Hunting na Era Digital

Entenda a importância do processo de hunting especializado na era digital

Trabalhar o hunting em setores ligados à internet e web marketing significa, sem dúvida, aprender constantemente. Estar por dentro das inovações que a tecnologia proporciona e das consequentes exigências de clientes e usuários é fundamental para sobreviver no mercado atual.

A cada dia aparecem novas ferramentas e serviços que possibilitam acelerar e melhorar as tarefas diárias de quem trabalha com web marketing, e é justamente por isso que o profissional da área precisa estar atualizado para buscar sites e pessoas valiosos para o sucesso do seu negócio.

A captação de talentos para serviços digitais, por exemplo, pode acontecer através de hunting especializado, que tem por objetivo encontrar o profissional ideal para a empresa, através do entendimento detalhado do perfil desejado pela empresa.

Entenda o que é head hunting focado no digital

Hunting é uma expressão da língua inglesa que significa “caçar”, literalmente. Através da metodologia de hunting, o setor de recursos humanos – ou a consultoria contratada – tem a função de realizar uma prospecção assertiva em busca dos profissionais ideais para a posição em aberto conforme os objetivos da empresa que contrata o serviço.

Outro ponto que merece destaque no processo de hunting é que a busca pelo profissional ideal não se restringe somente aos candidatos passivos.

A metodologia engloba ainda os candidatos ativos, isto é, as pessoas que estão empregadas e não estão necessariamente à procura de novas oportunidades, mas demonstram estar abertas a novas propostas.

Como funciona o hunting

O hunting, incluindo o processo de prospecção de talentos digitais, começa com a delimitação do perfil da vaga e dos critérios necessários ao seu preenchimento.

No caso de uma consultoria ser contratada para fazer o serviço, essa primeira etapa acontece conjuntamente entre o setor de Recursos Humanos da empresa contratante e a empresa contratada para realizar a consultoria.

Num segundo momento, depois de ser definido o perfil e os critérios da vaga, deve ser feita uma lista com requisitos para a busca dos candidatos, por meio de ferramentas como: perfil técnico e comportamental, marketing mapping, hunting ground e outras.

Na terceira fase do processo, é realizada a abordagem dos candidatos selecionados com a finalidade de perceber qual é a atual situação de cada um e posicionando-os em caso de sucesso no processo de hunting. Depois são feitas entrevistas por competências.

E, após concluídas essas etapas de abordagem dos candidatos potenciais, é apresentada uma lista com os finalistas para o gestor da posição em aberto e o setor de RH, especificando quais os pontos fortes e fracos de cada candidato, a fim de que o melhor seja selecionado, de acordo com a expectativa da empresa e o cenário exposto.

Na sequência, são inclusos todos os responsáveis pela contratação para definir como o candidato escolhido será abordado com a proposta oficial.

Headhunter e networking

O hunting para selecionar os profissionais ideais da área executiva e cargos de liderança é realizado por um headhunter, que é basicamente um “caçador de cabeças”. O headhunter é um mediador entre a empresa e o profissional, devendo aliar as demandas da empresa com o perfil e qualificação deste.

A maior diferença entre um recrutador e um headhunter é o seu networking, isto é, sua rede de relacionamentos. No geral, o headhunter é muito bem relacionado e transmite confiança, o que ajuda muito no momento de encontrar o candidato certo para vaga certa.

Por que contratar esse serviço?

Em se tratando de profissionais do mercado digital, principalmente, há alguns motivos básicos para se contratar uma consultoria especializada em hunting. Conheça-os.

  • O hunting é um processo muito assertivo, que tem a finalidade de captar profissionais ideais, os quais já apresentem experiência com atividades semelhantes às da vaga disponível e características internas que vão ao encontro do perfil da empresa.
  • Agir com cautela, sigilo e confidencialidade devem ser princípios de quem trabalha com hunting, pois, caso o trabalho não seja realizado dessa forma, poderá levantar suspeita-se acarretará em ponto negativo inclusive para a empresa contratante.
  • Se for contratada uma consultoria especializada, haverá vantagem ainda no fato de ela estar isenta de interferências e pressões internas da empresa, como também possuir uma ampla rede de contatos, banco de dados específico e técnicas de abordagem ágil dos candidatos potenciais existentes no mercado.
  • O consultor ou headhunter dá assessoria à empresa e ao setor de RH, explicando o comportamento atual do mercado de trabalho, diminuindo assim os riscos de no processo seletivo, além de trazer maior agilidade e assertividade.

Quando contratar um headhunter especializado no mercado digital?

As grandes empresas geralmente estão bem amparadas por seus setores para realizar trabalhos de recrutamento e seleção de líderes.

Entretanto, com a constante mudança que vem acontecendo no mercado de trabalho, nos modos de trabalhar e contratar, principalmente para profissionais das áreas de tecnologia e digital em geral, a contratação de um headhunter deve acontecer quando:

  • A busca do executivo ou líder tiver que ocorrer de maneira confidencial, incluindo os públicos internos e externos da empresa.
  • A abordagem e seleção tiver que acontecer junto a pessoas já empregadas e a ação direta da empresa interessada passa a ser, então, mais difícil e sutil.
  • Os recursos internos da empresa acabam e não se tem êxito na procura do profissional adequado.
  • A procura deva acontecer fora do município, região ou até país em que o setor de RH da empresa está possibilitado a trabalhar.

É importante que o gestor da vaga ou a empresa contratante e, em especial, o departamento de RH compreendam que a consultoria ou o headhunter contratado trabalharão como parceiros, facilitadores e colaboradores, nunca como seus rivais. O objetivo maior é certamente encontrar o profissional ideal para uma posição específica.

Sucesso!

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