a marca que oferece mais acaba entrando.

Por se tratar de um conceito ainda muito novo na publicidade, a mídia programática ainda não foi adotada completamente pelas grandes marcas. E isso pode representar uma oportunidade única para aquelas que tiverem um pensamento estratégico mais apurado. Este é o momento de avaliar as vantagens da mídia programática e conquistar os seus objetivos.

Conforme a tecnologia evolui, a publicidade também encontra maneiras de trabalhar de forma mais eficiente para atingir os seus objetivos. Com sistemas cada vez melhores, será possível anunciar diretamente para o público mais interessado em um determinado tema, aumentando consideravelmente as conversões. As empresas que embarcarem primeiro nesta tendência poderão aproveitar os benefícios antes dos seus concorrentes.
E então, você ainda ficou com alguma dúvida sobre o que é mídia programática? Não deixe de escrever para nós através do espaço de comentários!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

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