Dicas para captar leads e vender mais

Dicas para captar leads e vender mais

O mercado digital cresce cada vez mais com o passar dos anos. Isso deve-se pelo aumento contínuo de novos empreendimentos na internet. Os acontecimentos dos últimos anos potencializaram diversos segmentos a se adaptarem ao mercado digital. Porém, quantidade e qualidade são bem diferentes. Muitos negócios fecham simplesmente pela falta de conhecimento de seus gestores.

Muitos erros na captação de leads para a empresa resultam em números negativos para os negócios. Lead é um termo utilizado no mundo do marketing digital para referenciar clientes em potencial, ou seja, pessoas que ainda não se tornaram clientes efetivos, mas podem vir a se tornar.

A estratégia de marketing mais conhecida para lidar com leads é o Inbound Marketing.  Trata-se de uma série de ações que visam construir uma relação entre empresa e os possíveis consumidores.

Esse artigo abordará algumas dicas de como captar novos leads para vender mais produtos e a importância de ter pessoas divulgando a marca mesmo sem ter comprado nada dela.

 A importância dos leads

 A primeira dica para captar novos leads e consequentemente vender mais é compreender a importância deles. Existem várias etapas e qualificação dos leads. Em geral, são pessoas que consomem diariamente as publicações da marca. Isso envolve interagir com elas, compartilhá-las e falar sobre com amigos e familiares.

Essas publicações podem ser feitas em diferentes ramos de atuação da empresa como as redes sociais. O objetivo é atrair novas pessoas para que elas se interessem pelo conteúdo.

Posteriormente, uma série de outras ações podem levá-las até a página de compras do negócio. A empresa que não dispõe de leads acaba por não ser conhecida no mercado. Repare que em diversos momentos em que há uma roda social as pessoas falam sobre marcas e assuntos que sequer consumiram alguma vez.

Agora que sabemos a importância desses leads, vejamos algumas técnicas utilizadas para captá-los.

Redes sociais, blogs e outros

O Inbound Marketing é composto por cinco etapas, são elas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender;
  • Analisar

A captação de leads está presente nas três primeiras, ou seja, é preciso atrair, converter e se relacionar com clientes em potencial. Para realizar essas etapas são elaborados posts nas redes sociais, artigos em blogs e interações com conteúdo no site da marca. É importante frisar que cada empresa é mais forte em uma determinada área do marketing.

Uma empresa de jogos pode ser mais relevante nas redes sociais, enquanto uma concessionária de carros é mais forte no site institucional. Tudo vai depender do estudo a ser feito do segmento do seu negócio. O fato é que as redes sociais, os blogs e o e-mail marketing são armas poderosas na captação de novos leads.

Há também a possibilidade de oferecer conteúdo gratuitos como PDFs exclusivos ou Webinars para pessoas acompanharem os conteúdos, consequentemente, elas deixarão informações que poderão fazer parte do banco de dados da empresa em uma ação de marketing.

Para saber quais as melhores estratégias para serem utilizadas em determinadas situações é necessário elaborar um plano de marketing. Desse modo, as ações são mais assertivas e o risco de se complicar no futuro é menor. Conquiste espaço no mercado atraindo novos leads para seu negócio.

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