Data Science como dados podem ajudar a sua empresa

Data Science: como dados podem ajudar a sua empresa

Quando o assunto é Data Science, muitos empreendedores ficam desconfiados em como a geração de dados pode ajudar na empresa.

Essa impressão pode prejudicar muito o crescimento de um negócio promissor, principalmente, quando uma base riquíssima de informações é deixada de lado.

Dados são a base para que um negócio tenha robustez e influência na atuação dentro de um determinado segmento. A partir dos dados, é possível ter acesso a uma série de informações que irão auxiliar os negócios.

  • Qual a taxa de adesão de novos clientes?
  • Em que etapa os consumidores desistem da compra?
  • Quais necessidades do cliente a empresa consegue resolver?
  • Qual a melhor hora de mudar de produto?

Esses são apenas alguns dos questionamentos que podem ser esclarecidos facilmente com o uso de dados. O artigo de hoje aborda uma área presente nas maiores empresas do mundo capaz de compilar milhares de informações e organizá-las de diferentes formas: o Data Science.

O que é Data Science e pra que serve?

O Data Science é uma área que aborda diversos profissionais e ferramentas de programação voltadas para estudo e análise de dados econômicos, financeiros e sociais. Sua principal função é detectar padrões capazes de responder questionamentos e obter insights para resolver ou identificar possíveis problemas.

O Data Science e a sua empresa

O questionamento mais comum é: quando realmente será preciso aderir ao serviço e contratar uma equipe especializada em Data Science nas empresas de menor porte? E por mais simples que pareça a resposta, ela é clara: a qualquer momento.

Quando uma empresa decide por estruturar e organizar os seus dados ela está investindo no futuro dos negócios. Afinal, depois que os dados são tabelados, eles podem ser usados diversas vezes ao longo de muito tempo, formando padrões que antes seriam impossíveis de serem observados no cotidiano.

Todo mundo que tem um celular e acessa a internet está indiretamente fornecendo dados constantemente. E são milhares de informações valiosas.

Existem ferramentas de análise como o Machine Learning e a Inteligência Artificial que recomendam produtos e conteúdo do interesse do consumidor.

O fato de todos já estarem inseridos nesse universo mostra que o medo de utilizá-lo não se sustenta, logo, quanto antes um empreendedor aprender a usar a força dessas análises, mais cedo ele poderá usufruir de seus benefícios. E quais são eles?

1- Melhoria na segurança dos dados

O primeiro grande benefício é lidar com uma problemática vigente nas empresas. A proteção e manutenção dos dados da empresa e dos consumidores. Independentemente se existe uma  organização vigente, dados são gerados e por consequência armazenados em algum local. Vale lembrar que com a Lei Geral de Proteção a Dados (LGPD), esse assunto ficou ainda mais sério.

Dessa maneira, é preciso manusear os dados de forma responsável para não serem obtidos por pessoas erradas. O Data Science ajuda as empresas a se prevenir de invasões e possíveis perdas de dados relevantes.

2- Auxílio na tomada de decisões

Muitos têm medo de dar aquele passo à frente, mas isso só ocorre pela falta de conhecimento. Mensurar os riscos é essencial para tomar uma decisão importante. Ter dados organizados e padrões analisados geram segurança e auxiliam gerentes e diretores a tomarem decisões relevantes.

3- Ajuda no marketing da empresa

O marketing de qualquer negócio precisa ter um banco de dados com o perfil do consumidor, base de análises, público-alvo, preferências, etc. Essas informações vão ajudar a tornar as ações mais efetivas. Estruturar os dados e disponibilizá-los para a equipe de marketing vão auxiliar na criação de diferentes estratégias e conteúdo para atingir o público.

O Data Science não é uma equação complexa, mas uma área assim como tantas outras que exerce um papel essencial dentro de uma empresa. Compreender sua função ajuda na construção de uma empresa sólida, assertiva e focada no sucesso dos negócios.

 

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL