Capacitação do time de vendas para o uso do marketing digital - digitalents

Capacitação de times de vendas para o marketing digital

Capacitação do time de vendas para o uso do marketing digital

O mercado digital está se expandindo rapidamente e, cada vez mais, acirra a competitividade entre as empresas. Isso está provocando uma onda de investimentos na capacitação do time de vendas para alcançar objetivos ainda maiores.

Um bom vendedor não nasce pronto, apesar de muitos terem talento para tal, é preciso lapidá-lo como um diamante bruto e, para que isso seja em busca da joia perfeita, será preciso a ajuda de diversos agentes necessários nessa transformação. Para aumentar o nível de vendas da sua empresa, existem estratégias e atividades que precisam ser elaboradas.

Com a proximidade do final do ano as projeções para o mercado são animadoras. Por isso, cresce a necessidade de treinar os colaboradores tornando-os capazes de captar um número maior de novos consumidores. Esse movimento pode trazer resultados significativos para o seu negócio, ainda mais com o uso do marketing digital.

No artigo de hoje, mostraremos as principais estratégias de capacitação de vendas para uso do marketing digital, utilizadas pelas maiores empresas do mercado.

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Pensando pelo lado individual, é preciso se ater ao processo de aprendizagem. Afinal, cada vendedor irá absorver os treinamentos de maneira diferente, alguns mais e outros menos. Isso cria a oportunidade de cada um destacar-se dentro da equipe e, uma vez criado, há espaço para a competitividade dentro dos times.

Um ambiente competitivo deve manter a equidade dos recursos para que todos tenham as mesmas possibilidades atingir os melhores resultados, isso aumenta de forma considerável a produtividade dos colaboradores. Promover incentivos e bônus também são fundamentais para manter a equipe engajada.

Muitos empreendedores, infelizmente, mantêm a ideia de que investir no treinamento da equipe e na capacitação dos colaboradores é um gasto desnecessário com investimentos que não podem ser empregados. Para eles, a obrigação é somente dos interessados em cargos mais altos. Devido a isso, é necessário enfatizar que essa prática pode colaborar para um descompasso entre os interesses da empresa e dos colaboradores. Adiantar-se às necessidades do mercado e aproveitar boas equipes é a maneira mais rápida e menos custosa de conseguir resultados assertivos. Somente dessa forma será possível otimizar os processos e eliminar as lacunas.

O que é um treinamento da equipe de vendas e por que investir?

O mercado é volátil, ou seja, muda conforme o cenário político, social e empresarial. No mundo digital, por exemplo, houve um crescimento exponencial nas vendas pela internet. Milhares de empresas tiveram que buscar diferentes formas de realizar algum tipo de treinamento da equipe de vendas, marketing digital ou atendimento ao cliente.

Todo grande gestor de equipe precisa saber as carências existentes dentro do seu time. Por isso, os treinamentos têm como objetivo testar novas metodologias e capacitar os colaboradores para que se adaptem aos mais diferentes tipos de situações que podem surgir no decorrer do processo.

Infelizmente, muitas empresas ignoraram a capacitação do time de vendas e perceberam resultados negativos, bem diferente daqueles percebidos pelo varejo online. Por isso que todo o negócio precisa investir constantemente na capacitação individual de cada colaborador, além da capacitação do time como um todo.

Capacitação de times com foco no marketing digital:

Primeiro passo é que o time de vendas esteja muito bem integrado com o time de marketing, já que devem trocar experiências e alinhas as estratégias, principalmente as que possuem foco no mercado digital. E capacitar é permitir que cada colaborador aprenda de fato a realizar a tarefa que for demandada. O objetivo principal é promover esse aprendizado para aplicá-lo na sua empresa de diferentes formas e em cenários diversos.

Veja alguns temas interessantes para os profissionais de vendas:

  • Estratégias de Marketing Digital e e-commerce;
  • Digital Trade Marketing;
  • Marketing de conteúdo e estratégias de SEO;
  • Inbound Marketing.

Esses cursos podem desenvolver o conhecimento dentro do processo de vendas como: tratamento com o cliente, criação de conteúdo, atração de leads, dentre outros.

Um exemplo que pode ser explorado é um treinamento de marketing digital focado na construção de novas ações para o inbound. Dentro do que foi definido para o novo cliente, será necessário criar novas landing pages para efetivar as estratégias de captação de leads — clientes em potencial.

A escolha dos tipos de ações dos treinamentos de marketing a serem utilizadas dependerá de tempo hábil para que tudo seja feito.

O ano está acabando…
Faltam poucos dias para o fim do ano e o mercado está cada vez mais aquecido. As projeções são positivas e imagina-se que haverá um crescimento no consumo de praticamente todos os setores.

Devido a realidade do momento, as pessoas estão cada vez mais criteriosas com relação a escolha das empresas de consumo. Por isso, o treinamento das equipes e a capacitação de líderes e gestores devem ser tratados como prioridade máxima pelas empresas, somente desse modo será possível conquistar um número maior de vendas no final do ano.

Por que buscar ajuda especializada?
Não basta ter capital para investir, também, é essencial que você saiba o que fazer com esse recurso. Na busca pelas melhores soluções muitos empreendedores acabam se perdendo por não terem a ajuda adequada.

A Digitalents é uma empresa especializada em consultoria e marketing digital, além de oferecer treinamentos para a sua área. São diversos serviços que ajudam seu negócio a prosperar no mercado, como: recrutamento de novos talentos, cursos e treinamento in company, palestras sob demanda para empresas e instituições com foco em inovação, dentre outros.

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