O ano de 2020 foi de muitos desafios para a grande maioria das empresas. Algumas tiveram que se reinventar do dia para a noite, outras, já estabelecidas, aprimoraram as estratégias digitais e, muitas, mergulharam em um universo completamente novo. Esse foi o caminho que os empreendedores tiveram que percorrer para superar as dificuldades impostas pela pandemia de covid-19. De certa forma, todas tiveram que superar as dificuldades que surgiram com o protagonismo que as redes sociais e o e-commerce ganharam.
Diante disso, muitas ferramentas digitais foram fundamentais para a implantação de novos processos e a consolidação de estratégias para atrair leads e apostar nas conversões. Se o ano impôs um futuro incerto, as estratégias digitais jogaram luz sobre o caminho para alcançar o sucesso.
A seguir, listamos seis estratégias digitais que fizeram a diferença ao longo do ano.
SEO
Essa pode ser uma estratégia muito conhecida pela maioria dos empreendedores virtuais, no entanto, em 2020, a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet ganhou uma importância ainda maior. As pessoas passaram mais tempo conectadas e consumiram mais por meio da internet, com isso, a busca por produtos e serviços foi intensa nos sites de pesquisas. Com um posicionamento mais assertivo nos rankings de pesquisa, a conversão em mais vendas e a conquista de leads reforçou a importância das estratégias de SEO.
Marketing de conteúdo
Nunca foi tão importante produzir conteúdos relevantes para a sua marca. Essa continua sendo uma ótima maneira de fidelizar clientes e atrair leads para o seu negócio. As ferramentas disponíveis mostraram que existem diversas maneiras de produzir conteúdos, seja em vídeo, texto, áudio ou fotos para redes sociais. É possível diversificar a maneira de conversar com seu público aumentando a autoridade no assunto. Além disso, é uma opção para otimizar a ferramenta de SEO para o seu negócio.
Mobile marketing
No Brasil, a maior parte de todo o tráfego virtual vem de smartphones e tablets. Essa é uma realidade que tende crescer com o passar do tempo. Neste ano, os números aumentaram ainda mais. Por isso, é necessário ter um site responsivo, caso contrário, irá perder clientes. Ter um site que se adapta aos diversos tipos de telas e aparelhos permitindo uma visualização mais facilitada irá dar maior visibilidade à sua empresa.
Redes Sociais
Marcar presença nas redes sociais é uma maneira de estar próximo ao seu cliente. Com o compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram e Facebook, viraram ótimas alternativas para divulgar o próprio negócio. Neste ano, as redes acompanharam os sucessos de lives, memes e dividiram até a angústia pelo isolamento social, por isso, fique de olho nessa ferramenta que só tem a crescer no mundo, claro, com uma estratégia digital assertiva para que você não desperdice recursos e tempo.
Marketing de Influência
Com a ascensão das redes sociais, os influenciadores digitais ganharam um papel de destaque. Eles estão em alta, seja pela irreverência, estilo de vida ou o conhecimento sobre determinado tema, com isso, conseguem atrair milhões de seguidores. E para o seu negócio, isso pode representar mais confiança para a marca, já que eles conseguem deter a atenção das pessoas podendo fazer a diferença na hora de converter uma ação. Usar influenciadores também pode ser uma alternativa às ações publicitárias fugindo da publicidade convencional.
Inbound marketing
As ações tradicionais de publicidades estão perdendo espaço entre alguns públicos, por isso, para uma boa estratégia, o inbound marketing surge como uma ação que vai de encontro ao público alvo.
Diferentemente do outbound, onde as empresas vão até os consumidores, no inbound é o cliente quem procura a empresa após se interessar por aquilo que ela compartilha. O conteúdo será dedicado a persona de acordo com cada etapa até a finalização da compra. Nessa estratégia o conteúdo é personalizado, pois assim vai conseguir atrair clientes para o negócio.