Com a alta competitividade do mercado, os profissionais precisam estar constantemente se reinventando, construindo conhecimentos e desenvolvendo competências para aumentarem sua empregabilidade. Uma das formas de fazer isso é através de um aconselhamento profissional, onde é possível reavaliar sua atual situação e identificar oportunidades de carreira que possam ser mais atrativas e rentáveis.
Existem diversas modalidades de aconselhamento profissional e o interessado deve apenas identificar quais são suas possibilidades e assim escolher uma ou mais estratégias para melhorar o seu posicionamento de mercado. No artigo de hoje você verá algumas possibilidades de realizar um aconselhamento profissional. Continue acompanhando e confira!
Estruturação de currículo
Partindo do mais básico, a estruturação de currículo ainda é um tema difícil para muitos profissionais que não sabem ao certo como mencionar suas experiências e habilidades de maneira atrativa para os potenciais empregadores. Com o auxílio de um profissional, é possível destacar suas competências, habilidades e experiências de maneira a passar credibilidade e confiança para o mercado, galgando, assim, melhores posições.
Posicionamento em mídias sociais
As mídias sociais fazem parte das nossas vidas, mas muitas pessoas passaram a se expor indevidamente na internet, criando um efeito negativo na hora da contratação. Para saber exatamente como utilizar esses recursos em prol dos seus objetivos profissionais, o interessado pode contatar um especialista na área e traçar uma estratégia de posicionamento nas mídias sociais a fim de elevar sua visibilidade como profissional e demonstrar todo o seu know how sem se comprometer com temas de cunho pessoal.
Marketing pessoal
O marketing pessoal é essencial para que o profissional tenha destaque em um mercado tão acirrado. Entre tantos profissionais competentes, como demonstrar que você é o melhor? Durante o desenvolvimento do plano de marketing pessoal, o profissional tem a chance de descobrir seus pontos fortes e fracos e aproveitar esse conhecimento para tornar sua imagem mais atrativa para o mercado.
Assessment
No assessment o profissional passa por uma avaliação de perfil e potencialidades, identifica suas competências e comportamentos e estrutura um plano de melhoria e desenvolvimento para certas características. O objetivo deste tipo de aconselhamento profissional é elevar suas potencialidades e torná-lo mais preparado para o mercado, com maior autoconhecimento.
Coaching
A orientação através do coaching leva o profissional a refletir sobre sua história e sua carreira até o momento, estabelecendo objetivos futuros e definindo metas e prazos para conquistar o objetivo almejado. O coach é quem orienta esse autoconhecimento, contribuindo com sua experiência e conhecimento para motivar e ensinar o coachee os caminhos para chegar onde deseja.
Entrevista simulada
Uma das maiores barreiras dos profissionais para galgar novas posições no mercado é a entrevista. Saber como comportar-se, o que falar, o que não dizer, são muitas vezes empecilhos para o sucesso. Neste sentido, participar de sessões de entrevista simulada permite que o profissional trace estratégias de atuação e ganhe mais confiança para mostrar suas competências e habilidades em oportunidades vindouras, adequando melhor o seu discurso.
Negociação em processos seletivos
A hora da proposta de trabalho é uma das mais importantes para o profissional. É onde ele deve estar seguro o suficiente para dizer sim ou não ou ainda tentar rever alguns pontos da proposta para conquistar melhores condições de trabalho. Para que o profissional tenha essa segurança, é possível participar de um aconselhamento profissional em negociação em processos seletivos, que visa justamente dar subsídios para que o profissional possa negociar sua nova colocação de maneira adequada e condizente com o mercado, sem perder a credibilidade perante o contratante.
Essas são algumas das possibilidades que o Aconselhamento de Carreira oferece. Para saber mais, entre em contato com a equipe de consultadores da Digitalents.
Por SandraTurchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora a Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.