[:pb]Com a chegada da internet o comportamento de compra dos consumidores foi revolucionado. Atualmente, as pessoas utilizam a rede como ferramenta de comunicação e consumo. No entanto, muitas empresas perdem diariamente várias oportunidades de gerar vendas por não investirem numa presença on-line consistente.
O marketing digital é uma excelente alternativa para as marcas que desejam alcançar a sua audiência de maneira ampliada mesmo com recursos limitados. Afinal, é muito mais barato divulgar os produtos e serviços no ambiente digital se compararmos o investimento necessário para esse tipo de ação nos meios off-line.
Ou seja, construir uma presença digital de sucesso é fundamental para as empresas que desejam fidelizar os seus clientes e atrair novos, principalmente, diante do cenário econômico em que vivemos. Por isso, separamos a seguir as principais razões para investir imediatamente nas estratégias de marketing digital e garantir o sucesso do seu negócio.
Segmentação eficaz
Sabemos que a internet tem o poder de atingir milhões de pessoas, entretanto, mais importante do que isso é alcançar o seu público-alvo. De nada adianta tentar se comunicar com todo mundo, e desperdiçar a chance de conversar com as pessoas que realmente tem potencial para adquirir o seu produto ou serviço. Por isso, segmentar criteriosamente a sua persona é fundamental para uma atuação de sucesso.
Com algumas táticas de marketing digital é possível filtrar o perfil do público que você deseja atingir em uma campanha para assegurar resultados positivos. No Facebook é possível segmentar por localização, idade, gênero, língua, profissão, formação academia, comportamento e se as pessoas já são ou não fãs de sua página. Já no LinkedIn Ads, por exemplo, a empresa pode selecionar diversas informações como, cargo, segmento, entre outros dados para filtrar o seu público-alvo na configuração de um anúncio e lançar uma campanha vitoriosa!
Custo acessível
Já não é novidade que para anunciar na internet uma empresa não precisa de muitos recursos. O Facebook é um exemplo de como é possível criar um anúncio impactante investindo apenas R$ 5,00 por dia. Além de atrair novos clientes, o ambiente digital é excelente para estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes.
Ainda no Facebook Ads é permitido criar uma publicidade voltada para a própria base de fãs. Considerando, por exemplo, que algumas daquelas pessoas farão aniversário nos próximos sete dias, a marca pode configurar uma campanha de desconto exclusivo ou brinde promocional para estes clientes, por um custo muito acessível.
Embora não seja necessário investir alto para construir uma presença digital, é importante elaborar um planejamento estruturado para garantir resultados positivos com a internet.
Autoridade no mercado
Outra vantagem que o marketing digital oferece, é a oportunidade da empresa se tornar uma referência no segmento de atuação. Através de algumas táticas de conteúdo, SEO, criação de anúncios em redes sociais, entre outras ações, os consumidores passam a enxergar o negócio como autoridade do segmento.
Este é o caminho recomendado para conquistar uma audiência e se relacionar com ela até o momento da venda e pós-venda. Quando a empresa alcança essa credibilidade fica muito mais fácil vender e alcançar cada vez mais clientes, pense nisso!
Cada vez mais consumidores utilizam a internet para tomar a decisão de compra. Se antigamente era preciso consultar o vendedor desde o início do processo, hoje a situação mudou radicalmente. Milhões de pessoas buscam por informações na rede diariamente e se a sua empresa não estiver lá, você perderá muitas chances de alavancar o seu negócio. Portanto, invista no marketing digital como um aliado poderoso na busca pelo sucesso!
Gostou do artigo? Conheça outras dicas no nosso post sobre 4 estratégias de marketing digital para usar na sua empresa!
Por Sandra Turchi*
*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.
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