A aproximação da marca com os consumidores é de suma importância para que o engajamento e os resultados apareçam ao longo do tempo. O mercado atual exige uma quebra de distância entre a empresa e o cliente, que por sua vez está cada vez mais exigente com o conteúdo que consome no dia a dia, buscando além de qualidade e preço, uma identificação com a marca e seus ideais.
Há uma trilha importante para que os conteúdos possam efetuar essa aproximação até que a relação resulte em vendas, é necessário cativar a atenção, gerar engajamento e despertar o interesse do consumidor e depois de conseguir chegar na casa do cliente, entregar conteúdos relacionados ao pós vendas para manter esse cliente envolvido com a sua marca.
1 – Presença nas Redes Sociais
Hoje com a Expansão Digital, cada vez mais os consumidores estão ligados nas redes sociais, seja para comunicação pessoal, profissional e principalmente em busca de conteúdos relevantes para a sua necessidade do momento.
O cliente que deseja efetuar uma compra, tende a pesquisar feedbacks nas redes sociais da empresa, comportamento e resolução perante a problemas que possivelmente poderão aparecer. Novidades do mercado, também são um grande ponto de atenção dos consumidores na hora de decidir qual marca irão consumir.
2 – Infográficos
Os infográficos são utilizados para ajudar os consumidores a assimilarem de forma mais rápida conteúdos mais profundos, pois o cérebro processa informações visuais primeiro.
Além disso, os consumidores confiam mais em empresas que usam dados e métricas para mostrar problemas e formas de resolução do produto e encaram essa marca como autoridade no assunto.
3 – Vídeos
Os vídeos utilizam praticamente a mesma base do infográfico: assimilação de conteúdo de uma forma mais ágil através de recursos visuais. Porém os vídeos são mais utilizados para demonstrações de produtos e serviços, deixando os consumidores mais predispostos a efetuar a compra após assisti-lo.
É importante esclarecer no vídeo todas as dúvidas que recebem dos clientes, mostrar o diferencial do produto e o porque a sua marca difere das demais.
4 – Estudos de Casos
Essa forma de conteúdo é muito visada por consumidores que tem dúvidas em qual empresa apostar as suas fichas, buscam esses estudos para avaliar o método e taxa de resolução do fornecedor.
O estudo de caso é uma das táticas que mais atraem prospects para a empresa, afinal ninguém deseja comprar um produto/serviço que não irá realmente funcionar para a sua necessidade.
5 – Pós Venda
A relação do marca com o comprador não pode acabar após a venda do produto, precisa existir uma relação de fidelidade. É necessário a marca nutrir o comprador de conteúdos extras, assim ela sempre será lembrada, se tornando Top Of Mind.
Essa comunicação pós venda deve ser feita de forma humanizada, para que o consumidor se sinta cada vez mais próximo e compreendido pela marca.
Apenas para concluir, o conteúdo que gera interesse aos consumidores é aquele que foge do óbvio, pondere em investir em confiança, história da marca e outros pontos para que não seja somente mais um texto só para venda.