Vamos Falar De Comunicação E Marketing Na Era Digital

Vamos falar de Comunicação e Marketing na Era Digital?

O forte crescimento do marketing digital na última década tem influenciado dia a dia agências de publicidade, assessorias de imprensa e demais profissionais que trabalham com comunicação. O marketing digital passa por um constante processo de transformação, que apresenta tendências sempre inovadoras.

Marketing digital x marketing off-line

Manter a presença digital é fundamental para as empresas que querem aumentar seus lucros. Contudo, a comunicação on-line não pode ser realizada de qualquer maneira, uma vez que apresenta características peculiares as quais podem comprometer a sobrevivência da marca.

Observe as principais diferenças do marketing digital para o marketing off-line:

Alcance assertivo

Os meios tradicionais de propaganda, como a televisão e jornais, atingem um público amplo, sem um filtro. As plataformas digitais permitem um alcance assertivo, já que é possível especificar informações e criar a persona da empresa. Dessa forma, a mensagem chega no consumidor ideal.

Permanência

A informação veiculada na internet tem maior permanência, já que é possível encontra-la facilmente através de pesquisas simples. É o caso de sites, landing pages e até em redes sociais.

Custo-benefício

A análise dos resultados do marketing digital é feita com base em métricas e relatórios que apresentam dados detalhados. Dessa forma, além de poder avaliar a relação custo-benefício com dados, é possível ajustar o modo de fazer marketing e o tipo de investimento mês a mês, a fim de que o retorno seja mais lucrativo.

Estratégias importantes para a comunicação e o marketing

Investir em marketing digital significa trabalhar com boa estratégia e planejamento. Estar sempre atualizado das possibilidades de ferramentas a serem exploradas de forma que beneficiem a marca também é requisito básico, pois inovação é a palavra-chave dessa forma de promover um produto ou empresa.

Confira 4 estratégias importantes de comunicação e marketing digital que devem ser exploradas para que a sua marca saia na frente da concorrência:

1 Automação de marketing

A ferramenta também conhecida como marketing cloud, ou marketing “das nuvens”, permite a segmentação de público de alta performance, facilitando o trabalho do analista de mídia. Assim, o profissional de marketing ganha tempo para pensar em estratégias mais rentáveis e complexas, o que favorece a marca.

2 Comunicação personalizada

As estratégias de marketing digital permitem e exigem que seja feita uma comunicação personalizada com o público-alvo. A facilidade de promover produtos e serviços pela internet faz com que os consumidores sejam expostos a diversas marcas do mesmo segmento ao mesmo tempo, o que tornam os clientes mais exigentes.

O consumidor moderno espera ser tratado de forma exclusiva, pois o atendimento humanizado é o grande diferencial da comunicação realizada através de meios digitais. A comunicação personalizada é capaz de gerar bom relacionamento e fidelidade com a marca, além de ampliar as formas de divulgar novos produtos e serviços ao cliente potencial.

3 Canais integrados

Manter uma comunicação padronizada é fundamental na era digital, uma vez que os consumidores ficam expostos a diversos canais de comunicação simultaneamente. A geração mobile circula por lojas físicas, virtuais, redes sociais e aplicativos de maneira muito rápida, o que exige o profissionalismo das marcas ao fazer uso dos canais digitais.

A integração de canais permite que o consumidor confirme a veracidade de informações e tenha uma experiência positiva junto à marca, de modo que a relação entre empresa e cliente ganhe pontos para a fidelização.

4 E-mail marketing e funil de vendas

A estratégia de e-mail marketing está cada vez mais em alta, especialmente com a modernização das ferramentas de automação e criação de funil de vendas.

Enviar e-mails com qualidade, segmentação e de acordo com a etapa do funil adequada ainda é uma das ações digitais que garantem mais retornos para as marcas, principalmente com os mecanismos de análise de dados disponíveis. Receber e-mail personalizado ainda é uma das estratégias que mais envolvem clientes, os quais se sentem exclusivos.

A comunicação e o os canais digitais são munidos com novidades diariamente. Cabe ao bom profissional de marketing digital manter-se atualizado e incluir os novos canais e ferramentas nas suas estratégias, com foco nos objetivos de cada empresa e segmentos de mercado.

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