Como a crise no Brasil e no mundo vai afetar o varejo online?

Não há como negar a existência de uma crise econômica no Brasil. Os efeitos estão sendo sentidos em toda parte e ela afeta a todos sem distinção. Como essa crise está atingindo o varejo? E principalmente, o varejo online? Você consegue ver alternativas? Vamos analisar resumidamente aqui como alguns pontos acirram a crise e qual seu impacto, bem como vamos tratar também de algumas dicas sobre como atrair o público fazendo uso do marketing digital.

Causas e efeitos da crise

Queda no consumo

Com o poder aquisitivo da família média brasileira caindo cada vez mais, torna-se necessário fazer alguns ajustes, o que se traduz em consumir menos, iniciando um típico efeito dominó.

Produção menor e diminuição do emprego formal

Uma pesquisa feita pelo IBGE apontou que nos últimos 2 anos a produção industrial no Brasil tem caído. Com a produção menor, há um consequente ajuste que leva à redução da necessidade de mão de obra, ou seja, aumento do desemprego.

É uma conta óbvia de certa forma, com o consumo menor, a produção precisando ser ajustada abaixo do previsto, logo serão necessárias menos pessoas para ocupar algumas funções.

Redução do valor do salário

Atualmente, dos que têm mantido seus empregos, muito estão em uma situação financeira desconfortável porque, além de todos os fatores já citados, os seus salários estão valendo menos, devido à inflação, e isso naturalmente levará essas famílias a também reverem seu consumo para baixo.

Aumento de impostos

Não podemos deixar de falar dos impostos, que basicamente têm aumentado porque a dívida pública cresceu muito em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e vem acompanhada de aumento da inflação.

A conclusão é de que a crise econômica, já instalada, não tem prazo para acabar, impactando especialmente o varejo, que sofre em primeiro lugar por estar frente a á demorar mais para se recuperar.

Mesmo assim, nem tudo está perdido, há uma luz no final do tunel. Algumas soluções ligadas ao mundo digital podem ajudar a contornar os problemas atuais, como veremos a seguir.

Marketing digital e inbound marketing

Estratégias digitais de marketing têm sido uma poderosa alternativa, não apenas para atrair clientes como para fidelizá-los também. Aqui, vamos focar em algumas ações voltadas para a atração de clientes. Veja como ferramentas de inbound marketing farão os seus clientes seguirem o seu negócio:

Blog corporativo: ele deve ser usado não como um meio exclusivo de vendas, mas sim como um meio de fazer com que o cliente confie na sua marca, por meio de conteúdo rico e relevante.

Mídias sociais: é importante, antes de simplesmente entrar em qualquer mídia social, planejar o processo, estabelecer objetivos, definir a persona da marca, frequência de posts, temas, enfim, o planejamento é fundamental para que os resultados apareçam efetivamente.

Search Engine Optimization (SEO): é uma das ferramentas mais utilizadas e tem como função fazer o seu site aparecer entre os primeiros resultados dos buscadores, aumentando o fluxo de visitas qualificadas, pois é a ferramenta que traz o melhor ROI para a empresa. Como costumo dizer, é gratuita, mas não é barato para atingir esse objetivo, pois deve-se construir um site parametrizado adequadamente para isso, além de conteúdo rico e relevante, sempre.

E-mail marketing: é uma ferramenta muito poderosa, porém deve-se tomar diversas precauções para não cair numa lista antispam. Para conseguir uma lista de contatos autorizada, um caminho possível é realizar newsletters periodicamente, onde seus clientes e possíveis clientes receberão informações relevantes e ainda lhe darão a permissão de enviar um e-mail marketing (opt in).

Essas são apenas algumas dicas para utilizar estratégias digitais de marketing a favor da empresa e na contramão dessa crise econômica.

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