Por que você deve investir no LinkedIn para alavancar sua carreira em 2018?

Faltam somente 40 dias para o fim de 2017! Essa é a hora de investir na sua carreira para começar 2018 com muito mais satisfação em seu trabalho.

O LinkedIn é uma rede social voltada para profissionais que desejam fazer networking, discutir negócios, publicar projetos realizados e, principalmente, para pessoas que buscam uma transição de carreira, ou ainda para recrutadores que desejam encontrar os melhores candidatos.

Ainda há pessoas que não utilizam todo o potencial dessa rede, seja por que não possuem uma conta ou, se a possuem, não a atualizam com frequência.

Por que usar o LinkedIn para buscar uma recolocação?

Muitas empresas utilizam apenas o LinkedIn como forma de recrutamento para uma posição, através da busca por palavras-chave, grupos, discussões e conexões.

É basicamente uma plataforma para elaborar um currículo online que pode garantir uma vaga na empresa ideal. Para atrair um recrutador é preciso ter um perfil completo e atualizado, fortalecer as habilidades e investir em palavras-chave, afinal, ele funciona como um buscador.

Dicas para tornar seu perfil mais atrativo

Se você deseja conquistar uma  nova posição no mercado de trabalho, ou buscar melhores oportunidades de trabalho, está na hora de manter seu currículo visível e atraente, usando todos os recursos que a plataforma disponibiliza para você. Pensando nisso, separamos 8 dicas para te ajudar:

  1. Foto atualizada

Esse item é básico, mas muitas pessoas não lembram de atualizar a foto de perfil. A imagem pessoal é importante para transmitir quem você é e qual sua postura profissional. Entretanto, nem sempre a foto precisa ser formal, depende muito da sua área de atuação e da mensagem que deseja passar ao mercado.

  1. Otimizando o perfil

Como mencionado acima, normalmente os recrutadores procuram seus candidatos através de palavras-chave relevantes. Portanto, é ideal otimizar o perfil para que você seja encontrado. Adicione os termos principais de busca em várias sessões do seu perfil e, principalmente, no resumo.

  1. Portfólio

Nas sessões de resumo, formação, experiências é possível adicionar vídeos, imagens, documentos com textos e links. Essa função permite que você coloque todos os projetos e trabalhos realizados no seu perfil.

  1. Anúncio de emprego

O LinkedIn possui um recurso de pesquisas avançadas, que permite a busca por empregos através de palavras-chave, setor, localização, função e muito mais segmentos. Através dos seus dados de pesquisa, essa plataforma sugere posições de acordo com seu perfil. Também é possível saber se uma conexão sua trabalha em determinada empresa colocando os filtros dessa plataforma.

  1. Atualizações da sua rede

Se mantenha atualizado com o feed de notícias que a sua rede compartilha. Assim, você se atualiza com notícias, vagas e dicas para sua carreira. Além disso, é um diferencial produzir conteúdo para se tornar relevante, ser uma referência para o seu feed também e chamar mais atenção dos recrutadores.

  1. Visitas no perfil

É sempre importante conferir o recurso “Quem viu seu perfil”. Essa ferramenta permite identificar os usuários ou empresas que visitaram sua página, dessa forma você pode se conectar, caso a pessoa seja interessante para fazer parte da sua rede de contatos.

  1. Menções

O LinkedIn também possui um sistema para fazer menções nas suas atualizações de status, parecido com o recurso do Facebook, Twitter e Instagram. Basta você colocar o @, seguido do nome da pessoa, ou empresa, e eles recebem a sua mensagem.

  1. Personalidade

O “Resumo do perfil” é um dos preenchimentos mais importantes para quem deseja encontrar uma boa vaga de emprego. Esse é o local em que você mostra um pouco sobre quem é você através da forma da escrita e de suas escolhas.

  1. Conexão

O LinkedIn é uma rede de conexões! Portanto, deixe a vergonha de lado e comece a se conectar com todas as pessoas que você conhece. Apenas dessa forma será possível aumentar seu networking pessoal.

  1. Entre diariamente

As pessoas normalmente entram todos os dias em suas redes sociais, mas acabam esquecendo do LinkedIn. É importante usar a rede diariamente para se manter atualizado!

Nessa área é importante colocar tudo que for mais relevante da sua vida profissional: um resumo do seu currículo, suas realizações, experiências, suas principais habilidades e até curiosidades, se acrescentarem algo para a sua personalidade. Nunca esqueça de colocar as palavras-chave nesse espaço!

Um perfil interessante e rico em detalhes é um diferencial para um recrutador te selecionar para uma vaga de trabalho. O LinkedIn é um dos melhores recursos para quem precisa de uma oportunidade para atrair a atenção das empresas. Não deixe de investir nessa plataforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *