No mundo digital, são muitas as plataformas que visam auxiliar empreendedores a compreender e mensurar o comportamento do consumidor e da concorrência.
As redes sociais são o ponto de encontro, a “praça” que reúnem os internautas e também ótimos locais para coleta de dados relevantes para qualquer negócio, como engajamento, citações, feedback, SAC online, etc.
Neste artigo você conhecerá as principais ferramentas de monitoramento de redes sociais, tal qual sua funcionalidade para a sua empresa. Confira:
BuzzSumo
A BuzzSumo foi desenvolvida para medir o “buzz” social, ou seja, os temas que mais têm sido discutidos nas redes. É uma ferramenta muito interessante para buscar assuntos relevantes no momento e criar conteúdo relacionado para os usuários, gerando maior engajamento.
HowSociable
Se você quer saber a influência das marcas nas plataformas sociais, essa é a ferramenta certa.
Baseada em um algoritmo que considera o número de interações (como curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques no link, etc.) e as citações feitas pelos internautas, a HowSociable também é grande aliada do marketing de conteúdo, já que os filtros permitem que você acompanhe a performance de qualquer termo.
Scup
Criada para monitorar, gerir e acompanhar o atendimento ao cliente nas redes sociais, é uma das ferramentas mais completas do mercado. O Scup também oferece treinamentos gratuitos, além de ter disponibilidade para acompanhamento de conversas relevantes em 13 redes sociais.
É possível programar postagens e mensurar a reputação da marca por meio de comentários nas plataformas disponíveis.
Sprout Social
Uma ferramenta de gestão e recolhimento de informações, a Sprout Social permite o acompanhamento de hashtags e palavras-chave, criando relatórios bem completos que permitem ao empreendedor analisar o desempenho do negócio nas redes sociais.
Ela também permite a publicação em plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.
SocialBakers
Provavelmente a mais importante ferramenta de monitoramento em caráter global, a SocialBakerspermite ao empreendedor descobrir a popularidade das marcas nas redes sociais, e tem excelentes filtros de segmentação com base em categorias, além de permitir selecionar períodos específicos de desempenho.
Excelente para avaliar a concorrência e a performance digital da própria empresa.
SumAll
A ideia dessa ferramenta é permitir que o empreendedor observe as principais métricas, ou seja, os KPIs considerados fundamentais para um negócio. O grande diferencial da SumAll é que é possível acompanhar mais de 50 redes sociais diferentes.
Hootsuite
São muitos os recursos disponíveis no Hootsuite: agendar postagens, avaliar o engajamento, interagir com os usuários, fazer relatórios, monitorar termos, criar campanhas, entre outros.
Também há a possibilidade de cadastrar múltiplos administradores, fazendo com que as funções sejam mais bem definidas dentro do time de marketing
Google Analytics
Voltada para a análise de websites em geral, o Google Analytics também possui recursos que indicam as fontes de tráfego, incluindo as redes sociais.
Desse modo, se a sua finalidade é levar os internautas a uma página de destino, é possível verificar de onde as suas visitas estão vindo, ou seja, o desempenho de cada plataforma.