A tecnologia facilita a vida das empresas, mas também pode confundir em alguns pontos, como na escolha da melhor mídia digital para se investir. São tantas opções que a vontade é utilizar todas, contudo, uma mídia digital eficaz para uma empresa pode não ser para outra.
É aí que entram considerações como conhecer o público-alvo, conhecer o mercado e definir estratégias e objetivos para o marketing digital da empresa. Definidos estes parâmetros, chega a hora de estabelecer os canais de interação com o cliente. E agora? Qual escolher?
Redes Sociais
As redes sociais estão em alta pela velocidade com que distribuem a comunicação e obtêm retorno, medindo em tempo real os resultados de uma determinada ação. As redes sociais com maior investimento de marketing são o Facebook e o Twitter, seguidos do Youtube, de acordo com pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, em 2014.
Para saber em qual rede social investir, analise o perfil do seu público-alvo e verifique se ele realmente usa aquela plataforma, seja Facebook, Twitter, Linkedin, Instragram, Google+ ou qualquer outra rede social.
Mídia Mobile
O ambiente mobile tem muito a oferecer às empresas em inovação e prospecção de clientes, pois seu consumo só tende a aumentar nos próximos anos. De acordo com o IAB – Interactive Advertising Bureau – 73% das pessoas utiliza uma segunda tela enquanto vê TV, ou seja, manipula um dispositivo mobile (smartphone, tablet, etc) enquanto realiza outra atividade.
Outro dado relevante é que o Twitter ainda domina o ambiente mobile, com 80% de seus usuários acessando a plataforma direto de smartphones e outros dispositivos. Esta revelação, feita pela empresa em seu microblog e divulgada também pelo jornal Folha de São Paulo denota a importância da empresa interagir por meio desta rede social ao mesmo tempo que oferta outros tipos de conteúdo mobile.
TV Corporativa ou Digital Signage
Monitores com uma programação pré-aprovada, onde você exibe publicidade, merchandising, notícias e outros tipos de informação de interesse para o seu público. Distribuídos em locais de grande circulação de pessoas, os monitores com digital signage atraem pela beleza e interação, enviando o cliente direto para a sua empresa.
Para saber se esta é uma boa mídia digital para a sua empresa investir, é preciso conhecer os hábitos do seu cliente. Alguns estabelecimentos vendem o espaço em suas próprias TVs Corporativas, o que pode trazer vantagens para o seu empreendimento.
Banners
Os banners em sites de grande acesso na internet trazem bons retornos para as empresas que trabalham com e-commerce por exemplo. Ao exibir um conteúdo relevante ou uma promoção atrativa, seu banner funciona como porta de entrada para o seu site. Para aumentar a taxa de conversão é importante ter uma boa estratégia de landing pages.
Blogs
Investir em blogs é investir em conteúdo de qualidade para atrair, reter e fidelizar clientes. Ao oferecer conhecimento que o seu cliente deseja, você o está atraindo para o seu negócio, divulgando sua marca e aumentando a sua taxa de conversão. Toda empresa deveria ter um blog, mas um blog funcional, atualizado constantemente, com temas relevantes para gerar boa interação. Se a sua empresa ainda não tem, pode começar sua estratégia por essa mídia digital.
As mídias digitais se tornaram tão efetivas no relacionamento com os clientes que são a maior aposta das empresas para os próximos anos. De acordo com o IAB, os investimentos em mídias digitais devem superar os 7 bilhões de reais em 2014 e deve crescer aproximadamente 25% em 2015.
Diante deste potencial enorme, saber qual a melhor mídia digital para a sua empresa exige um extenso trabalho de conhecimento tanto do mercado quanto do cliente, assim como também das tecnologias envolvidas em cada plataforma. Como este trabalho nunca para, é preciso analisar as tendências, testar a ferramenta, monitorar os resultados e ajustar o que for necessário, buscando sempre o feedback do cliente.
Por Sandra Turchi*
*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita um profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston.
Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas.