A importância de um planejamento

A importância de um planejamento direcionado ao marketing digital

Em teoria, muitas ações e estratégias de marketing digital parecem de simples execução – basta fazer e colher os resultados. Mas, como na maioria das coisas na vida e, especialmente quando falamos de negócios, sem muito planejamento é difícil (quase impossível) ter algum tipo de sucesso. O mesmo podemos dizer sobre o planejamento de marketing digital.

Na atual conjuntura de mercado, é fundamental para uma empresa possuir conhecimentos claros de onde se pretende chegar e o que almeja atingir. Caminhar sem rumo, a esmo, pode levar a qualquer lugar, mas o mais provável é que leve a lugar nenhum. Por isso, a importância de um planejamento bem feito.

Existem alguns pontos que precisam ser bem definidos durante o processo de alinhamento de um projeto de marketing digital. Acompanhe:

Objetivo e mensuração

Ao elaborar um planejamento de marketing digital, você deve ter em mente, de forma bem clara, quais são os objetivos da estratégia. Seria aumentar o tráfego do site? Aumentar as vendas? Captar e-mails ou fazer com que o usuário baixe um e-book? São muitos os exemplos!

Esse tipo de conhecimento é importante por dois motivos: primeiro, facilita na hora de desenvolver todas as etapas do processo, pois quando você já sabe o que quer, todas as ações podem ser pensadas com esse propósito específico; segundo, na hora de medir resultados e determinar o sucesso (ou não) da campanha, você sabe exatamente para quais índices olhar!

Pesquisa de mercado

Conhecer profundamente o mercado no qual a empresa atua é item imprescindível para um bom planejamento de marketing digital. Faça uma boa pesquisa e delimite o tamanho desse mercado, a concorrência, os produtos e os preços praticados.

Cada segmento possui características e necessidades próprias, das quais podem ser extraídas muitas ideias inovadoras para a resolução de problemas e até mesmo a exploração de um nicho completamente novo!

Segmentação por público-alvo

Outro aspecto fundamental de seu planejamento de marketing digital é a delimitação do público a ser atingido. Quem compra seu produto? Qual sua rotina de comportamento, sua disponibilidade e necessidades acessórias? Essas são perguntas que você deve responder em seu planejamento.

Sem esse tipo de informação bem fundamentado, sua empresa corre o risco de investir em uma campanha que atinja pessoas que não se interessam pelo seu produto ou serviço, gerando prejuízo e queda nas vendas.

Acompanhamento e métricas

Uma vez em execução, todas as ações da campanha devem ser constantemente monitoradas e seus resultados medidos. Isso deve ser feito de forma constante, ou pelo menos em períodos bem curtos, para que imediatamente sejam tomadas as providências no caso de qualquer problema.

Além disso, é importante se atentar às métricas definidas anteriormente, de acordo com os objetivos da campanha. Esses dados fornecerão um diagnóstico preciso do que está acontecendo com a campanha e com a empresa, de forma geral, permitindo mudanças e adequações.

Outras variáveis

Existem, ainda outros tipos de variáveis dentro de um bom planejamento de marketing digital que você deve prestar atenção. Uma boa dica é fazer um checklist de todos eles e registrar em um documento, que deve ficar à disposição de todos os envolvidos. Alguns exemplos:

• Quando a ação se dará, por quanto tempo ficará ativa e qual a frequência?;

• Quais os canais em que a ação terá palco? Blogs, redes sociais, Youtube? Faça uma segmentação por canal!;

• Qual o tipo de conteúdo? Promocional, educativo, consideração de compra?

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