por que as principais empresas do mercado utilizam headhunting para suas vagas estratégicas

Por que as principais empresas do mercado utilizam headhunting para suas vagas estratégicas

A escolha certa de talentos pode ser decisiva para a estratégia de negócios e, por isso, as principais empresas do mercado, independente de seu porte, utilizam headhunting para suas vagas. Depoimentos de executivos que buscam a Digitalents provam isso.

Ou seja, esse não é um artigo teórico, extraído de algum tipo de pesquisa ou tendência de mercado – é a pura realidade do mercado brasileiro e internacional, já que muitas dessas companhias ultrapassam as fronteiras com sua atuação.

Neste artigo do Blog da Digitalents, você vai se deparar com as falas de pessoas estratégicas na operação de marcas que buscam nossos serviços de recrutamento e que dividem um pouco dessa experiência.

Foco e profissionalismo

“O trabalho da Digitalents é bastante dirigido e profissional”, relata o CEO da Sportlink, Adriano Gelli.

O mundo corporativo brasileiro está bem estruturado e, certamente, as companhias possuem robustas equipes de Recursos Humanos dentro dos quadros de empregados, além de processos eficientes e já validados.

Ainda assim, as empresas usam headhunting no preenchimento de posições estratégicas em seus negócios. Na prática, isso significa buscar um agente externo à realidade da companhia para cumprir essa missão.

Por que isso acontece?

São vários os cenários e as perspectivas relacionadas a essa questão. O fato é que o mercado de headhunters está extremamente aquecido ao redor do mundo e que, nos últimos anos, a transformação digital o tornou ainda maior e assertivo.

Os recursos mais modernos de comunicação online, as redes sociais e as plataformas profissionais nesse ambiente, por exemplo, movimentaram o cenário de hunting, proporcionando, além de muitos dados, uma ampliação da visão dos recrutadores.
Ao colher esse número muito grande de informações disponibilizadas, com as melhores ferramentas disponíveis, é possível realizar uma busca muito eficiente.

Com a análise desses dados, a vaga para a empresa será preenchida atendendo aos requisitos de forma muito fiel. E os profissionais de headhunting são capacitados para esse tipo de jornada.

Aliás, essa é uma das respostas para essa pergunta inicial. Quando se busca um apoio externo ao time de RH, a empresa soma, automaticamente, as experiências desses profissionais gabaritados, com pleno conhecimento para encontrar talentos.

Dedicação total em hunting

“Mais uma vez ajudou nossa empresa a resolver os problemas”, revela o diretor na Visual Set, Daniel Ricardi.

O subtítulo fala em dedicação total e, por mais óbvia que a colocação acima possa parecer, essa costuma ser uma dor frequente dos departamentos de RH de grandes companhias. Pode ser considerado também, como um dos motivos por que grandes empresas utilizam o headhunting.

Nem sempre se enquadra no escopo da companhia manter recrutadores internos full time. Sendo assim, muitas vezes buscar, recrutar e contratar talentos passa ser uma responsabilidade secundária.

Por outro lado, quando se fala em posições estratégicas para uma empresa, essa questão passa a ser primária – e decisiva – para encontrar a pessoa certa para as metas estabelecidas para o negócio.

Outra vantagem desse tipo de escolha é poder definir, de forma exata, quais as áreas e habilidades que buscam nesse novo profissional que vai integrar o time. Nem sempre, a estrutura interna tem expertise nessas habilidades específicas, o que pode ser exigido com mais facilidade de um headhunter.

Do início ao fim

“Nos serviços que utilizamos sempre tivemos o respaldo e informações necessárias sobre o processo, do início ao fim”, afirma a coordenadora de RH do Grupo Supley, Rosana Cristina Scopelli Chagas.

É muito comum ouvir de pessoas que buscaram preencher alguma vaga de uma determinada empresa que, em algum momento do processo, ficaram perdidas ou, ainda, que foram ignoradas.

Algumas jornadas de contratação envolvem etapas longas e abertas que, muitas vezes, acabam recebendo um número muito mais abrangente de candidatos, tornando a tarefa menos assertiva.

Esse tipo de controle pode se transformar em um gargalo para a companhia, com riscos de arranhar, até mesmo, a forma como os futuros candidatos olham para essa organização.
Nas mãos de uma equipe de hunting, como a Digitalents, essa jornada é bem definida e passa a ser percorrida de forma transparente, com o maior número de dados disponíveis ao contratante.

É a chamada relação “ganha-ganha”: a empresa encontra o talento que tanto busca e aquele que é contratado também consegue o seu objetivo, sem maiores desgastes.

As melhores ferramentas e habilidades

“Todos os envolvidos da Digitalents foram muito prestativos e pacientes em relação a demanda que tínhamos”, afirma Felipe Bazon, CEO da agência Hedghog.

Atualmente as empresas utilizam headhunting para as suas vagas estratégicas, pois esses profissionais vão oferecer as melhores competências e ferramentas na busca de um talento.
Essas práticas, como citado anteriormente, vão receber forte influência da transformação digital dos dias atuais – esses recursos foram incorporados nas melhores práticas desse segmento.

Dentre essas possibilidades estão recursos como:

  • Mapeamento de candidatos;
  • Softwares de análise comportamental;
  • Plataformas de recrutamento;
  • Chatbots;
  • Redes sociais;
  • Inteligência Artificial (IA).

Esses foram alguns depoimentos e algumas reflexões que mostram por que as empresas utilizam headhunting para preencher suas vagas estratégicas. Quer saber mais sobre essas dinâmicas e conhecer nosso portfólio? Fale com a Digitalents clicando aqui.

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