Vídeo: sua importância para as estratégias digitais

Os vídeos vêm se firmando como uma importante ferramenta de divulgação para as marcas no ambiente digital nos últimos anos. Sejam vídeos curtos, publicitários, explicativos ou simplesmente para entreter e gerar brand awareness (conhecimento da marca), esse modelo de conteúdo é cada vez mais utilizado.

Prova disso foi o recente anúncio do Google informando que a empresa passará, a partir do primeiro trimestre de 2016, a oferecer publicidade em vídeos nas páginas de resultado de pesquisa. Continue lendo esse artigo e entenda por que o vídeo é fundamental para a sua estratégia de publicidade online!

Mudanças no Google e Facebook

Um dos principais indícios de que vale a pena investir em vídeos foram as mudanças realizadas por Facebook e Google em suas estruturas para privilegiar esse formato.

Enquanto a primeiro passou a privilegiar uploads diretos em seu sistema e oferecer dados concretos — como o número de visualizações de cada vídeo —, o segundo anunciou oficialmente a adoção de anúncios em vídeo em suas páginas de resultados.

Ou seja, assim como os anúncios em texto que você já vê nas páginas de resultado do Google, em breve verá, também, anúncios em vídeo. Isso representa uma grande oportunidade para empresas que desejam alcançar um público específico.

Os brasileiros querem vídeos!

Em estudo realizado pela empresa ComScore afirma que nosso país é o segundo maior do mundo em número de impressões mensais. Chamamos impressão toda vez que um anúncio é exibido na tela de um dispositivo (móvel ou desktop). Apenas no primeiro trimestre de 2015 foram 198 bilhões de impressões registradas.

Isso comprova como o público brasileiro não só está preparado, mas também está buscando mais comunicação através desse formato de mídia. Ainda, segundo o estudo, são cerca de 9 milhões de usuários conectados diariamente apenas em tablets e smartphones.

YouTubers e vloggers em alta

Outra prova do sucesso dos vídeos no Brasil são os números apresentados por canais como Porta dos Fundos e Parafernalha que em apenas algumas horas após subir um vídeo, contabilizam milhares de visualizações.

Além de uma prova objetiva do sucesso desse formato de mídia, essa realidade também representa uma boa oportunidade para as empresas, uma vez que é possível fechar uma parceria com um desses canais e atingir um público gigantesco.

Precisão na mensuração de resultados

Ao contrário dos meios tradicionais de publicidade, é possível obter informações precisas sobre os resultados de uma campanha no ambiente digital. E isso vai muito além do número de visualizações. É possível saber quanto tempo de vídeo as pessoas assistiram, de onde são, qual seu perfil demográfico e hábitos de comportamento, dentre outros dados muito importantes.

Essas informações possibilitam uma otimização constante da estratégia e permitem que a equipe saiba onde e como investir o orçamento disponível. Ou seja, o que já é bom pode ficar cada vez melhor.

Você já investe em vídeos? Curta nossa página do Facebook, receba informações valiosas sobre estratégia de publicidade diretamente em sua timeline e aprenda ainda mais sobre esse formato de mídia que já está dominando o mercado!

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *