A pandemia de covid-19 acelerou diversos processos dentro das empresas, especialmente, aqueles ligados à tecnologia. As transformações nas estruturas de trabalho e o atendimento remoto foram só o começo para que muitas empresas percebessem a necessidade de adaptar os processos internos a uma nova era. Nesse contexto, a transformação digital aparece em 2021 em uma vertente essencial para prover mais desempenho às empresas, reduzir despesas e otimizar toda estrutura da organização na rotina de negócios por meio da contratação de profissionais de marketing digital.
Os processos estão migrando rapidamente para o ambiente virtual, no entanto, muitas empresas encontram barreiras para aplicar as transformações no ambiente corporativo. A principal delas pode estar ligada à cultura organizacional. As barreiras evolutivas dentro das empresas podem dificultar a transformação digital e limitar o campo de ação das novas tecnologias. Alguns departamentos podem enfrentar resistência nessa mudança para se adequarem aos novos processos, por isso, é preciso desenvolver uma cultura digital que proponha essa mudança nos processos de trabalho para que a transformação digital consiga gerar bons resultados. Com o recrutamento de executivos para transformação digital esse caminho pode ficar mais fácil.
Com a alta demanda pela modernização e reestruturação de departamentos de TI nas empresas, a contratação de profissionais de marketing digital cresceu. Um levantamento realizado pelo LinkedIn no ano passado, apontou que das 15 profissões em alta no Brasil, 13 são ligadas à área de tecnologia da informação. No entanto, encontrar profissionais capacitados requer atenção e cuidado, visto que 81% dos líderes têm dificuldades de localizar mão de obra qualificada por causa das mudanças provocadas pelos avanços tecnológicos.
Essas mudanças requerem profissionais capacitados e atualizados ao mercado de transformação digital para que possam conduzir a empresa por um caminho assertivo e de resultados. O recrutamento de executivos para transformação digital depende de uma estratégia que vai indicar quais as necessidades da organização, pois a transformação digital alinha mudanças de curto a longo prazo.
Para contar com o profissional adequado é necessário entender quais as demandas que ele vai se deparar. Nesse sentido, o suporte de uma consultoria especializada pode ser crucial nessa jornada ao selecionar os melhores profissionais do mercado que estejam em sintonia com as necessidades da organização.
É imprescindível ter foco alinhado às estratégias digitais para fazer um hunting de executivos. Ter um planejamento mínimo vai impactar na escolha desse profissional, com objetivos claros, papéis e responsabilidades do cargo, competências e um plano bem elaborado de carreira e conhecimento. Cada empresa estará em um fase diferente dessa transformação, por isso, é tão necessário identificar qual será o papel do profissional de TI dentro da cultura organizacional, nesse caso, procurar por especialistas na área é crucial para obter sucesso na seleção.
A transformação digital vai impactar profundamente a estrutura cultural da empresa, seja no time de colaboradores ou nos processos digitais da organização. Eficiência e resultado são o foco dessa mudança, por isso, esse trabalho deve ser desenvolvido por profissionais atentos ao mercado e que estão em constante atualização. A melhor maneira de manter a empresa conectada a esse mundo digital é por meio de uma consultoria especializada que dará todo o suporte às necessidades empresariais no hunting de executivos da área.
Somos focamos em conectar talentos e empresas para atingir os melhores resultados. Solicite uma proposta aqui.
* Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.