A pandemia provocada pelo coronavírus (covid-19) promoveu uma transformação em diversos setores. Do dia para noite, aqueles empreendedores que estavam fora da internet, tiveram que descobrir alternativas e migrar o serviço para a rede mundial de computadores. Alguns resistiram, mas enxergaram que durante a crise a internet se mostrou como uma aliada para ajudar a manter os negócios. Para muitas empresas, agora, o principal desafio é aplicar o marketing digital durante essa crise para colher os resultados na retomada da economia.
O momento está gerando movimentos distintos no mercado, com aqueles preocupados com o pós-crise e que estão segurando os investimentos e, aqueles que estão planejando a retomada. O momento é de analisar o comportamento do mercado de acordo com o segmento de cada um e, a partir disso, usar a ponderação para direcionar os esforços.
Repensar 2020 é uma tarefa necessária e, nisso, é preciso reprogramar as campanhas definidas para os próximos meses. Mesmo diante das dificuldades, é preciso saber que pulverizar os investimentos pode não significar resultados, por isso, procure conhecimento, estudar o mercado e avaliar as prioridades. Isso é fundamental para não gerar custos desnecessários, sem ter um retorno satisfatório. Nesse período de crise, a maneira que os empreendedores encaram as dificuldades pode influenciar a relação com os consumidores no futuro.
Criar conteúdos relevantes para o público alvo pode ser uma estratégia certeira para as empresas atravessarem o momento e, lá na frente, colher os resultados desse esforço. Se posicionar no mercado digital é uma forma de se tornar mais relevante, não adianta apenas aparecer, mas sim, posicionar a marca. Com o desespero batendo na porta de muitas empresas, há o descuido de gerar conteúdo aleatório, sem focar no objetivo do negócio, para atrair todo tipo de pessoa. Nesse momento não é uma boa estratégia. Por isso, que criar o conteúdo relevante para a pessoa certa é fundamental, isso vai facilitar a conexão com o cliente.
Diante desse cenário, o esforço tem que se concentrar nos canais onde os consumidores estão. Tente aproveitar os produtos e ofertas e destacá-los, demonstre empatia e cuidado, ofereça uma experiência alternativa ao cliente e aproveite o poder das plataformas digitais. Use seus canais para conversar com o cliente e divulgar as ações que a empresa está adotando nesse momento, isso ajuda a manter as pessoas informadas e ligadas ao seu produto.
Se manter ativo nas redes digitais com um plano de marketing bem estruturado será a saída para driblar o momento de incertezas. Com boas informações, canais atualizados e empatia em um momento de crise, vão fortalecer a relação e, possivelmente, gerar novos leads quando tudo isso acabar. O momento é complicado e cheio de dúvidas, mas lembre-se que vai passar.