Você é um profissional do marketing digital e está procurando recolocação no mercado de trabalho? A boa notícia é que essa área vem crescendo a olhos vistos e promete continuar aquecendo o mercado brasileiro. E não é para menos, afinal, estamos na era digital, não é mesmo?
Mas para conseguir uma recolocação profissional e alcançar sucesso na carreira, é preciso estar atento a algumas orientações mais do que importantes — essenciais. E é isso que vamos mostrar no artigo de hoje, portanto, continue lendo e confira as nossas dicas!
Estude as redes sociais
As redes sociais são hoje como um segundo mundo para as pessoas. Você pode ter certeza que grande parte das pessoas que você encontrar nas ruas da sua cidade certamente tem um perfil seja no Facebook, Instagram, Linkedin, Pinterest, ou, quem sabe — e muito provável — em todos eles! As redes sociais já fazem parte da vida de pessoas, inclusive ajudando muito nas estratégias de marketing da grande maioria das empresas.
Portanto, se você quer se recolocar no mercado, é necessário conhecer bem sobre cada uma das redes sociais e saber o foco delas — existem redes sociais voltadas para imagens, outras para o mundo profissional, como o LinkedIn. Se você ainda não tem esse conhecimento comece a aprender agora mesmo!
Pró-atividade
Hoje em dia as relações de trabalho estão cada vez mais dinâmicas e eficazes. A rotina de trabalho mudou, assim como os velhos padrões de trabalho. Uma das características mais valorizadas nos profissionais nos dias de hoje é a pró-atividade. Nunca vá atrás de um superior ou colega para resolver alguma situação sem nem ao menos tentar resolver sozinho. Ser proativo significa querer aprender, ter iniciativa para encontrar a solução de um problema a qualquer custo e, somente em último caso, pedir ajuda.
Atualização constante
Se você acha que já aprendeu tudo que podia, acredite: alguma coisa está errada. É preciso estar em constante ritmo de aprendizado, buscando novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades. Se você fica durante 6 meses “parado no tempo”, saiba que nesse período milhões de profissionais buscaram aprender coisas novas e podem passar na sua frente.
Dessa maneira, seja curioso e desenvolva o hábito de se atualizar sempre. Faça cursos de marketing digital, inicie estudos de outros idiomas, participe de palestras e workshops e troque conhecimento com outros profissionais da área. Um currículo atualizado é meio caminho andado para a recolocação profissional.
Networking
Essa é uma das dicas mais importantes quando o assunto é recolocação profissional, não só em marketing digital, mas em qualquer área do mercado. Estar em constante relacionamento com pessoas da área aumenta — e muito! — as chances de esbarrar em uma oportunidade interessante. Para isso, converse com pessoas da sua área, mostre interesse, demostre todo o seu talento e pró-atividade e boa sorte!
Em um primeiro momento, a recolocação profissional pode parecer difícil, mas seguindo essas dicas e buscando sempre novos conhecimentos, com certeza, você estará em breve atuando na posição que deseja no mercado. Não deixe para amanhã e comece já!
Por Sandra Turchi
Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.