[:pb]A internet transformou o comportamento do consumidor diante das diversas marcas presentes no mercado, já que o cliente se tornou mais crítico e mais informado. Hoje, é possível pesquisar, comparar e ver críticas e avaliações sobre as marcas e produtos com um simples clique. É o consumidor com muito mais poder de escolha e decisão. Já comentamos sobre essa mudança no artigo sobre estratégias de inbound marketing. Algumas dúvidas podem surgir, mas é importante entender como o branding digital pode agregar valor à marca da sua empresa para que ela esteja sempre presente no pensamento do consumidor, saindo na frente da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Confira:
Entendendo o que é branding digital
O branding se refere à construção de uma marca frente a percepção do cliente. E no caso do digital, é a criação, manutenção e posicionamento da sua identidade da na internet. O branding digital fortalece a gestão dos negócios para agregar valor à marca e aumenta a fidelização do cliente. Abrange diversos processos, sejam eles de pesquisa, lançamento de novos produtos, reposicionamento ou conversão de possíveis clientes em consumidores. A comunicação da empresa com o cliente é uma das formas de apresentar seu posicionamento e seus valores.
Não há uma receita pronta de sucesso. O objetivo principal do branding é fazer com que a marca seja referência em seu segmento, destacando-se da concorrência. Além disso, um branding fortalecido atrai clientes em potencial, transformando-os em consumidores fidelizados e aumentando o lucro do seu negócio.
Gerando soluções e valor à marca
A internet é um ambiente globalizado, de massa. Porém, é também um espaço para o consumidor exercer sua individualidade, liberdade e vontades, através de pesquisas, reclamações, sugestões e interações. Analisar e acompanhar o trajeto do cliente no seu site e redes sociais é agregar mais informações sobre o comportamento e interesse do seu público-alvo.
Com isto, a sua empresa pode reverter alguma reclamação em tempo hábil, conhecer melhor o público e fidelizá-lo, ou ainda, usar da criatividade para atrai-lo em novas ações. A empresa deve trabalhar com esses dados de forma dinâmica e interativa. Geri-los e transformá-los em resultados é essencial para agregar valor à marca.
Focando no cliente e nos resultados
Tenha um site atualizado e amigável para navegação em smartphones, ou seja, um site com design responsivo. A sua empresa também precisa de perfis em redes sociais que permitam a interação com o consumidor. Se quiser investir em marketing de conteúdo, crie um blog, atualize-o com conteúdo relevante, ampliando o canal de informação, gerando mais fluxo para o site da empresa e até estreitando o relacionamento com o consumidor.
É importante segmentar o perfil desse cliente de acordo com o seu comportamento nos canais de interação da empresa. Fortaleça a equipe de vendas do seu negócio com informações relevantes dos consumidores em potencial. Essas informações podem ser favoráveis no processo de compra e retenção destes.
Procure continuar aprendendo sobre o assunto e não deixe de nos acompanhar!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.
[:en]A internet transformou o comportamento do consumidor diante das diversas marcas presentes no mercado, já que o cliente se tornou mais crítico e mais informado. Hoje, é possível pesquisar, comparar e ver críticas e avaliações sobre as marcas e produtos com um simples clique. É o consumidor com muito mais poder de escolha e decisão. Já comentamos sobre essa mudança no artigo sobre estratégias de inbound marketing. Algumas dúvidas podem surgir, mas é importante entender como o branding digital pode agregar valor à marca da sua empresa para que ela esteja sempre presente no pensamento do consumidor, saindo na frente da concorrência. Quer saber mais sobre o assunto? Confira:
Entendendo o que é branding digital
O branding se refere à construção de uma marca frente a percepção do cliente. E no caso do digital, é a criação, manutenção e posicionamento da sua identidade da na internet. O branding digital fortalece a gestão dos negócios para agregar valor à marca e aumenta a fidelização do cliente. Abrange diversos processos, sejam eles de pesquisa, lançamento de novos produtos, reposicionamento ou conversão de possíveis clientes em consumidores. A comunicação da empresa com o cliente é uma das formas de apresentar seu posicionamento e seus valores.
Não há uma receita pronta de sucesso. O objetivo principal do branding é fazer com que a marca seja referência em seu segmento, destacando-se da concorrência. Além disso, um branding fortalecido atrai clientes em potencial, transformando-os em consumidores fidelizados e aumentando o lucro do seu negócio.
Gerando soluções e valor à marca
A internet é um ambiente globalizado, de massa. Porém, é também um espaço para o consumidor exercer sua individualidade, liberdade e vontades, através de pesquisas, reclamações, sugestões e interações. Analisar e acompanhar o trajeto do cliente no seu site e redes sociais é agregar mais informações sobre o comportamento e interesse do seu público-alvo.
Com isto, a sua empresa pode reverter alguma reclamação em tempo hábil, conhecer melhor o público e fidelizá-lo, ou ainda, usar da criatividade para atrai-lo em novas ações. A empresa deve trabalhar com esses dados de forma dinâmica e interativa. Geri-los e transformá-los em resultados é essencial para agregar valor à marca.
Focando no cliente e nos resultados
Tenha um site atualizado e amigável para navegação em smartphones, ou seja, um site com design responsivo. A sua empresa também precisa de perfis em redes sociais que permitam a interação com o consumidor. Se quiser investir em marketing de conteúdo, crie um blog, atualize-o com conteúdo relevante, ampliando o canal de informação, gerando mais fluxo para o site da empresa e até estreitando o relacionamento com o consumidor.
É importante segmentar o perfil desse cliente de acordo com o seu comportamento nos canais de interação da empresa. Fortaleça a equipe de vendas do seu negócio com informações relevantes dos consumidores em potencial. Essas informações podem ser favoráveis no processo de compra e retenção destes.
Procure continuar aprendendo sobre o assunto e não deixe de nos acompanhar!
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.
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