6 Dicas para alavancar resultados com SEO

Estar presente na internet é bem diferente de ser conhecido ou ter audiência no mundo virtual. As estratégias de marketing digital para atrair o seu público devem incluir táticas específicas de otimização, a fim de se obterem melhores resultados nos sites de busca.

O bom posicionamento de sites, blogs e e-commerce nos resultados do Google demanda investimentos em SEO, ou seja, em otimização para mecanismos de busca. Destacar-se de forma orgânica, sem precisar investir em anúncios, está diretamente relacionado a explorar as técnicas de SEO conforme os interesses da marca e os fatores de rankeamento do Google.

O que é SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas de otimização para páginas da internet, como sites, blogs e e-commerce. Tais técnicas têm como objetivo atingir bons rankings orgânicos nos buscadores, isto é, de forma gratuita para as páginas, visando o aumento do tráfego e autoridade.

Fazer uso das técnicas de SEO é essencial para garantir a visibilidade no meio virtual. Cabe destacar que a consequência do bom posicionamento nas páginas de busca vai além do aumento da audiência, pois pode atrair ainda clientes potenciais e conversão em vendas.

Como alavancar resultados

A otimização para mecanismos de busca de páginas na internet amplia significativamente as oportunidades de negócios. Veja seis dicas de como utilizar as técnicas de SEO para melhorar o posicionamento de sua marca no Google:

1) Escreva conteúdo relevante

A importância de se pensar nos mecanismos de busca no momento de elaborar um texto para web é tão grande quanto a relevância que o conteúdo deve ter para o leitor. Os visitantes da sua página podem – e vão – contribuir para o aumento da sua audiência se o seu site ou blog disponibilizar conteúdo que realmente lhes interessam.

A boa qualidade e o tamanho do conteúdo, além de gerar comentários, compartilhamentos e principalmente conversão em vendas, garantirão um resultado positivo no rankeamento, por causa do tráfego e autoridade. O Google, por exemplo, desconsidera conteúdos duplicados e textos traduzidos sem revisão, penalizando os sites que praticam essas ações.

2) Pesquise as palavras-chave

Trabalhar com uma palavra-chave que não está sendo buscada resultará em um esforço em vão. O ideal a se fazer para ter sucesso na otimização da sua página é pesquisar as palavras-chave mais buscadas pelo seu público-alvo antes de começar a realizar as técnicas de SEO.

Existem várias ferramentas de SEO que apresentam as palavras-chave mais utilizadas assim como Semrush, Google Keywordplanner, Keyword Tool, entre outras. As palavras encontradas devem ser trabalhadas tanto nos conteúdos postados quanto na arquitetura do site.

3) Promova uma boa experiência

Favorecer a experiência do usuário é uma das principais estratégias de marketing digital de maneira geral. O consumidor moderno recebe muitas informações ao mesmo tempo e, portanto, seleciona as que lhe são disponibilizadas de maneira mais leve e facilitada.

Simplificar a navegação dos visitantes inclui deixar as páginas com carregamento instantâneo e otimizá-las para dispositivos móveis. A promoção da boa experiência do usuário influencia diretamente no posicionamento dos buscadores, o que faz aumentar a audiência da página.

4) Pense em um bom snippet

Snippet é o conjunto de textos de uma página específica que aparece na tela de resultados do Google. O snippet é composto por um título, uma descrição e uma URL (endereço da página).

Recomenda-se utilizar a palavra-chave no título, que é um dos principais influenciadores do posicionamento das buscas. A descrição não interfere no posicionamento de uma página do Google, contudo, deve ser bem redigida e atrativa para gerar uma taxa mais alta de cliques. A URL pode ser trabalhada com a palavra-chave, além de ter nomes intuitivos e compreensíveis.

5) Crie cross-links

Encontrar textos que tenham relação direta em diferentes páginas do seu site e relacioná-los através de links também é uma técnica de otimização para os mecanismos de busca. A criação de cross-links, como são denominados os links internos de uma página, também contribuem para aumentar o tempo de permanência do visitante no site.

6) Foque no link building

Construir uma boa relação com administradores de outras páginas faz parte de uma das principais estratégias de otimização. O link building, ou a tática para conseguir que o site seja citado em outras páginas, é uma das principais ações praticadas pelos especialistas em SEO.

Os links em sites externos indicando para sua página têm extremo valor no cálculo dos algoritmos dos buscadores. Além disso, a posição do link no site externo, o texto ao redor e a quantidade de vezes que o link da sua página aparece também somam para os resultados de busca.

Trabalhar com SEO é um desafio diário, pois os fatores de rankeamento do Google mudam constantemente e é preciso estar sempre atento à atualização deles para manter sua página no topo dos resultados. A otimização bem realizada e atualizada é capaz de manter o seu site nos primeiros resultados de busca, o que contribui para o sucesso do marketing digital da sua empresa.

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