Benefícios do monitoramento de redes sociais para sua empresa

As empresas estão constantemente buscando novas estratégias para chegar até seus clientes, cada vez mais bem informados, de forma mais efetiva e duradoura, contudo, o cenário que se apresenta é cada dia mais complexo.

Compreender este cenário e tirar partido dele para construir relações mais eficazes com o público é a maneira certa de se posicionar na rede e criar mais e melhores oportunidades de negócios. Por esse motivo, o monitoramento de redes sociais vem sendo utilizado com afinco por profissionais de marketing digital e gerando resultados surpreendentes. Entenda quais podem ser os resultados e benefícios para sua empresa.

Monitoramento de redes sociais: muito mais do que dados sócio demográficos

O marketing tradicional sempre se utilizou de uma segmentação baseada em dados sócio demográficos, que indicam faixa etária, profissão, renda mensal, entre outros dados. Contudo, em tempos de redes sociais e uma participação cada vez mais ativa das pessoas na internet, essas características não bastam para determinar o comportamento do consumidor, suas preferências e hábitos de consumo.

É aí que entra o monitoramento de redes sociais, que visa acompanhar tudo o que os usuários curtem, compartilham e comentam nessas plataformas e transformar esse conhecimento em diferenciais para a sua empresa. Saiba o que você pode ganhar com isso logo abaixo:

Descobrir novos insights e melhorar as vendas

Os insights obtidos nas redes sociais são excelentes insumos para que a sua empresa aprimore as estratégias de marketing e vendas e possa dialogar com os clientes de uma maneira menos formal, mais humana e dedicada a atender as reais necessidades dessas pessoas.

Aprender quem é de fato o seu cliente

Ao monitorar as principais redes sociais do mercado, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google+, sua empresa aprende quem é o público que está em cada uma das plataformas, quais suas características em comum, o que gostam, o que compartilham, quais são suas percepções e opiniões.

Falar a linguagem do seu público

Além de ir mais fundo no perfil do seu público-alvo, com o monitoramento de redes sociais você passa a compreender a linguagem do seu público, adequando a sua própria linguagem para atrair mais pessoas para a sua empresa.

Persuadir sem invadir

Através do monitoramento de redes sociais você encontra também maneiras menos invasivas de persuadir o internauta a visitar seu site ou blog, identificando quais são suas principais dúvidas e criando conteúdo relevante e direcionado para ele.

Reduzir custos e focar em qualidade

Você pode, ainda, reduzir custos na medida em que identifica os melhores canais de relacionamento com o cliente, investindo mais tempo e recursos neles e determinando a combinação perfeita entre canais e mensagens para gerar mais vendas.

Identificar crises com antecedência

Hoje em dia as redes sociais viraram lugar de desabafo para frustrações e experiências malsucedidas com produtos e serviços, o que pode culminar em crises de imagem sérias para a empresa caso esta não saiba tratar o acontecimento da maneira adequada. Monitorando as redes sociais, sua empresa encontra tudo o que está sendo falado a seu respeito e pode agir proativamente na resolução de qualquer conflito antes que este se amplie.

E a sua empresa, já faz monitoramento de redes sociais? Você também percebeu algum outro benefício que não citamos aqui? Escreva através dos comentários!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br,  além de ser articulista de diversos portais.

 

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