Campanhas por geolocalização: como fazer e quais os benefícios

Empresas que já entenderam a importância do marketing digital para o seu crescimento e vantagem competitiva buscam sempre novos recursos para se destacar na internet. A geolocalização é um recurso que permite aprimorar as campanhas virtuais, por meio da segmentação do mercado e consequente maior assertividade.

O endereço IP (Protocolo de Internet), que é basicamente o número de identificação de um computador na internet, e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) ativado em dispositivos móveis são os dois principais mecanismos que possibilitam as campanhas de geolocalização.

O IP e o GPS dos potenciais consumidores fornecem dados muito relevantes aos especialistas em marketing digital. Através deles, é possível identificar o perfil do usuário, suas preferências e interesses.

Mas o que é geolocalização?

A geolocalização é o recurso que possibilita identificar a localização de uma pessoa ou objeto em um espaço específico de coordenadas. Existem várias formas de definir a geolocalização e, atualmente, localizar pessoas através dos seus dispositivos como GPS, AGPS, também conhecido como GPS Assistido, GSM, uma localização feita através de ondas de rádio, e o Wi-fi.

O recurso pode ser aplicado tanto para uso pessoal quanto para empresas. Por exemplo, é possível localizar smartphones roubados se as configurações de geolocalização estiverem ativadas neles. Já para o mundo corporativo, a vantagem está na possibilidade de realizar campanhas de marketing para públicos específicos, isto é, de realizar o geomarketing.

Como fazer geomarketing

A geolocalização pode ser usada em diferentes segmentos de mercado. A importância dela para o marketing existe à medida que o recurso permite direcionar conteúdos relevantes para públicos específicos, conforme o perfil e interesses do consumidor em um momento específico.

Deixar claro para o cliente que o que ele necessita ou deseja está geograficamente próximo a ele é uma maneira estratégica de a empresa anunciar e é útil ao internauta. O geomarketing substitui a propaganda invasiva pelo marketing eficiente e, por isso, deve ser explorado pelas marcas que querem se destacar no mercado.

A geolocalização pode ser explorada pelos profissionais de marketing de quatro maneiras: pelos clientes que estão próximos ao ponto de venda, pelos que estão dentro do ponto de venda, pelos que já visitaram ou ainda pelos que demonstraram algum interesse em visitar o estabelecimento.

Estão entre as possibilidades de fazer geomarketing:

  • Sites: pedir a localização do usuário quando este entra em um site é uma maneira bastante conhecida de fazer geomarketing. Nesse caso, o usuário pode decidir se quer compartilhar informações de localização e, caso aceite, o site poderá apresentar conteúdos específicos.
  • Check-ins: as redes sociais apresentam vários recursos para fazer check-in em um determinado lugar. Nesse caso, o papel da empresa é facilitar o check-in do usuário, seja através da disponibilização de Wi-Fi gratuito ou da criação de uma fanpage bem estruturada.
  • Geofencing: é o conteúdo apresentado em tempo real conforme a movimentação do internauta detectada pelo GPS. A empresa pode explorar dados do trânsito e outros que sejam interessantes para o usuário conforme a localização, através de aplicativos específicos.
  • Geotargeting: é a segmentação de público por meio da localização. Google AdWords e Facebook Ads são alguns meios de fazer geotargeting, já que eles fornecem dados a partir do IP dos seus usuários.

Vantagens

A principal característica da geolocalização é impactar consumidores antes, durante e após o momento da compra. A possibilidade de causar impacto ao usuário na ocasião mais apropriada é o que qualifica a otimização da campanha por geolocalização.

Conheça algumas das vantagens de utilizar o recurso para fazer marketing:

Aprimoramento de campanhas

Ter informações detalhadas sobre o consumidor potencial facilita o planejamento de campanhas de marketing, bem como favorece a tomada de decisões estratégicas. A campanha planejada com base em dados reais e precisos garante o sucesso do investimento, além de impulsionar as vendas imediatas, no caso do uso da geolocalização.

Aperfeiçoamento do negócio

Utilizar a geolocalização pode também apresentar dados que vão além dos objetivos de marketing. O recurso pode informar preferências do usuário as quais dizem respeito ao produto ou serviço em si, o que pode gerar um relatório de análise bastante útil para os gestores.

As empresas podem verificar os horários que os clientes mais frequentam o estabelecimento, compram o produto ou utilizam o serviço. Com isso, podem melhorar a qualidade de suas ofertas, a partir do que os seus consumidores priorizam.

Realizar campanhas de marketing eficientes hoje em dia significa estar em constante atualização com os recursos tecnológicos e saber escolher os mais adequados para cada objetivo. O geomarketing deve ser explorado pelas empresas que buscam impulsionar suas vendas e garantir a presença digital positiva.

Sucesso!

Comentários