Como contratar profissionais no mercado digital?

A rápida evolução do marketing digital para um dos pontos mais importantes e estratégicos nas empresas trouxe uma demanda bastante desafiadora para momento nos negócios: contratar profissionais com as competências corretas para gerar resultados às empresas.

Não estamos falando de usuários de redes sociais, blogs, sites, e por aí vai, estamos falando de profissionais que entendam profundamente do mercado e tragam diferenciais competitivos para as agências de marketing digital, assim como para as empresas de determinados setores para tratar das estratégias digitais da sua marca. Neste sentido, como contratar estes profissionais? Quais são os perfis a serem buscados? O que aprender para se tornar um profissional de marketing digital?

Conheça abaixo algumas das novas denominações deste mercado:

Analista de conteúdo

O analista de conteúdo é o responsável por criar conteúdos relevantes, que agreguem valor para o cliente final. É ele quem vai estabelecer o alicerce da comunicação online entre a empresa e sua audiência, fomentando a interação e o engajamento. Para cumprir sua missão, o analista de conteúdo deve ter fluência verbal e escrita, dominar um segundo e até um terceiro idioma, conhecer a fundo o mercado de atuação da empresa em que trabalha, estar constantemente se atualizando em relação às novidades do mercado e possuir um alto poder de concentração e produção textual.

Analista de mídias sociais

O relacionamento entre a empresa e sua audiência nas mídias sociais é feito pelo analista de mídias sociais, que deve ser um hard user destas ferramentas, ter facilidade de interação com a tecnologia, ter uma ótima comunicação, ser ético e conhecer profundamente os valores e a cultura da empresa para disseminá-los na rede. Sua principal arma de atuação é a comunicação, que deve ser clara, ágil e objetiva. Atenção e empatia são competências indispensáveis para este profissional.

Analista de SEO

Otimização de sites, blogs e outras ferramentas de marketing digital são a praia do analista de SEO, que deve conhecer muito bem o funcionamento dos algoritmos dos buscadores e manter-se muito atualizado, pois estes mudam o tempo todo. O analista de SEO deve estar alinhado às outras estratégias de marketing digital, visando confluir os esforços para a geração de resultados a médio e longo prazo.

Analista de métricas

Mensurar os resultados das ações desenvolvidas pela empresa, confrontando o planejado e o realizado, expondo de maneira ética e organizada o desempenho da equipe de marketing digital, este é o desafio do analista de métricas, que deve ter um perfil analítico, voltado para planilhas, números, estatísticas e Google Analytics.

Gerente de marketing digital

Um profissional com perfil generalista, que compreenda todas as ferramentas e estratégias envolvidas no planejamento de marketing digital e tenha um profundo conhecimento do mercado e suas tendências. Esta pessoa deve estar alinhada ao planejamento estratégico da empresa, ter ótimo relacionamento com o mercado e estar em constante aperfeiçoamento teórico e prático.

Outros perfis profissionais

O mercado digital está sempre em busca por outros profissionais que agreguem valor, tragam diferenciais e contribuam para estratégias cada vez mais eficazes de marketing digital, como é o caso de designers, web designers, programadores, editores de vídeo e animadores 2D e 3D, mas sobre estes profissionais, falaremos em outro post, ok?

Cabe a você agora traçar o perfil do profissional desejado e ir em busca da pessoa ideal para compor a sua equipe!

Por Sandra Turchi*

 

*Sandra Turchi é Sócia-diretora da Digitalents (www.digitalents.com.br). Consultora e palestrante sobre Marketing Digital e E-commerce. Professora nos MBAs da FGV, FIA e ESPM, onde coordena cursos na área digital desde 2008. Foi eleita um profissionais de marketing mais atuantes nas mídias sociais no mundo, pela SMMagazine, dos EUA. Foi executiva de Marketing por mais de 20 anos, tendo atuado em diversos. Bacharel em Administração pela USP, pós-graduada pela FGV e MBA pela BSP e Toronto University, cursou também empreendedorismo na Babson de Boston. Autora do livro Estratégias de Marketing Digital e E-commerce, lançado pela editora Atlas e do blog www.sandraturchi.com.br, além de articulista de diversos portais.

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