Como melhorar o desenvolvimento de sua equipe de Marketing Digital

 

O desempenho de uma equipe depende de diversos fatores, como motivação, ambiente agradável de trabalho, funções bem delimitadas, treinamentos adequados, e vários outros. É papel da gestão de uma empresa perceber momentos de queda da produtividade e avaliar o motivo, agindo proativamente no resgate da performance dos profissionais que nela atuam.

Na área de marketing digital essa preocupação deve ser constante por ser uma área de muitas mudanças que exige grande atualização e agilidade além da alta demanda de trabalho, que gera muitas horas extras e pode levar os profissionais a um estresse elevado. Para evitar situações como essas e manter sua equipe de marketing digital a todo vapor, é preciso tomar alguns cuidados, como esses que vamos listar agora. Então continue acompanhando!

Compartilhe conhecimentos

Uma equipe que não consegue compartilhar os conhecimentos entre si tem um sério problema de relacionamento. Equipes devem trabalhar em sinergia e, para isso, é fundamental que a troca de conhecimentos e experiências se dê de forma natural. Promova a integração entre sua equipe através de atividades em conjunto, treinamentos e momentos de lazer que contemplem todos os colegas de trabalho.

Utilize a comunicação interna

Quer ajudar a disseminar o conhecimento na sua empresa? Utilize a comunicação interna. Um jornal mural, um informativo, a intranet ou o e-mail. Todo canal de comunicação é ótimo para que você compartilhe conhecimentos e experiências. Estimule todas as pessoas a fazerem o mesmo, mas de maneira ordenada e sob a orientação do responsável pela comunicação da empresa.

Crie workshops internos

Um membro da equipe pode preparar um workshop para capacitar os demais a respeito de um tema de sua especialidade, ou ainda para transmitir o conteúdo de um treinamento externo. Aproveitar a expertise das pessoas que trabalham na empresa é uma maneira de valorizá-las e ainda reduzir custos de capacitação.

Crie oportunidades de interação

Reuniões formais geralmente são pouco produtivas, pois todos estão lá obrigados e pensando nos mil e um afazeres esperando em cima da mesa. Crie oportunidades informais de interação, como cafés da manhã coletivos, intervalos no período da tarde ou ainda um happy hour depois do trabalho. É nestes momentos que as grandes ideias surgem, e podem ser muito bem aproveitadas no dia seguinte.

Utilize a tecnologia a seu favor

Existem inúmeros recursos tecnológicos para otimizar o tempo, listar tarefas, criar projetos em conjunto, conversar a distância etc. Aproveite tudo isso para manter sua equipe focada no trabalho sem a necessidade de estar presente na empresa.

Ofereça um bom ambiente de trabalho

Criar um clima bom para se trabalhar é mais difícil do que parece, mas, aos poucos, é possível mudar alguns conceitos e tabus e deixar o ambiente de trabalho mais light, tirando as divisórias, deixando as pessoas interagirem e sendo mais flexível com relação a horários. Empresas que trabalham por projetos são experts em fazer isso, pois possuem características muito peculiares. Inspirar-se nelas é uma boa maneira de mudar o seu ambiente de trabalho.

Crie um portfólio de lições aprendidas

Mais do que analisar resultados, construa um conhecimento sólido a respeito do seu trabalho de marketing digital, listando os erros e acertos e registrando-os para que sirvam de inspiração para outros momentos. Com os erros aprendemos os caminhos que não devemos seguir, e seguimos o caminho certo.

E você, já utiliza esses métodos com a sua equipe de marketing digital? Como têm sido os resultados? Conte pra nós através dos comentários e continue de olho no nosso blog. E se precisar de planos de treinamento e desenvolvimento na área digital fale com a Digitalents.

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita uma das profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos segmentos de mercado. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br,  além de ser articulista de diversos portais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *