A grande empresa de Mark Zuckerberg, o Facebook, ganhou destaque recentemente por ter anunciado uma série de investimentos em uma nova tecnologia de realidade virtual, o metaverso.
Não é somente o Facebook que entrou nessa onda, mas a Microsoft e o Roblox também. Essas big techs compreendem que essa é a próxima etapa da rede mundial onde as pessoas mudarão totalmente a maneira como se comunicam.
O que é metaverso?
Diversos filmes e desenhos já tentaram demonstrar um pouco do que seria o metaverso. Em 2018, Ready Player One, produzido por Steven Spielberg, mostrou um jovem num mundo totalmente digital em busca do sucesso. O desenho japonês Sword Art Online também trouxe à tona personagens que utilizam um capacete tecnológico e entram em mundos diferentes para se relacionar com o metaverso.
O interessante desse novo modelo é a possibilidade de tocar as pessoas e ter uma imersão muito maior que a que se tem nos dias de hoje. No universo digital do metaverso as pessoas interagem entre si por meio de avatares virtuais, como ocorre com os aparelhos de realidade aumentada, porém em um nível jamais visto.
A ideia é construir todo um universo 3D onde a comunicação, negócios e diversão são feitos de forma imersiva. A maior dificuldade é conseguir construir tudo isso de forma detalhada e interativa. Por mais que exista um grande investimento de tempo e dinheiro, acaba sendo uma tarefa bem difícil.
A ideia é conseguir fazer tudo que se possa imaginar
Imagine um formando do Ensino Médio que acaba perdendo o contato com diversos amigos devido a necessidade de estudar em uma universidade no exterior. Sem poder vê-los, presencialmente, eles decidem se encontrar no cinema do metaverso. Todos os amigos pegam um aparelho e entram no universo digital. Nele, todos são representados por um avatar criado por eles mesmos. O cinema poderá ser pago por criptomoedas, assim como poderão comprar uma casa, ou um avião.
“Você será capaz de fazer quase tudo que possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje”, disse o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg.
Todas as plataformas do Facebook, como o Instagram e o Whatsapp, serão compatíveis com o novo universo. Desse modo, nenhum meio de comunicação utilizado hoje será desativado ou cairá em desuso.
O metaverso virá em quanto tempo?
A chegada mundial do 5G, a internet mais veloz já vista no mundo, possibilitará com que os problemas mundiais de internet sejam resolvidos com o decorrer do tempo. Esse é um grande passo para concretização do metaverso.
Porém, dentre as dificuldades existentes para sua implementação estão a criação de um hardware de preço acessível que possa englobar esse novo sistema, não se sabe ainda o que será. Em filmes e desenhos costuma ser um capacete tecnológico. Se a ideia é ser uma rede para todos, será necessário agregar qualidade com valor baixo e isso é difícil.
O Facebook também passa por problemas ligados a escândalos de exposição de dados pessoais, o que poderia ser um problema em uma rede onde pode ser feito literalmente tudo. Sem falar na criação de todo o universo e as leis que deverão reger todo esse novo mundo.
A ideia é incrível, mas ainda há muito a ser estudado e compreendido antes de finalmente colocá-la em prática, por hora, somente teorias e informações divulgadas pelas empresas que estão desenvolvendo o metaverso.