Como o Coaching pode ser a chave do sucesso pessoal e profissional

Como o Coaching pode ser a chave do sucesso pessoal e profissional

Cada vez mais as empresas buscam o desenvolvimento de seus colaboradores com o objetivo de retê-los dentro da organização, conquistando seu comprometimento no trabalho. Os profissionais, por sua vez, procuram um planejamento de sua carreira que atenda às suas expectativas de desenvolvimento pessoal.

Nesse processo de conciliação de interesses, surge o coaching, ferramenta que pode ser a chave do sucesso profissional, trazendo resultados tanto para a empresa quanto para o profissional que utiliza suas técnicas.

No post de hoje, daremos informações sobre essa técnica, explicando melhor de que maneira ela auxilia na conquista do sucesso. Vamos lá!

O que é o coaching

O Coaching de Carreira trata-se de uma ferramenta auxiliar no processo de desenvolvimento de competências profissionais, com o objetivo de alcançar resultados positivos previamente planejados.

Por meio de consultorias especializadas e personalizadas, é realizado um planejamento de carreira para cada profissional, abordando suas aspirações aliadas aos objetivos pessoais. Para que os resultados sejam alcançados, o coach trabalha com as competências e habilidades individuais.

O profissional: coach

O coach é o profissional que ajuda as pessoas a identificarem suas motivações e comportamentos fundamentais para que haja o desenvolvimento de uma trajetória de sucesso, seja em sua vida pessoal ou em sua profissão. Esse profissional deve ter experiência profissional e formação específica.

Essa capacitação permitirá a utilização de técnicas que auxiliarão na construção de objetivos profissionais aliados aos pessoais, de maneira assertiva, focando as energias de cada um no desenvolvimento de habilidades e competências emocionais, comportamentais, entre outras técnicas. Tudo isso seguindo um planejamento com metas de tempo e aspirações de crescimento profissional e pessoal.

Benefícios do coaching para as empresas

Um dos principais benefícios dos investimentos em coaching para as empresas é a retenção de talentos. A baixa rotatividade estimula a continuidade dos trabalhos, além disso, as pessoas passam a ser mais comprometidas com a organização, alcançando melhores resultados.

Outra vantagem é a motivação e a consequente melhora do clima organizacional, pois o colaborador sente-se valorizado ao perceber que a empresa está investindo em seu desenvolvimento. Isso faz ele se comprometer mais e transmitir suas impressões para os demais colegas, que também se sentirão assim. Desta maneira, há um bom clima de relacionamento dentro da empresa.

Além disso, a empresa conquista resultados efetivos, pois as qualificações ajudam no desenvolvimento do trabalho de cada profissional, que conseguirá melhor desenvolvimento técnico.

Benefícios do coaching para o profissional

Para os profissionais, os benefícios do coaching de carreira são inúmeros, uma vez que esse procedimento muda completamente a maneira de se enxergar enquanto indivíduo. Vamos, no entanto, apontar dois pontos principais.

O primeiro é a possibilidade de ter um plano de carreira bem montado, com foco em conquistar melhores resultados na trajetória profissional do indivíduo, envolvendo realizações e autoconfiança.

O autoconhecimento é outro benefício importante, pois o indivíduo potencializará o relacionamento consigo mesmo e com o meio em que está inserido, sendo permitido entender seus erros e anseios e tentar melhorá-los. Isso ocorre tanto na parte pessoal quanto profissional, já que uma tem impactos na outra.

Os investimentos em coaching ajudam a conquistar sucesso para os profissionais e para a empresa, de modo que os ganhos são para todos. O que você achou dessa prática? Interessante, não é? Comente abaixo sua opinião e experiência sobre o assunto! E se quiser saber mais sobre coaching fale com a Digitalents.

Por Sandra Turchi*

*Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing DigitaleE-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma dasprofissionaisde marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva deMarketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livroEstratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de ser articulista de diversos portais.

Curso de

FUNDAMENTOS DO MARKETING DIGITAL

Curso de

APERFEIÇOAMENTO EM MARKETING DIGITAL (NÍVEL INTERMEDIÁRIO)

Curso de

ESTRATÉGIAS AVANÇADAS DE MARKETING DIGITAL (NÍVEL AVANÇADO)

Curso de

MARKETING DIGITAL E VENDAS PARA O MERCADO B2B

Curso de

Marketing Digital e vendas para o mercado b2b

Curso de

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL PARA O MERCADO FINANCEIRO

Confira outros artigos

Estratégias com resultados para o seu negócio.

book

válido até 22/04

Curso de

RH NA ERA
DIGITAL