Usar headhunting para contratar talentos é uma medida cada vez mais procurada para otimizar processos, reduzir tempo na seleção e fazer escolhas mais assertivas.
Neste artigo do Blog da Digitalents é possível entender melhor qual a função de um headhunter e por que utilizar esse serviço.
No entanto, mais que compreender o conceito, é interessante ver as vantagens práticas desse tipo de caminho corporativo, tomado pelos principais players do mercado, na hora de buscar a pessoa certa para uma posição estratégica.
Escrever uma espécie de guia sobre como usar headhunting para contratar talentos, sua importância e papel decisivo nos negócios, é uma chance de explorar de forma mais abrangente esse assunto fundamental.
Posição estratégica e decisiva no mercado digital
Como contratar o gerente ideal? O líder de equipe mais competente? Um diretor de Marketing Digital para a condução de suas estratégias de negócios?
Essas são funções mais comuns e que, nas últimas décadas, representaram vagas preenchidas com a ajuda de diversos headhunters ao redor do planeta, inclusive pela própria Digitalents.
Hoje é correto dizer que o mundo dos negócios mudou muito e que, com a digitalização dos processos e cenários, é cada vez mais frequente a busca de operadores para segmentos específicos desse ecossistema.
Para se ter uma ideia, o time de hunting da Digitalents se especializou na análise de mercado para posições centrais na operação do mundo digital.
Quer exemplos?
Um executivo para revolucionar a área de marketing digital de uma grande empresa mais tradicional.
Cargos específicos e fundamentais para a escalada em vendas e representatividade de um e-commerce.
Posto de logística, para aumentar a operação e a capilaridade, reduzindo chamados de SAC.
Lideranças em planejamento estratégico digital, para fazer com que a companhia agisse de igual para igual com outros players.
Nomes assertivos para postos de inovação e tecnologia, para colocar a mão na massa, sem enrolação ou propaganda enganosa. É o headhunting para um novo mundo!
Como encontrar o profissional certo para seu negócio
A resposta para essa pergunta pode valer, literalmente, R$ 1 milhão – ou até mais.
No mundo dos negócios, apesar do momento tecnológico que estamos vivendo, permeado por robôs e pela inteligência artificial (IA), ainda existe uma dependência muito forte das pessoas.
As pessoas de uma corporação são o centro do desenvolvimento dos serviços. Nesse âmbito, é importante destacar a figura dos profissionais de gestão.
Cargos executivos e de liderança passam a ter um olhar ainda mais sensível. A condução dos trabalhos obedece a uma cadeia de influência, onde os melhores resultados têm forte relação com peças-chave na condução da operação.
Os mega talentos
Ao observar as histórias por trás das grandes companhias de tecnologia do planeta, das chamadas big techs, não é incomum notar que, muitas vezes, o mesmo executivo passa a atuar em produtos distintos.
E aqui não estamos falando apenas da área de tecnologia. É muito comum que profissionais competentes sejam escalados para missões em segmentos completamente distintos.
Note que ele não precisa conhecer, tecnicamente, 100% do produto que vai desenvolver – mas são líderes capazes de coordenar de forma assertiva um time técnico responsável pela entrega.
Quais as competências ideais para um líder
Dentre as qualidades que se espera de um executivo ou gestor, é fundamental apresentar competências como:
- Liderança inspiradora;
- Comunicação assertiva;
- Pensamento estratégico;
- Gestão de mudanças;
- Visão de futuro;
- Inteligência emocional;
- Empatia;
- Tomadas de decisão;
- Gerenciamento de crises.
Para citar apenas alguns pontos de uma função que deve harmonizar essas características.
À frente de um time, ter o equilíbrio dessas capacidades de condução de pessoas, pode ser decisivo para os próximos passos de uma empresa.
Não só isso. Além de ser capaz de tirar um projeto do papel, dentro do prazo e dos melhores custos; é preciso entender como manter a roda girando e, ainda, ter a melhor tomada de decisão quando as coisas não vão bem. Mas como detectar essas qualidades em um candidato?
Headhunting para contratar talentos
O headhunter ou profissional de headhunting é plenamente capacitado para fazer os mais diversos tipos de leitura de um candidato ideal para uma vaga no mundo corporativo.
É um conhecimento que vai lidar com diferentes caminhos na busca pela pessoa que melhor se encaixe na função esperada.
Esse tipo de escolha no mundo corporativo tem se mostrado mais eficaz do que caminhos tradicionais de seleção em RH.
Em tempos de LinkedIn e outras plataformas de gestão de talentos, é muito comum a abertura de vagas e a utilização de filtros e caminhos para se chegar ao candidato ideal.
No entanto, não é novidade nenhuma dizer que nesse tipo de processo escolhido prevalece uma abertura a um público maior e mais abrangente, que vai exigir uma triagem intensificada, muitas vezes feita por meio de automação e inteligência artificial.
E esse é um caminho do futuro, cada vez mais utilizado e com bons resultados.
No entanto, para vagas estratégicas e posições relevantes para o futuro do negócio, é fundamental a escolha de uma equipe especializada de hunting na busca de um profissional que dê match com os anseios da diretoria.
Como os headhunter encontram as pessoas ideais
O nome em português é caçador de talentos e, se for buscar a origem do termo, é evidenciada uma postura proativa de quem ocupa essa função.
Usar headhunting para contratar talentos significa ter uma pessoa especializada nessa procura, fazendo isso ativamente, nos caminhos mais assertivos existentes.
Aqui estão pontos diferenciais importantes como:
Pesquisa de mercado
Um entendimento profundo do segmento a ser explorado, com base em um briefing detalhado por parte do cliente.
O headhunter busca entender exatamente o que é preciso para o preenchimento daquela posição estratégica. Ele sabe que há muito em jogo nessa colocação.
Networking
Acredite, nenhuma plataforma digital, no momento, supera o conhecimento de mercado de um profissional de hunting que esteja ativo no segmento em que se propõe atuar.
São times que ficam acompanhando a movimentação de cada segmento, entendendo as competências tanto de quem está disponível quanto dos que estão atualmente empregados hoje.
Abordagem
Aqui reside um grande diferencial do que motiva usar headhunting para contratar talentos. Não significa, apenas, receber currículos ou encontrar pessoas disponíveis para ocupar a vaga.
O headhunter faz a abordagem em pessoas que estão hoje no mercado, atuando em outras empresas, para entender o que seria necessário para que esse profissional assumisse um novo desafio.
Nesse tipo de abordagem estão mudanças radicais no futuro de empresas inteiras.
Como contratar um headhunter Digitalents
Se as informações acima fizeram a diferença para a realidade e, principalmente, para os próximos passos da sua empresa, produto ou serviço, é hora de buscar talentos por meio de headhunting.
A Digitalents possui expertise no mercado brasileiro e internacional, com a capacidade e a capilaridade necessárias para trazer o talento digital que faltava para seu time.